Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

2806 - A magnífica Península de Maraú

Este nosso Brasil é realmente abençoado pelos Céus! É impressionante a quantidade de lugares paradisíacos em todo o território brasileiro, pena que nem sempre protegidos e preservados pelas autoridades e pela população como deveria ser. A enorme costa banhada pelo Oceano Atlântico oferece, a quem ama e aprecia a Natureza, milhares de opções encantadoras para se divertir e se esbaldar sozinho ou em boas companhias. Há quem prefira a beleza europeia do frio Sul, há quem opte pelas maravilhas das montanhas de Minas com suas cachoeiras maravilhosas e há quem nunca abra mão do calor humano e natural das magníficas praias brasileiras. Um desses lugares de portentosa lindeza é a Península de Maraú, um incrível paraíso encrustado na Costa do Dendê, um tantinho acima, no mapa, da bela Itacaré.
Para nós que moramos no Norte de Minas, o melhor caminho para se chegar até lá é ir até Ilhéus, dali para Itacaré pela Rodovia BA-001 e finalmente entrar à direita e se deslocar pela BR-030 em direção a Barra Grande, em um percurso de 46 km em estrada de terra nem sempre em boas condições. No caminho, há a entrada à esquerda para a cidade de Maraú, distante 4 km. Há a alternativa de seguir pela BA-001 até a cidade de Camamu, deixando lá o carro e seguindo de barco ou lancha para Barra Grande através do Rio Acaraí. 


Para quem quer conhecer as maiores atrações da região esplendidamente linda, a primeira parada deve ser na Praia de Algodões, à direita, com uma passadinha no restaurante Obaé. Da segunda entrada à esquerda para a cidade de Maraú até a Praia de Algodões, são apenas 5,4 km. Dali até a próxima Praia de Saquaíra são 5 km. Os cruzeirenses poderão, se quiserem, se hospedar ali, no Camping Toca da Raposa. Os atleticanos podem pousar na Casa Canta Galo, inexplicavelmente pintada toda de azul. Mais 4, 3 km na BR-030 e se chega em outro belíssimo cartão-postal do lugar, a Lagoa do Cassange e a praia de mesmo nome. A Natureza foi perfeita na criação de um lugar de incrível beleza, com uma pequena faixa de terra separando a enorme lagoa do Oceano Atlântico. Seguindo adiante por mais 15 km, entra-se à direita para se apreciar a praia mais badalada da península, a Praia de Taipu de Fora, maravilhosamente encantadora, onde turistas podem aproveitar as piscinas naturais na maré baixa para mergulhar e se fascinar com os peixinhos coloridos sob as águas límpidas. O Bar das Meninas e o Buda são os mais concorridos restaurantes e bares da orla, localizados um bem ao lado do outro. O das Meninas é o mais bonito, melhor equipado e com melhor atendimento.


Para finalmente chegar à vila de Barra Grande, o centro comercial e social da região, são mais 7,6 km. Na pequena comunidade onde tudo acontece de badalação nas noites, nas ruas centrais sem tráfego de automóveis e com suas areias fofas, está o lugar adequado para saborear uma boa refeição, uma bebida quente ou gelada e ouvir aquela música de qualidade ao vivo, especialmente na Praça da Tainha, emoldurada pela Igreja de Santo Antônio e pelas amendoeiras. Antes de a noite cair, vale uma caminhada de pouco mais de 10 minutos pelas redondezas, para conhecer a Praia da Bombaça, a Praia dos Três Coqueiros e a Praia de Barra Grande. Mas o que é mesmo imperdível é se deslocar antes do anoitecer à Ponta do Mutá para se deslumbrar com talvez o mais lindo pôr do sol do planeta.


Para se hospedar, talvez sentindo bastante saudade das Minas Gerais, uma boa pedida pode ser a Pousada MontesClariô, localizada na tranquila vila de Barra Grande, de onde se pode acessar com facilidade o famoso Bar da Rô, um restaurante e bar sui generis que possibilita aos clientes usufruir de um relaxante banho de água doce no Rio Carapitangui de um lado, e de um refrescante banho de água salgada no Oceano Atlântico do outro lado, de onde também pode-se acompanhar com amplidão o estupendo entardecer no local.


Um passeio que não se deve deixar de fazer é uma viagem de barco pelas ilhas próximas, começando o trajeto no Pier de Barra Grande ou saindo do cais do Porto do Jobel. O passeio de lancha rápida ou de escuna começa na Ilha da Pedra Furada, uma maravilha da Natureza com suas rochas furadas pela ação das marés em anos e anos. Logo depois a parada se dá na Ilha Grande, para uma rápida descida ao local para apreciar a paisagem e tomar um bom banho de mar. Em seguida a parada é na Ilha do Campinho, onde se pode tomar um gostoso banho, comer um pastel delicioso e saborear um diferenciado drink no cacau. Saindo dali, é hora de ir terminar de matar a fome almoçando em um dos restaurantes da Ilha do Sapinho, para depois do quimo, pegar a embarcação para outro agradável banho na Ilha do Goió. Depois de tanta beleza e diversão, é hora de retornar para o cais, pegar o carro e voltar para casa a fim de recuperar as energias para mais outro dia de curtição das inúmeras belezas da Península de Maraú. Este aprazível passeio de barco pode ser completado com uma visita à Cachoeira do Tremembé, um fenômeno natural único no país, em que as águas da cachoeira caem de 5 metros de altura diretamente para o oceano, ou melhor ainda, diretamente sobre os turistas quando o barco estaciona exatamente embaixo da queda d’água.


Por conta das estradas de terra, em precário estado na época das chuvas, o acesso fica um tanto comprometido, mesmo depois que a administração municipal execute o patrolamento das vias. Assim, em Barra Grande, são muito utilizados pelos turistas, as jardineiras, os automóveis 4 x 4 e os quadriciclos, disponíveis em boa quantidade para aluguel. Por conta da variação de preços na baixa e na alta temporadas, não se registrará aqui os valores cobrados nos bares e restaurantes pelas bebidas e comidas ofertadas, mas não são baratos. Há que se atentar para o fato de não haver bancos ou caixas eletrônicos na vila, mas todo mundo recebe PIX e cartão de débito. 
Se você ama o mar, a Natureza, a paz, o sossego e a formidável beleza das praias baianas, não pode deixar de conhecer a magnífica Península de Maraú. Se quiser escapar do estresse, do pandemônio e do burburinho, existem opções de ótimas casas de aluguel escondidas no meio do mato, em completa harmonia com a Natureza, bem pertinho de praias completamente desertas. Um privilégio! 
Um grande abraço espinosense.