Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 2 de março de 2012

357 - Qual será a mais pequenina rua da cidade?

A cidade de Espinosa tem ruas de tamanhos variados, umas muito extensas, outras bem pequeninas. Difícil é saber qual delas é a menor. Não tenho certeza, mas a que me parece ser a menor delas está situada ali entre a Avenida Minas Gerais e a Rua Inocêncio Cruz, ao lado da Escola Estadual Virgínio Cruz e homenageia Maria Dias dos Santos, na realidade Dona Mariquinha, mãe do meu grande amigo Zinho.
Outra rua que compete em igualdade de condições é a Rua da Imprensa, que se localiza ali no centro da cidade e liga a Praça Coronel Joaquim Tolentino à Rua Raul Soares (antiga Rua de Baixo).
Mas o que importa menos é o tamanho delas, mas sim a sua importância na sua função básica de ser o palco de pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas no eterno vai-vem da cidade. Além, claro, das histórias ali vividas e das pessoas que ali vivem ou trabalham. Todas tem a sua importância e o seu lugar cravado na história da cidade de Espinosa.
Um grande abraço espinosense. 
Rua Maria Dias dos Santos

Rua da Imprensa

356 - Bee Gees, a banda que embalou a minha juventude

Uma das grandes virtudes de um bom artista musical é a longevidade das suas canções, que passam de geração a geração, se tornando "velhas", mas sem perder a beleza e a faculdade de nos emocionar a cada audição. Quando a música é boa, ela é simplesmente atemporal, mantendo-se por anos a fio na nossa memória, conseguindo a proeza de nos alegrar e nos emocionar sempre. E elas vem carregadas de lembranças de bons e maus momentos, de situações de felicidade e de tristeza, de conquistas e de derrotas, mas sem nunca deixar de fazer parte da nossa história de vida.

Entre esses artistas que, com suas músicas iluminaram vários momentos da minha vida, está o grupo Bee Gees. A banda, formada pelos irmãos Barry Alan Crompton Gibb (01-09-1946) e os gêmeos Robin Hugh Gibb e Maurice Ernest Gibb (22-12-1949), começou quando eles ainda eram bastante jovens, consolidando-se mais tarde como uma das mais importantes de todo o mundo, conquistando nove prêmios Grammy, atraindo milhões de fãs em todo o planeta e vendendo mais de 250 milhões de discos. Os Bee Gees passaram, nesses anos todos (cinco décadas), por diversos rítmos musicais, rock, country, pop, dance music, conseguindo enorme sucesso com o álbum da trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado à Noite", "Saturday Night Fever".
Eles iniciaram a carreira na Austrália ao gravar o primeiro disco, pela gravadora independente Festival Records em 1965, chamado "The Bee Gees Sing and Play 14 Barry Gibb Songs". Em 1966, lançariam "Spicks and Specks". Em 1967, resolveram se mudar para a Inglaterra onde assinariam contrato com a gravadora Polydor. A partir daí, a carreira deslanchou e ganhou o mundo. Foram gravados os álbuns "Bee Gees´1st." (1967), "Horizontal" (1968), "Idea" (1968), ""Odessa" (1969), "Cucumber Castle" (1970), "2 Years On" (1970), "Trafalgar" (1971), "To Whom It May Concern" (1972), "Life in a Tin Can" (1973), "A Kick in the Head is Worth Eight in the Pants (1973 - Não lançado), "Mr. Natural" (1974), "Main Course" (1975), "Children of the World" (1976), "Here at Last...Bee Gees...Live" (1977 - Ao vivo), "Saturday Night Fever" (1977 - Trilha sonora), "Spirits Having Flown" (1979), "Living Eyes" (1981), "Staying Alive" (1983 - Trilha sonora), "E.S.P." (1987), "One" (1989), "High Civilization" (1991), "Size isn´t Everything" (1993), "Still Waters" (1997), "One Night Only" (1998 - Ao vivo) e "This is Where I Came in" (2001).
O grupo entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll em 1997 e, em 2001, seus integrantes foram condecorados pela rainha Elizabeth com o título de Comandantes do Império Britânico.

Com o falecimento de Maurice Gibb em 12 de janeiro de 2003, de ataque cardíaco, os irmãos Robin e Barry resolveram encerrar o trabalho da banda, passando a se dedicar a projetos solos. Robin continua a cantar na sua carreira solo e Barry continua a sua vitoriosa carreira de compositor e produtor de discos. Há notícias afirmando que os irmãos voltariam ao trabalho com a banda Bee Gees em breve. Só nos resta esperar.
Os Bee Gees eram presença constante nas festinhas que promovíamos na Rua da Resina, principalmente o clássico "I Started a Joke", que invariavelmente estava presente na nossa trilha sonora.
Deu-me um enorme trabalho escolher as músicas para postar os vídeos aqui, pois os caras tem uma coleção incrível de sucessos maravilhosos, cada um com uma importância vital na minha vida e na minha lista de preferências. Espero que gostem.
Um grande abraço espinosense.





