Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

3313 - Tristes perdas humanas

Por mais que saibamos, com absoluta certeza, de que temos tempo finito neste mundo terreno, os passamentos das pessoas para outra dimensão sempre nos abalam psicologicamente de alguma maneira, com sentimentos comuns de tristeza e sofrimento. Não importa se as pessoas falecidas são próximas ou distantes, idosas ou bem jovens, a dor da morte sempre existirá, talvez um tanto mais exacerbada, sobretudo quando a perda ocorre de forma trágica ou precoce com alguém querido. 
Agora há pouco me cientifiquei, entristecido, através de notícias vindas de Espinosa, dos falecimentos de Dona Maria, mãe do meu amigo e ex-companheiro da Rádio Educadora Lindolfo Costa e do amigo Adão, como também da jovem e bonita Anastácia Martins, a Aninha, irmã do meu xará Eustáquio da Churrascaria Villas, todos ligados à Vila de Santana.
Quero registrar minha tristeza aqui também, mesmo com algum atraso, pelo falecimento da funcionária do SAMU Carminda Alves Dantas Silva, irmã de Aldino Vereador, e do jovem cantor guanambiense Mounir Caldas. 
Aos familiares e amigos dos entes queridos que se foram para outra dimensão, os meus sinceros sentimentos de pesar e a oração ao bom Deus para que lhes conforte neste instante doloroso e infeliz, concedendo-lhes a devida e bastante fé, força e resignação.
Que todos os falecidos descansem na merecida e completa paz!
Um grande abraço espinosense.





3312 - A fantástica, enérgica, simpática, elétrica, dinâmica e proparoxítona Naluz

Para quem não gosta do português, não propriamente dos gajos e das gajas, mas sim do idioma Português, da bela e complexa Língua Portuguesa, a tal Flor do Lácio, a letra da canção pode parecer extravagante, complicada, incompreensível, soberba, presunçosa, arrogante e até algo esplendorosa. Mas não, gente! É apenas uma canção Pop composta por uma jovem e linda cantora e compositora mineira dos Montes Claros que busca reconhecimento pelo seu trabalho e o devido sucesso no cenário musical mundial. 
Ela é a Naluz, que acabou de lançar no seu canal do YouTube sua mais recente criação: "Catártica Caótica Cromática". Com uma batida bem sensual e dançante pontuada por bateria, baixo e guitarra, a artista desfia um rol de palavras proparoxítonas para revelar (ou não) sobre uma exequível aventura musical psicodélica afetiva no futuro próximo ou distante, quem sabe? O vídeo dirigido por Isabela Boschiero nada tem de sofisticado ou de superprodução, pelo contrário, é bem simples, leve e descontraído, com foco mais na música. É mostrada apenas a cantora fazendo sua livre e desenvolta performance ao lado dos músicos em um estúdio de gravação. A música "Catártica Caótica Cromática" foi lançada ontem e está disponível em todas as plataformas de streaming à disposição de todos os amantes da música.
  


CATÁRTICA CAÓTICA CROMÁTICA 
NALUZ

Eu não sou seu experimento biológico 
Hermético, biótico, existencialista
Psicótico, caótico, maratonista 
Eu não sou um simples científico experimento
Palavras difíceis pra dizer fermento
Uma fase louca pra se aventurar
Mas se quiser uma aventura
Cinemática, catártica, emblemática
Caótica, informática, lunática
Eu vou te mostrar 
Do alto o que é ser
Caótico, psicótico, hermético e verdadeiramente existencialista
Eu não sou seu experimento biológico 
Hermético, biótico, existencialista
Psicótico, caótico, maratonista 
Eu não sou um simples científico experimento
Palavras difíceis pra dizer fermento
Uma fase louca pra se aventurar
Mas se quiser uma aventura
Cinemática, catártica, emblemática
Caótica, informática, lunática
Eu vou te mostrar 
Do alto o que é 
Cinemática, catártica, emblemática, 
caótica, informática, lunática 
Eu vou te mostrar
Do alto o que é ser 
Caótico, psicótico, hermético e verdadeiramente existencialista
(solo)
Caótica, lunática, plasmática, informática, conceitos, matemática 
Pra ver
Se ‘cê’ calcula o quanto pode ser bom
vou ser experimento de impulso pra deixar
sua vida estática
catártica, caótica, cromática…

Parabéns a Naluz pelo ótimo trabalho e o meu desejo de que sua arte se espalhe pelo mundo, conquistando mais e mais admiradores. Sucesso, boa sorte, saúde e felicidade, Naluz!
Não deixem de se inscrever no seu canal do YouTube (Naluz) nem de segui-la no Instagram (@naluztm), OK? 
Um grande abraço espinosense.


3311 - Decisões à vista!

As quatro mais importantes competições do futebol brasileiro atraem a atenção de milhões de aficionados pelo esporte, com emoção até o final. Nesta temporada a torcida são-paulina já comemorou, e ainda comemora com razão, o inédito título da Copa do Brasil, após a brilhante conquista sobre o Flamengo. Entretanto a luta ainda continua, e acirrada, nas demais competições: no Brasileirão, na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana.



