Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 14 de maio de 2019

2191 - Festa da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Pouso Alegre

Aproveitando minha curta estada na aconchegante cidade mineira de Pouso Alegre, para visitar meu filho Renato que estuda e trabalha aqui, estive presente nas comemorações da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima na primeira quinzena de maio. Esta paróquia, que engloba 20 comunidades urbanas e rurais, foi fundada no ano de 1975, quando aconteceu o desmembramento da Paróquia de Bom Jesus, da Catedral Metropolitana. Comanda atualmente a paróquia o Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado.
A tradicional festa em louvor à padroeira iniciou-se no dia 30 de abril e encerrou-se nesta segunda-feira, dia 13 de maio, com missas e procissão, com a presença do Arcebispo Dom José Luiz, do vigário paroquial Padre José Francisco Ferreira e do pároco Padre Adriano São João. Durante o período da festa foram realizadas orações do Terço; Missas; um Luau em homenagem a Nossa Senhora com a participação do Padre Antônio Maria; um evento esportivo no dia 1º de maio, o "Atletas de Fátima", com corrida de rua, passeio ciclístico e caminhada e quermesses nos finais de semana. 


Para quem nunca ouviu falar de Pouso Alegre, é uma das principais cidades do Sul de Minas Gerais, com uma população estimada em 149 mil habitantes. Localiza-se às margens da BR-381, a Rodovia Fernão Dias, distante 373 km de Belo Horizonte, tendo em seu território os rios Sapucaí, Sapucaí-Mirim, Cervo, Mandu e Itaim. A cidade que produz bastante morango e batata, possui bons restaurantes, diversas agências bancárias, algumas faculdades, inúmeros órgãos públicos e empresas privadas, o Serra Sul Shopping com várias lojas e quatro salas de cinema e o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, de natureza filantrópica e mantido pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí - FUVS. A Vila de Pouso Alegre foi instalada em 7 de maio de 1832, desmembrada da cidade de Campanha, e foi elevada a cidade em 19 de outubro de 1848. A população pouso-alegrense comemorará este ano seu 171º aniversário de criação da cidade.
Algumas distâncias para cidades conhecidas: Ribeirão Preto (228 km), São José dos Campos (105 km), Campinas (138 km), São Paulo (163 km), Guarulhos (150 km), Varginha (133 km), Poços de Caldas (105 km), Campos do Jordão (122 km), Montes Claros (802 km) e Espinosa (1076 km). 
Um grande abraço espinosense.