Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 3 de junho de 2022

2974 - O Doodle da Rosana

Evolução, Educação, Conhecimento, Clarividência, Reflexão, Justiça, Empatia, Reconhecimento, precisamos muito disso tudo em nossas vidas, principalmente agora, nesses tempos tão sombrios, odiosos e perturbadores. E o Saber é a luz que nos alumia a mente, o coração e a alma. Sempre! Não o tema, não o rejeite, não o repudie, jamais o afaste de ti ou deixe de buscá-lo. E todo dia nos aparece a oportunidade de evoluir, de aprender, de nos informar, de crescer como ser humano. Hoje mesmo fui tocado pela curiosidade. Ao abrir o Google, o nosso atual "Pai do Conhecimento", dei de cara com o Doodle do dia. Para quem desconhece, o Doodle é algo como um desenho, um rabisco, também usado pelo Google para homenagear pessoas e instituições, como também destacar datas e eventos importantes no mundo, fazendo modificações em seu logotipo a cada dia. O Doodle de hoje homenageia a senhora Rosane Mattos Kaingang. Mas quem ela é? 


Como sou um ávido e curioso pesquisador das coisas do mundo, fui buscar informações sobre a senhora Rosane, já que dela nunca havia ouvido falar. E descobri que a homenagem do Google é super merecida. Rosane  Kaingang é mais uma dos milhões de cidadãos do mundo que lutam cotidianamente a favor do bem e da Justiça, muitos completamente desconhecidos da maioria da população.
O Doodle deste 3 de junho celebra o espírito guerreiro mas pacífico, a dedicação e o amor à causa indígena de uma ativista brasileira descendente da etnia indígena Kaingang, originária principalmente dos estados do sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foi no dia 3 de junho de 1992 que Rosana iniciou sua vida de dedicação e luta em favor do movimento indígena, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento-Rio 92, sediada no Rio de Janeiro. Ela dedicou sua vida a lutar pelo reconhecimento de territórios indígenas, desenvolvimento comunitário sustentável e acesso a educação de qualidade e serviços médicos. Ajudou a fundar o Conselho Nacional de Mulheres Indígenas do Brasil (Conami) e integrou a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul). 



Rosane Mattos Kaingang, batizada com o nome indígena "Kokoj", que significa "beija-flor", nos deixou precocemente, no dia 16 de outubro de 2016, aos 54 anos, em plena luta contra a injustiça e contra um letal câncer. Que sua justa batalha de uma vida inteira continue inspirando novos guerreiros da paz na defesa dos verdadeiros donos desta terra imensa e bela chamada Brasil. 
Um grande abraço espinosense.