Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 16 de junho de 2021

2708 - Monstro ou inocente?

Está disponível no catálogo da Netflix a produção cinematográfica de 2018 denominada "Monstro" ("Monster"), uma adaptação do livro de mesmo nome do escritor Walter Dean Myers. O filme, dirigido pelo estreante Anthony Mandler, é uma amostra de drama de tribunal em que um jovem negro é acusado de participação em um latrocínio ocorrido no Harlem. 
Com boa atuação do protagonista Kelvin Harrison Jr. no papel do jovem "Steve Harmon", o filme acompanha a trajetória do rapaz que, mesmo criado em um ambiente harmonioso de família estruturada, sente na pele a pressão da violência das ruas e o preconceito racial silencioso da sociedade norte-americana. 
Filmes são feitos obviamente para contar histórias, sejam elas futuristas, ancestrais, violentas, românticas, verídicas ou apenas fruto da imaginação humana com o único propósito de promover entretenimento aos espectadores, mas às vezes estes carregam um ótimo convite à reflexão, caso deste "Monstro". A narração em primeira pessoa, os flashbacks e as dúvidas exploradas constantemente na narrativa, aguçam ainda mais a atenção do observador para o desenrolar da história e o destino dos personagens, sobretudo o protagonista "Steve".
Assisti e gostei, mas alerto que a produção não é nenhuma obra-prima das telas grandes, apenas um filme legal de se ver e pensar. E assim recomendo aos que gostam de uma boa trama, recheada de ambiguidades e incertezas, aos que apreciam uma visão mais abrangente das coisas do mundo material, aos que exercitam a empatia colocando-se na pele das demais vítimas da mentira e da violência, não se deixando restringir apenas na velha disputa maniqueísta entre o bem e o mal. 
Um grande abraço espinosense.



Elenco:
Kelvin Harrison Jr. (Steve Harmon)
Jennifer Ehle (Katherine O'Brien)
Jennifer Hudson (Mrs. Harmon)
Jeffrey Wright (Mr. Harmon)
John David Washington (Richard "Bobo" Evans)
Mikey Madison (Alexandra Floyd)
Tim Blake Nelson (Leroy Sawicki)
Paul Ben-Victor (Anthony Petrocelli)