Espinosa, meu éden

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sábado, 7 de fevereiro de 2015

1178 - Os bravos caminhoneiros espinosenses

Eles são fundamentais para o desenvolvimento do país, diariamente percorrendo distâncias curtas ou longas em estradas de todos os tipos para levar e trazer mercadorias indispensáveis ao funcionamento da economia e do dia a dia da população. São os nossos bravos caminhoneiros que, talvez pela sua importância, ganharam três datas comemorativas no Brasil. A mais tradicional acontece no dia 25 de julho, dia do santo católico São Cristóvão, protetor dos motoristas, data em que os condutores de veículos solicitam bênçãos e proteção divina em suas andanças pelas estradas do país. No estado de São Paulo, o Dia do Caminhoneiro é comemorado em 30 de junho, data instituída em 30 de dezembro de 1986, pelo então governador Franco Montoro, através da Lei 5.487/86. No Brasil, através da Lei 11.927/09 sancionada pelo presidente da República em exercício, José Alencar Gomes da Silva, o dia 16 de setembro tornou-se o “Dia Nacional do Caminhoneiro”.
Um fato interessante é que existe na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, uma igreja em homenagem a São Cristóvão construída em forma de um caminhão. A obra foi iniciada em 1985 tendo sido concluída em 1999. Veja abaixo.


Em Espinosa, muitos caminhoneiros ganharam a vida (e continuam ganhando) viajando pelas diversas estradas do país, em jornadas cansativas e perigosas, mas sempre com a alegria e o prazer de fazer o que gosta. A todos esses profissionais da estrada, o nosso respeito e admiração, em especial aos saudosos Dedé Fagundes e Mané Véi, que já nos deixaram há algum tempo.


Essa velha fotografia mostra alguns caminhoneiros não identificados com seus ajudantes ao lado de 8 caminhões estacionados no canteiro central da antiga Praça Coronel Heitor Antunes. Pode-se visualizar ao fundo o prédio do antigo cinema da cidade, hoje ocupado pelo empresário Naim Antunes de Souza. A fotografia mais recente está mais ou menos na mesma posição, o que acentua a enorme transformação por que passou a praça nesses anos todos.
Um grande abraço espinosense. 


1177 - Está pensando em comprar um carro novo?

Se você está com uma boa grana em mãos e pretende comprar um novo carro, tenho uma boa sugestão. Que tal comprar um Koenigsegg Trevita, considerado pela revista Forbes como o carro mais caro do mundo? Mas seja rápido, pois são fabricadas apenas três unidades dessa maravilha. O preço? Apenas módicos US$ 2,21 milhões. É para poucos, apenas três proprietários excepcionalmente afortunados no mundo.
Esta máquina de sonho é construída com o uso de alta tecnologia por qualificados artesãos automotivos, vem com dois lugares, duas portas, capota rígida removível, asa dupla traseira de carbono, sistema de escape inconell, freios de cerâmica de carbono com ABS, airbags, pá-shift, especial painel de instrumentos, sistema de monitoramento de pneus e um sistema de elevação hidráulica, entre outras especificações. O motor é um V8 de alumínio Koenigsegg, 1.018 cavalos, com 4 válvulas por cilindro e comando no cabeçote duplo. A velocidade máxima é de 410 km/h e a aceleração é de 2,9 segundos de 0 a 100 km/h. O tanque de combustível comporta 70 litros e o compartimento de bagagem 120 litros. Na estrada, o consumo é de pouco mais de 5,5 litros por km. O carro pesa 1.280 kg e tem garantia de 5 anos. E mais. São realizadas seis camadas de tinta na pintura e o carro é testado em túneis de vento, procurando atingir a maior eficiência aerodinâmica possível. Se isso tudo já não bastasse, a máquina contém fibras revestidas com um acabamento de diamante, o que a faz brilhar quando sob a luz do sol.







Foi na Suécia, conhecida mundialmente pela qualidade da sua engenharia e seu desenvolvimento tecnológico, que o jovem Christian von Koenigsegg, fascinado por máquinas desde criança, criou a sua empresa especializada em construir, artesanalmente, supercarros. A fábrica que leva seu nome lançou primeiramente o CC Koenigsegg. Era a realização do seu sonho, desde que assistiu com o pai a um filme na Noruega sobre um mecânico de bicicletas que constrói seu próprio carro de corrida. Ele tinha apenas 5 anos e naquele momento descobriu que era aquilo que gostaria de fazer. Durante a infância desmontava aparelhos caseiros como torradeiras e gravadores de vídeo para descobrir como funcionavam e se eles podiam ser melhorados. Com essa experiência e o sonho da infância perene na mente, ele criou a sua empresa em 1994, quando ele tinha apenas 22 anos de idade, e já em 1997, apresentou o seu protótipo CC Koenigsegg no Festival de Cannes. A reação ao carro foi espetacular e a partir daí tudo se encaminhou para o sucesso. Os primeiros contatos internacionais foram estabelecidos.     
A empresa passou por um susto em 2003, quando um incêndio destruiu grande parte das suas instalações, mas os carros em fabricação conseguiram ser resgatados incólumes, assim como a maioria dos equipamentos vitais utilizados para construí-los. Logo depois a empresa se mudou para a nova sede em Ängelholm, Suécia, um prédio de 4000 m² que já havia sido o lar da Força Aérea Sueca.
No ano de 2006, Koenigsegg apresenta o novo CCX, o seu primeiro "carro mundial" e no ano seguinte lança o CCXR, primeiro supercarro "verde" do mundo. O CCXR usa o biocombustível E85. 
Em 2010, Koenigsegg comemora 15 anos de criação de supercarros com a apresentação do Agera, um novo modelo. Recentemente a empresa lançou o One, um espécime raro com apenas 6 unidades construídas. 
Atualmente, Koenigsegg emprega 50 funcionários em tempo integral, além de consultores, tudo sob sua direta e atenta orientação.
Então, meus caros, se a sua condição financeira ainda não permite adquirir essa joia das pistas, que tal se conformar comprando um modelo de pequena escala oferecido por apenas 451 dólares no site da empresa? É só acessar koenigsegg.com. Boa sorte!
Um grande abraço espinosense.