Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

2249 - Um dia especial para a arte e a cultura

Hoje é dia 5 de setembro. Um dia como outro qualquer. Mas três fatos ligados ao cenário artístico e cultural dão a ele um significado muito especial e diferenciado. É que exatamente nesta data, em anos diferentes, foi lançado o filme que se tornou um dos maiores clássicos da história do Cinema, "Citizen Kane", de Orson Welles; nasceu um dos melhores vocalistas do Rock de todos os tempos, Freddie Mercury; e foi publicado o aclamado livro "On The Road", de autoria do escritor beatnik Jack Kerouac. 
Um pouquinho de esclarecimentos sobre cada um deles:

05-09-1941 - Era lançado o filme de estreia que se tornaria a obra-prima do cineasta Orson Welles, "Citizen Kane" ("Cidadão Kane"), indicado para nove categorias do Oscar, mas vencedor apenas da estatueta de Melhor Roteiro Original, prêmio para Orson Welles e Herman J. Mankiewicz. O longa-metragem foi uma grata surpresa na época, por se tratar de um filme de estreia de um jovem cineasta que contava uma história utilizando técnicas avançadas de edição, montagem e ângulos de câmara em uma narrativa de flashbacks sobre um poderoso personagem, Charles Foster Kane, inspirado no magnata da mídia norte-americana William Randolph Hearst. A produção ganhou elogios da crítica, mas foi fracasso de bilheteria, só sendo reconhecido como uma das maiores obras do Cinema anos depois. Orson Welles morreu de ataque cardíaco em sua residência, em Hollywood, aos 70 anos, em  10 de outubro de 1985.


05-09-1946 - Nascia em Stone Town, Zanzibar, atualmente Tanzânia, a criança Farrokh Bulsara, aquela que se tornaria adiante o grande líder da banda inglesa Queen e que entraria para a história do Rock and Roll como um dos seus mais talentosos, vibrantes e incensados cantores e compositores. Freddie encantou milhões com sua presença grandiosa nos palcos, sua voz privilegiada e sua excentricidade. Tornou-se ídolo de uma geração inteira e partiu precocemente, vítima da maldita AIDS. Sua morte, ocorrida em Londres no dia 24 de novembro de 1991, abalou o mundo do Rock. 


05-09-1957 - Era lançado o segundo livro do escritor beatnik Jack Kerouac, nascido aos 12 de março de 1922 em Lowell, Massachusetts, obra que iria influenciar milhões de jovens pelo mundo inteiro e provocar uma revolução comportamental extraordinária. Um desses jovens era ninguém menos que um tal de Bob Dylan. O livro mostra a busca pelo desconhecido, a ansiedade por novas descobertas sobre o sentido da existência, a vontade de sair pelas estradas do mundo sem lenço e sem documento, com liberdade total. "On The Road" é até hoje um míssil da contracultura, um clássico imortal. Jack Kerouac faleceu aos 47 anos, em 21 de outubro de 1969, na Flórida, vítima de uma hemorragia interna, aos 47 anos.


- Nesta mesma data em 1972 ocorreu o ataque terrorista do grupo "Setembro Negro", que ficou conhecido como o "Massacre de Munique", quando foram assassinados 11 atletas de Israel, 5 terroristas e 1 policial alemão durante os Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha.
- Nesta mesma data em 1997 morreu, aos 87 anos, Madre Teresa de Calcutá, fundadora da Ordem das Missionárias da Caridade e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Em outubro de 2003 tornou-se santa, beatificada pelo Papa João Paulo II por conta da sua dedicação aos pobres e enfermos e dos seus milagres.
- Nesta mesma data em 2018 faleceu a atriz Beatriz Segall, aos 92 anos. Protagonizou a personagem vilã Odete Roitman, na novela Vale Tudo, exibida pela Rede Globo em 1988, o que a levou ao estrelato.
Um grande abraço espinosense, especialmente para o aniversariante do dia, Almerindo Tolentino.