Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 11 de abril de 2020

2392 - Época de ouro do futsal da AABB Espinosa

Empolgado com o retorno das competições esportivas em Espinosa, especialmente no futebol de salão, procurei no meu acervo por imagens de um tempo bom em que a modalidade esportiva gerava grandes emoções na cidade, com a realização de campeonatos vibrantes e prestigiados pela população. E encontrei algumas, que publico logo abaixo. 
Elas mostram a equipe da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil em momentos diversos, algumas em uma época imediatamente anterior à minha. O tempo destas deve ser do final dos anos 70, quando o time dos funcionários do Banco do Brasil em Espinosa contava com alguns excelentes jogadores, especialmente Camilo, este um verdadeiro craque de bola.
Nas primeiras  imagens aparecem o time do final dos anos 70 que contava com Waltinho no gol, João Carlos na defesa e Tuka e Camilo no ataque, a base de um time forte e que rivalizava constantemente com outro timaço da época na cidade, o Mescra. O nome Mescra nada mais era que as iniciais dos nomes dos seus jogadores: M de Marquinhos; E de Ernani; S de Silvinho, C de Célio, R de Ricardo, o Tu de Carlito e o A de Alberto, Zé Alberto de Ieié. Era realmente um time espetacular, com verdadeiros craques. E os confrontos entre Mescra e AABB eram um acontecimento na cidade, com muita rivalidade na disputa. Infelizmente não tenho nenhuma foto do Mescra para mostrar a vocês.
No final do ano de 1981 houve uma grande renovação no quadro de funcionários do BB em Espinosa com muitos jovens sendo empossados após concurso. Aí foi a vez de outra geração se destacar.  
Um grande abraço espinosense.

Zequinha, João Carlos, ... e Waltinho em pé;
Camilo, Luiz Dedinho e Josias agachados

..., Waltinho, Paulo César, Zequinha e Tintin em pé;
João Carlos, Tuka, Camilo e Juarez, na Fenabb em Belo Horizonte

Tuka, ..., João Carlos, Cláudio, Waltinho, Waldemar e Marquinhos em pé;
Valdevino, Carlão, Tonhão, ..., Juarez e ... agachados

João Carlos, Tonhão e Waltinho em pé;
Juarez e Marquinhos agachados

Waltinho, Zequinha e Tuka em pé; João Carlos e Camilo agachados

Tuka, Tonhão, Vitamina, Mangabinha, Tiãozinho, Dino, Eustáquio,
Marquinhos, Quinha e Luiz Dedinho em Montes Claros quando da
conquista do título dos jogos da Fenabb no futsal em 1983

Quincão (em pé), Eustáquio, João Carlos, Mangabinha, Vitamina,
Dino e Quinha diante do Estádio Parque do Sabiá em Uberlândia

Mangabinha (camisa 3) e Eustáquio (10) em partida em Ituiutaba

Atualização: Com imenso prazer, recebi ontem, do meu grande amigo, parceiro e cracaço de futebol no Cruzeirinho, Ernani Coelho Prates, duas fotografias do time do Mescra, equipe de futebol de salão que fez história no cenário esportivo de Espinosa no final dos anos 70. Eu não possuía nenhum registro fotográfico desta turma boa de amigos e agora, com a providencial ajuda de Ernani, enriqueci ainda mais meu acervo. O meu muito obrigado ao meu amigo Nani! Eis as duas imagens:

Rachel, Ernani, Célia, Célio, Marquinhos (agachado), Tone Lacrau, Zé Alberto e Carlitinho

Getúlio Diniz, Ernani, Tu (Ricardo) e Silvinho; filha de Getúlio, Célio, Marquinhos e Zé Alberto