Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 3 de março de 2022

2905 - Uma proeza extraordinária do América na Libertadores

Nas Minas Gerais, não há a menor dúvida sobre os dois clubes de futebol profissional que mais encantam e apaixonam os torcedores, Atlético e Cruzeiro. Mas muitos desses milhões de torcedores têm no coração um cantinho especial para acomodar o América, clube de menor poder econômico e torcida diminuta. O América sempre atraiu a simpatia de atleticanos e cruzeirenses, especialmente quando este enfrenta outros adversários. E esta afirmação deve ter se tornado verdade mais uma vez ontem à noite, quando o América entrou em campo no lendário Estádio Defensores Del Chaco em Assunção, no Paraguai, para decidir o seu futuro na Libertadores.
Depois de conseguir a façanha de se classificar para a disputa da sua primeira competição internacional, a Copa Libertadores da América, com a oitava colocação obtida no Campeonato Brasileiro de 2021, o clube belo-horizontino América Futebol Clube, fundado em 30 de abril de 1912, fez história na noite desta quarta-feira em terras paraguaias. Depois de, mesmo fazendo uma boa partida, ter perdido em casa, no Estádio Independência, por 1 x 0 para o seu adversário Guaraní, o América deu a volta por cima e venceu o segundo confronto da Pré-Libertadores. E foi uma jornada épica do Coelho!
Após um primeiro tempo desalentador em que foi completamente dominado pelo adversário, sofrendo dois gols, o América parece ter acordado no vestiário durante o intervalo, voltando para a segunda etapa com outra determinação e energia, completamente diferente em suas atitudes. Com as mudanças realizadas pelo técnico Marquinhos Santos no segundo tempo, o time jogou com mais personalidade e vontade em atacar e fustigar ininterruptamente o adversário em busca de uma virada histórica. E ela veio, com muita garra e emoção! O eficiente atacante veterano Wellington Paulista marcou duas vezes e Pedrinho selou a incrível vitória, após um resultado parcial adverso de 2 x 0. Com o resultado favorável ao América, 3 x 2, a decisão da vaga para a próxima fase da competição sul-americana foi para a emocionante disputa de pênaltis. O primeiro a bater foi Ayala, que marcou para o Guaraní. Wellington Paulista marcou para o América. Ortíz também marcou. Iago Maidana converteu sua cobrança. Ángel Benítez fez o seu gol. O atacante Henrique Almeida perdeu sua cobrança, acertando o travessão. Bareiro colocou o Guaraní à frente. Índio Ramírez bateu com êxito. O Guaraní teve a chance de fechar a disputa na primeira série de pênaltis, mas o goleiro Vásquez chutou na trave direita de Jaílson, perdendo a chance de eliminar o América. O atacante Rodolfo iniciou a série de cobranças alternadas com sucesso. Rodi Ferreira chutou alto por cima do travessão, dando chance ao América de fechar o confronto. Mas Patric bateu muito mal e o goleiro Vásquez defendeu no canto esquerdo do gol. Roberto Fernández foi para a bola e bateu para ótima defesa de Jaílson no canto direito. Bastava agora o rápido atacante Everaldo acertar sua cobrança e balançar as redes para colocar o Coelho na próxima fase. E foi o que aconteceu, para delírio da torcida americana e dos seus muitos simpatizantes. O América realizou uma façanha sensacional na sua primeira participação na Libertadores da América! Digna de elogios! Parece ter aprendido a fazer milagres assim como o rival mineiro, o Atlético.
Mais do que a imensa alegria pela proeza, o América também comemora o prêmio de cerca de R$ 3 milhões por ter chegado à terceira fase da Copa Libertadores. Agora, na próxima fase, o Coelhão terá ainda mais dificuldade, pois irá enfrentar o tradicional Barcelona de Guayaquil, que eliminou o Universitário, do Peru. Não será fácil, mas se conseguir eliminar o time equatoriano, nos jogos de ida (Belo Horizonte, 8 a 10 de março) e volta (Guayaquil, 15 a 17 de março), o América terá a honra, a glória e a grana farta de disputar a fase de grupos.




GUARANÍ 2 (4) X (5) 3 AMÉRICA
Motivo: 2ª fase da Pré Copa Libertadores da América, jogo da volta
Local: Estádio Defensores del Chaco, Assunção, Paraguai
Data: 02-03-2022, quarta-feira, 19h15
Arbitragem:
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Facundo Rodriguez (ARG) e Maximiliano del Yesso (ARG)
Gols: Fernando Fernández (12 min 1º tempo) e Marcos Cáceres (14 min 1º tempo) (Guaraní); Wellington Paulista (2) (13 e 29 min 2º tempo) e Pedrinho (47 min 2º tempo) (América)
Pênaltis: Guaraní 4 x 5 América
Guaraní: Ayala, Ortíz, Ángel Benítez e Bareiro marcaram. Vásquez acertou a trave. Rodi Ferreira chutou para fora. Roberto Fernández bateu para defesa de Jaílson.  
América: Wellington Paulista, Iago Maidana, Juan "Índio" Ramírez, Rodolfo e Everaldo marcaram. Henrique Almeida chutou no travessão. Patric bateu para defesa de Vásquez. 
Cartões amarelos: Marcos Cáceres, Roberto Fernández, Rodi Ferreira, Mendoza e Rodrigo Fernández (Guaraní); Iago Maidana, Éder e Felipe Azevedo (América)
GUARANÍ: Vázquez (1); Julio González (22), Marcos Cáceres (24), Roberto Fernández (5) e Guillermo Benítez (13) (Rodi Ferreira-2); Mendoza (8) (Ángel Benítez-16), Rodrigo Fernández (14), Marcelo González (26) (Ayala-17) e Ortiz (19); Colmán (10) (Samudio-21) e Fernando Fernández (9) (Bareiro-11).
Técnico: Fernando Jubero.
AMÉRICA: Jailson (42); Patric (2), Maidana (3), Éder (33) (Everaldo-37) e Marlon (6) (Rodolfo-9); Juninho (8), Lucas Kal (21) e Alê (30) (Juan "Índio" Ramírez-10); Matheusinho (40) (Henrique Almeida-19), Wellington Paulista (7) e Felipe Azevedo (11) (Pedrinho-29). 
Técnico: Marquinhos Santos.




Parabéns ao América e à sua torcida pela bravura e determinação em fazer história em uma virada espetacular do placar em terras estrangeiras, suportando a pressão e mostrando bom futebol e poder de reação. Como sempre, estaremos na torcida pelo mais simpático clube das Minas Gerais.
Um grande abraço espinosense.