Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 27 de setembro de 2020

2506 - Novamente o Palmeirinhas de Bené do Banco do Brasil

Há pouco tempo fiz uma postagem aqui no nosso blog exatamente sobre o famoso e saudoso Palmeirinhas, um time de futebol de adolescentes espinosenses de altíssima qualidade técnica em que tive a honra e o privilégio de jogar, só que, infelizmente, já bem perto do seu fim. Mas ficaram as boas lembranças dessas pessoas maravilhosas com quem mantenho até hoje fortes laços de amizade leal e sincera. Voltei ao assunto porque apareceram duas novas imagens do time do Palmeirinhas, que me foram gentilmente presenteadas pelo meu amigo craque Ernani. 
O Palmeirinhas era formado por jogadores muito jovens, de idades ali entre 10 ou 16 anos, quase todos moradores das praças centrais da cidade e da Rua Raul Soares, antigamente chamada de Rua de Baixo. Os jogos eram realizados, em sua maioria, no antigo campinho no início da "manga" de Seu Azemar Sepúlveda, hoje tomada por construções de estabelecimentos comerciais. O entusiasmado fundador e treinador dessa molecada craque de bola era o funcionário do Banco do Brasil, Bené, que aparece com a camisa do Fluminense na primeira das fotografias abaixo, gente da melhor qualidade que após sua mudança de Espinosa, nunca mais tive notícias. 
Na primeira das fotografias, tirada nos antigos jardins da Praça Coronel Joaquim Tolentino, a Praça da Matriz, aparecem em pé: Bené, Edmílson Gomes, Alexandre Coelho e Eugênio Cangussu (Gena). Agachados estão Célio Ribeiro, Ernani Coelho, Elton Gomes (Tatuzinho), Eujácio Aprígio (Dal) e Lucas Ribeiro. Na segunda fotografia estão Ernani, Edmílson e Tatuzinho, no centro. Na lateral, por conta da qualidade ruim da imagem, não consegui identificar os dois garotos. Na última imagem estão em pé Ernani Coelho, Edmílson Gomes, Célio Ribeiro, Márcio de Noé e Geu de Zé do Hotel. Agachados estão Eujácio Aprígio (Dal), Elton Gomes (Tatuzinho), Lucas Ribeiro e Eugênio Cangussu (Gena).
Aos meus antigos parceiros de bola, companheiros de time e amigos do coração, a minha amizade fiel e eterna e a minha saudade dos ótimos e inesquecíveis momentos vividos em comum. E ao Bené, onde estiver, o meu agradecimento sincero por me possibilitar participar de tão qualificado e sensacional grupo esportivo.
Um grande abraço espinosense.   


Bené, Edmílson, Alexandre, Gena; Célio, Ernani, Tatuzinho, Dal e Lucas.




Ernani Coelho, Edmílson Gomes, Célio Ribeiro, Márcio de Noé e Geu de Zé do Hotel;
Eujácio (Dal), Elton Gomes (Tatuzinho), Lucas Ribeiro e Eugênio Cangussu (Gena)