Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 12 de agosto de 2023

3270 - O bom e velho Rock and Roll de Alice Cooper

Conheci o trabalho de Alice Cooper ainda no final dos anos 70, tocado profundamente pela harmonia bela e contagiante da canção "How You Gonna See Me Now", incluída no álbum "From the Inside", o décimo primeiro álbum de estúdio do cantor e compositor americano lançado em 1978. O disco é conceitual, resultado de um período em que o artista esteve internado em um sanatório de Nova York na tentativa de se livrar do alcoolismo. 
Músicas do álbum "From the Inside":
1) "From the Inside" (Alice Cooper, Dick Wagner, Bernie Taupin e David Foster) – 3:55
2) "Wish I Were Born in Beverly Hills" (Alice Cooper, Dick Wagner e Bernie Taupin) – 3:38
3) "The Quiet Room" (Alice Cooper, Dick Wagner e Bernie Taupin) – 3:52
4) "Nurse Rozetta" (Alice Cooper, Steve Lukather, Bernie Taupin e David Foster) – 4:15
5) "Millie and Billie" (Alice Cooper, Bernie Taupin, Bruce Roberts) – 4:15
6) "Serious" (Alice Cooper, Steve Lukather, Bernie Taupin e David Foster) – 2:44
7) "How You Gonna See Me Now" (Alice Cooper, Dick Wagner e Bernie Taupin) – 3:57
8) "For Veronica's Sake" (Alice Cooper, Dick Wagner e Bernie Taupin) – 3:57
9) "Jackknife Johnny" (Alice Cooper, Dick Wagner e Bernie Taupin) – 3:45
10) "Inmates (We're All Crazy)" (Alice Cooper, Dick Wagner e Bernie Taupin) – 5:03



O roqueiro se notabilizou por suas canções de letras instigadoras, polêmicas e até obscenas, com suas vestimentas no estilo gótico e com o uso, nos shows, de elementos performáticos do gênero cinematográfico do terror, inclusive cobras, sangue (falso) e caveiras. Chegou a participar, como ator, de alguns filmes, um deles ao lado do astro e amigo Johnny Depp. Entre sucessos e fracassos na carreira, Alice Cooper é um dos gigantes do Rock and Roll, com 26 álbuns de estúdio lançados, sete deles com a banda Alice Cooper. Foi incluído, junto com a banda Alice Cooper, no Hall da Fama do Rock and Roll em 14 de março de 2011 e ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 2003.  
Vincent Damon Furnier, cantor, compositor e ator americano nascido em Detroit, Michigan, EUA, em 4 de fevereiro de 1948, adotou o nome artístico de Alice Cooper logo após a desintegração da sua banda de mesmo nome. Com uma carreira bem-sucedida de quase 60 anos de estrada, o artista continua vivo e firme aos 75 anos de idade, mostrando suas virtudes musicais e seu talento no cenário do entretenimento do show business, iniciando nova turnê pelos Estados Unidos. Lançará agora em 25 de agosto mais um álbum, "Road", o vigésimo segundo solo e o vigésimo nono álbum de estúdio, pela gravadora Earmusic. São 13 as músicas do disco:
1) "I’m Alice"
2) "Welcome to the Show"
3) "All Over the World"
4) "Dead Don’t Dance"
5) "Go Away"
6) "White Line Frankenstein"
7) "Big Boots"
8) "Rules of the Road"
9) "The Big Goodbye"
10) "Road Rats Forever"
11) "Baby Please Don’t Go"
12) "100 More Miles"
13) "Magic Bus"



Confesso que conheço muito pouco ou quase nada da música de Alice Cooper, mas prometo me inteirar mais profundamente do trabalho musical deste grande artista que criou um personagem fenomenal que faz sucesso há mais de 50 anos e que me invadiu o coração através, não de um petardo do seu rico repertório Hard Rock, mas de uma balada, lá nos anos 80.
Um grande abraço espinosense.