355 - Cartão Nacional da Saúde do SUS: você também terá o seu

A partir deste mês de março, de acordo com a Portaria n° 763, de 20 de julho de 2011, do Ministério da Saúde, todos os cidadãos brasileiros, independentemente se possuem ou não plano de saúde, deverão possuir o seu Cartão Nacional da Saúde (CNS) para que possa ser atendido nos estabelecimentos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O número do CNS será solicitado no ato da admissão do paciente, para o registro dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares nos sistemas de informação do Ministério da Saúde.
O cadastramento de todos os cidadãos do país é feito pelas prefeituras e posteriormente remetido ao governo federal. O CNS tem o formato de um cartão de crédito e contém uma etiqueta com dados pessoais do usuário e o seu número nacional, único e exclusivo.
Através do Portal de Saúde do Cidadão e com o número de inscrição do paciente, qualquer unidade de saúde em todo o país terá acesso ao histórico de atendimento do usuário e saber quando foi atendido, onde, por quem e com qual tipo de problema, os remédios, os exames e os pedidos de consulta feitos em todo o território nacional. Ressalte-se que as pessoas que ainda não possuem o Cartão de Saúde não serão impedidas de receber atendimento em qualquer estabelecimento público de saúde, mas o Ministério da Saúde espera implantar o registro eletrônico de saúde de todos os cidadãos brasileiros até 2014.


O objetivo fundamental do Cartão Nacional de Saúde é possibilitar ao Sistema Único de Saúde (SUS) a capacidade de identificação individualizada dos usuários. Para tanto, está sendo constituído o Cadastro de Usuários do SUS, baseado no número PIS/Pasep. Cada cidadão terá um cartão identificador que facilitará seu acesso ao Sistema.
O cadastramento consiste no processo por meio do qual são identificados os usuários do Sistema Único de Saúde e seus domicílios de residência. Por meio do cadastro será possível a emissão do Cartão Nacional de Saúde para os usuários e a vinculação de cada usuário ao domicílio de residência, permitindo uma maior eficiência na realização das ações de natureza individual e coletiva, desenvolvidas nas áreas de abrangência dos serviços de saúde. O cadastramento permite ainda a construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde.
A realização de um cadastramento domiciliar de base nacional, aliado à possibilidade de manutenção dessa base cadastral atualizada, pode permitir aos gestores do SUS a construção de políticas sociais integradas e intersetoriais (educação, trabalho, assistência social, tributos etc.) nos diversos níveis do governo.
O Cadastro Nacional de Usuários é o primeiro passo para a implantação do Cartão Nacional de Saúde em todo território nacional, sendo uma ferramenta importante para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando a gestão do sistema e contribuindo para o aumento da eficiência no atendimento direto ao usuário.
A partir do cadastramento e da emissão do cartão, será possível identificar o usuário em todos os seus contatos com o SUS e acompanhar a sua evolução dentro do Sistema, com efeitos na atenção individual e no planejamento das ações de saúde.
Os profissionais envolvidos nas unidades de saúde onde está sendo implantado o Cartão Nacional de Saúde também precisam ser cadastrados para que possam receber seus cartões de identificação, igualmente baseados no número PIS/Pasep.
O cartão do usuário será um cartão magnético, que será lido pelos equipamentos terminais, desenvolvidos especificamente para o projeto. Este cartão tem impresso o número nacional de identificação do usuário.
O cartão do profissional também é um cartão magnético e permitirá a identificação dos profissionais de saúde perante o sistema.
Foi montada uma infra-estrutura de informação e telecomunicações, com funções de captar, armazenar e transmitir as informações sobre os atendimentos realizados. Essa infra-estrutura é composta pelos equipamentos terminais, instalados nas unidades de saúde que compõem o SUS, pelos equipamentos servidores instalados nas secretarias estaduais e municipais de saúde e no Ministério da Saúde e por uma rede de comunicações que abrange os níveis municipal, estadual e federal.
O sistema permite a coleta de uma série de informações vinculadas ao atendimento realizado, contribuindo para a organização de serviços de saúde e para ampliar e qualificar o acesso dos usuários aos mesmos. Dentre os objetivos do projeto, destacam-se :
- construção de uma base de dados de histórico clínico;
- Imediata identificação do usuário, com agilização no atendimento;
- ampliação e melhoria de acesso da população a medicamentos;
- possibilidade de revisão do processo de compra de medicamentos;
- integração de sistemas de informação;
- acompanhamento dos fluxos assistenciais, ou seja, acompanhamento do processo de referência e contra-referência dos pacientes;
- revisão dos critérios de financiamento e racionalização dos custos;
- acompanhamento, controle, avaliação e auditoria do sistema e serviços de saúde;
- gestão e avaliação de recursos humanos.
Com tudo isso, será possível conhecer quem está sendo atendido, por quem, aonde, como e com quais resultados.
Fonte: portal.saude.gov.br. Para maiores informações acesse a cartilha neste link:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/normas_cartaoSUS_JAN2012.pdf