Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 20 de fevereiro de 2021

2609 - Clárisson Sena, o intrépido motoqueiro voador

Não são poucos os aficionados por motocicletas na nossa Espinosa. E não só os garotos e marmanjos, pois está aí o grupo "Furiosas Sobre Rodas ", das entusiasmadas meninas motoqueiras, que não me deixa mentir. E esta paixão pelo veículo de duas rodas não é de hoje, pois lá atrás Zé Patim e Getúlio Soares Cruz, por exemplo, já exercitavam sua paixão pelas motos. E tantos e tantos outros mais, como meu xará Eustáquio de Quincão, Marcão e Clovinho que adoram sair pelas trilhas da cidade e da região, seja na chuva ou na poeira seca, para praticar esporte e sentir o maior prazer em acelerar, subir rampa e fazer acrobacias em contato direto com a Natureza. 
Entre tantos desses apaixonados pelas motos, um espinosense merece um destaque especial, Clárisson Sena. Além de ser um expert na arte de dominar uma motocicleta, o cara era fera na coragem de enfrentar os mais perigosos desafios. Os cidadãos com mais de 30 anos devem se lembrar bem das suas peripécias ao guidom de uma moto na cidade. Dois desses desafios malucos foram um salto no lago da pedreira do Morro do Quem-Quem e outro sobre o famoso "Corte", assim chamado o talho realizado na rocha para a passagem da linha férrea no Bairro Alto São João. Ambos os eventos movimentaram a cidade, empolgando não só os amantes das motocicletas, mas toda a comunidade não muito acostumada a loucuras deste quilate. Eu não estive presente ao salto na lagoa da pedreira, mas estava em carne e osso no famoso "Pulo do Corte", um acontecimento extraordinário na época. Era o dia 18 de abril de 1993. Lembro-me bem que os dois lados do Corte estavam lotados de espectadores ávidos pelo desfecho do desafio de Clárisson em pular por cima da grande fenda, de moto, com o auxílio de uma rampa. Eu era um desses curiosos, com uma expectativa imensa sobre o final daquela tentativa perigosa de saltar uma distância considerável e sem maiores recursos de proteção nem para o piloto nem para os muitos observadores amontoados bem pertinho do local do evento. Mas para espanto e êxtase de todos, a "loucura" do nosso intrépido atleta foi muito bem realizada, quase sem contratempos, a não ser a queda causada pela quebra da parte dianteira da moto na aterrissagem. Mas, graças a Deus, Clárisson não se machucou e foi carregado sob aplausos e vivas da turma alucinada após a bem sucedida empreitada. Virou herói na cidade! E com razão!

Clárisson Sena à direita na imagem


Atualmente, onde Clárisson, destemida e competentemente, realizou seu voo espetacular diante da multidão boquiaberta, existe uma ponte sobre o "Corte" que une a Rua Veríssimo Cruz às avenidas Raimundo Tolentino e Doutor José Cangussu, onde todos podem atravessar em completa tranquilidade, sem a necessidade de executar façanha alguma. Abaixo, vocês podem ver os vídeos das proezas de Clárisson, mesmo com as imagens bastante ruins, além de fotografias do local nos dias de hoje.
Aonde estiver, espero que Clárisson esteja bastante saudável e ainda com o elevado espírito de aventura que o caracteriza. Saúde e boa sorte, Campeão!     
Um grande abraço espinosense.