Na Copa Sul-Americana, uma grata surpresa brasileira. O Fortaleza, comandado há um bom tempo pelo competente treinador argentino Juan Pablo Vojvoda, fez uma bonita campanha até agora e conseguiu a façanha de chegar à disputa do título, quando enfrentará a equipe da LDU-Liga Deportiva Universitaria, do Equador. Para chegar à decisão o Fortaleza eliminou, nas semifinais, o Corinthians, com um empate de 1 x 1 em São Paulo, na Neo Química Arena, e uma bela vitória por 2 x 0 no Castelão, em Fortaleza. A LDU de Paolo Guerrero passou pelo argentino Defensa y Justicia de Lucas Pratto com uma vitória por 3 x 0 em Quito e um empate em 0 x 0 em Lanús. A grande final em jogo único será disputada no dia 28 de outubro no estádio Domingo Burgueño Miguel, em Punta del Este, no Uruguai. O atacante Gonzalo Mathías Mastriani Borges, do América Mineiro, é o artilheiro da competição com nove gols marcados.



Na Copa Libertadores da América teremos dois clubes gigantes brigando pelo título, um argentino e um brasileiro. O Boca Juniors de Edinson Cavani utilizou da sua tradicional garra e dedicação tática para eliminar o poderoso Palmeiras de Rony e Raphael Veiga, em duas batalhas extremamente concorridas. Para chegar à final, o Boca Juniors do treinador Jorge Almirón empatou sem gols em La Bombonera e empatou novamente em 1 x 1 no Allianz Parque, vencendo o acirrado confronto na disputa de pênaltis, onde brilhou o goleiro Sergio Romero. A outra vaga no jogo único da final saiu de um confronto de gigantes brasileiros. Depois de um emocionante empate em 2 x 2 na primeira partida disputada no Maracanã, o Fluminense de Fernando Diniz foi mais eficiente no Beira-Rio e venceu o Internacional de Eduardo "Chacho" Coudet por 2 x 1, de virada em uma partida espetacular, conquistando o direito de disputar o título da Libertadores após 15 anos. O artilheiro é o eficiente atacante do Fluminense, Germán Cano, com 12 gols marcados. A grande final será disputada no sábado, 4 de novembro, no Maracanã, no Rio de Janeiro. 



No Campeonato Brasileiro a briga pelo título anda para lá de acirrada e emocionante, com o surpreendente Botafogo ainda isolado na dianteira, com sete pontos de distância para o ainda mais surpreendente Red Bull Bragantino, agora segundo colocado na tabela de classificação. Grêmio e Palmeiras, ambos com 44 pontos, estão ali na cola dos primeiros, seguidos por Flamengo com 43 na quinta posição, Fluminense com 41, os dois Atléticos com 40 e o Fortaleza com 39 pontos conquistados. Lá na rabeira, a briga também é pesada, com Coritiba e América praticamente já rebaixados. Outros grandes clubes do futebol brasileiro estão na desesperada batalha para se salvar do descenso, casos de Bahia, Vasco, Goiás, Santos, Internacional, Corinthians, Cruzeiro e Cuiabá. Destes aí, ninguém ainda está a salvo, precisando pontuar o máximo possível para atingir o quanto antes o número mágico de 45 pontos para respirar aliviado. São oito equipes tentando sair fora das duas vagas que irão levar para a Série B em 2024.



O futebol confirma mais uma vez sua fama de imprevisível e emocionante. A história nos mostra que não basta ser melhor, mais avassalador e mais ofensivo para ganhar jogos e classificações em torneios de mata-matas. O Internacional de Eduardo "Chacho" Coudet anulou completamente o Fluminense na primeira etapa do segundo confronto da semifinal, perdeu inúmeras chances de aumentar o placar no segundo tempo e "matar" definitivamente o jogo, mas foi brilhantemente batido pela ousadia e coragem do Fernando Diniz em pouco mais de seis minutos, com dois gols que decretaram a vitória tricolor e a desejada vaga na final. Com o Palmeiras aconteceu coisa parecida. O Verdão dominou a partida, criou mais chances, teve mais posse de bola, mas nada disso resolveu o jogo. O Boca Juniors jogou com inteligência, obediência tática exemplar e a vontade característica argentina para segurar o time alviverde e decidir com eficiência nos pênaltis, usando a incrível capacidade de pegar pênaltis do goleiro Romero. Teremos duas equipes de estilos completamente diferentes na grande final, uma bastante ofensiva e que prioriza a posse de bola, o Fluminense, e outra que aposta na marcação cerrada e na verticalidade em direção ao gol para decidir as partidas, nem que seja nos pênaltis, o Boca Juniors. Duelo sem favoritos, imagino eu.     
Vou torcer para que o Fluzão do meu amigo Vazão ganhe a sua primeira taça da Libertadores. Na Sul-Americana, é claro que sou Fortaleza desde pequenininho. Vamos ganhar, Lion! No Brasileirão estou torcendo muito para que o Botafogo dos amigos Paulo Tito, Paulinho de Florival, Mizael Nascimento (IM) e Nivaldo Faber (IM) conquiste o título. O time teve uma queda de desempenho nas últimas partidas, mas ainda acredito na sua recuperação bem rápida. Quanto ao meu Atlético, se a gente conseguir uma vaga na Libertadores estará ótimo, já que o ano não nos foi tão gratificante e positivo como esperávamos. 
É isso! Vamos aguardar os acontecimentos e que os vencedores comemorem com toda alegria e paixão e que os derrotados saibam aceitar a derrota com humildade, justiça e paciência, sem apelos ao ódio e à violência imbecil e estúpida. Futebol é paz e alegria!  
Um grande abraço espinosense.