Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 28 de julho de 2019

2228 - Banco do Brasil é o Campeão do Torneio dos Bancários 2019

A manhã ensolarada mas um tanto quanto fria do sábado, 27 de julho de 2019, foi um cenário especialmente propício para a grande final do Torneio dos Bancários realizada no Clube dos Bancários em Montes Claros. O dia estava tão bonito que até uma seriema resolveu se manifestar, mesmo escondida na vegetação, soltando seu cantar bastante diferenciado e inconfundível. 
Na decisão do título do torneio de futebol que reuniu os representantes das instituições financeiras da cidade de Montes Claros: Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste (BNB), Bradesco, Caixa Federal, Itaú e Santander, chegaram com campanhas distintas o Itaú e o BB. Enquanto o jovem e arrojado time do Itaú chegou à final com uma trajetória sem percalços, considerada tranquila e sossegada, o time do Banco do Brasil experimentou momentos de incrível turbulência durante sua caminhada. Por ter equivocadamente inscrito o atleta Valmir, que não mais trabalhava como vigilante no BB, o time perdeu os 3 pontos conquistados na suada vitória sobre o BNB. Em outra partida, conseguiu a proeza de protagonizar fato raro no esporte. Em uma rodada em que teria de enfrentar a equipe do Santander, o time do BB precisava apenas estar presente em campo uniformizado e com o número mínimo de atletas para faturar os pontos do adversário por W.O., que já havia adiantado não comparecer. Como faltou um único jogador ao mínimo necessário em campo no time do BB, o árbitro acabou tendo de registrar W.O. para ambas as equipes, um fato surreal jamais vivenciado por mim na minha longa carreira de amante da bola. Mas contra todas as vicissitudes, o time do BB conseguiu se classificar após uma arrancada sensacional, com excelentes e aguerridas atuações, batendo o Bradesco por 3 x 0 e a Caixa por 5 x 2 na semifinal. 
Para o jogo final, enquanto o Itaú entrou em campo com o time completo, o time do BB não contou com um dos seus maiores destaques, o meio-campista Netinho, e mais os atacantes Silvano e Jonathan. Com força máxima, o Itaú apostou na marcação forte no meio de campo e na pressão no ataque, com muitos chutes de fora da área, e nos cruzamentos fechados para a tentativa de finalização dos seus atacantes, sem muita eficiência e contidos pela excelente atuação do goleiro Caio. Já o time do BB apostou no posicionamento fechado na defesa, com a ideia de aproveitamento cirúrgico dos contra-ataques, no que foi extremamente feliz na decisão. Em duas jogadas rápidas de contra-ataque, o cracaço de bola Carlão colocou Danilow na cara do gol para só escorar a bola e marcar o primeiro gol e Ernani, de chapa com o pé direito, conseguiu superar o goleiro adversário e marcar o gol que daria o título ao seu time. O Itaú diminuiu, com um desvio leve de cabeça de Eduardo após lançamento na área, mas não foi suficiente para evitar a vitória bebeana. 

BB Campeão: Em pé: Ernani, Alysson, Pedrão, Danilow, Tiãozinho, Damata e Caio;
Agachados: Carlão, Longuinhos, Serginho, Deraldo, Neto, Juninho e Eustáquio. 


Vice-Campeão Itaú

Com o apito final do árbitro Kyu, que teve ótima atuação, os vencedores e vencidos receberam os seus troféus de Campeão e Vice em clima de muita camaradagem, respeito e harmonia. Terminada a entrega dos troféus, aí foi hora de todo mundo ir para o barzinho do Clube dos Bancários para tomar uma cerveja gelada, fazer a resenha do jogo e ouvir uma musiquinha ao vivo.







O Banco do Brasil, com dedicação formidável dos seus atletas, venceu o jogo decisivo contra o Itaú por 2 x 1, com gols de Danilow e Ernani para o BB e Eduardo para o Itaú. O BB jogou com Caio, Tiãozinho, Longuinhos e Serginho; Alysson, Eustáquio, Carlão e Ernani; Danilow e mais Damata, Deraldo, Pedrão, Juninho e Neto. Estiveram ausentes da final o goleiro Aldeir, os defensores Uérmison e Ismael, o craque meio-campista Netinho e os atacantes Bruno, Silvano e Jonathan. 
Um grande abraço espinosense.