Não é novidade para ninguém que o corpo feminino sempre foi utilizado para vender de tudo, desde palitos de fósforos até automóveis de luxo. As belezas curvilíneas das mulheres sempre foram super utilizadas pelos marqueteiros, especialmente em comerciais de cerveja. Mas, felizmente, nos últimos tempos, uma das mais famosas marcas de cerveja do Brasil, a Skol, enveredou por um caminho mais moderno, inteligente e mais antenado com as visões da parte mais progressista da sociedade.
A Skol merece aplausos pela luta contra o machismo, a homofobia e o preconceito contra os idosos. Saiu da mesmice e está tendo a coragem e a sensatez de produzir comerciais com mensagens de aceitação, de miscigenação, de união, de respeito, de boa convivência com os diferentes. Há pouco tempo, lançou um vídeo bem legal, o Repost Skol, em que oito ilustradoras convidadas recriaram pôsteres antigos da Skol, que traziam mulheres seminuas, sob um novo olhar, menos sensual. Teve também um vídeo lançando latas de cerveja em uma edição especial, a Skolors, com cores da pele das diversas gentes da nossa população, propagando a nossa diversidade. Outro comercial, sobre a chegada do Verão, é sensacional. Nele, com o slogan "Redondo é sair do seu quadrado", a Skol convoca todo mundo a sair de casa, aproveitar o Verão e se divertir, não se incomodando se está gordinho e fora de forma, se é barrigudo, careca, peludo ou narigudo. O mundo é de todo mundo, afinal.
O mais recente que vi, com o título de Velhovens, trata de maneira elogiável a convivência harmoniosa e respeitosa entre pessoas das mais variadas idades, jovens e idosos curtindo juntos momentos felizes, sem o menor preconceito. É disso que precisamos. De mensagens enaltecedoras do bem, do bom relacionamento entre as pessoas, da disseminação da paz, da harmonia e da igualdade. Viva a Skol! Mas, claro, nunca é demais lembrar: se beber, não dirija!
Um grande abraço espinosense.