Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

3028 - A Arte de Asher Brown Durand

Ninguém, em sã consciência, deve viver sem Arte e Cultura. No mínimo, terá sido um desperdício de uma existência desidratada, desinteressante e paupérrima. Infelizmente, há mentes vazias que não valorizam como deveriam as obras de arte que tanto prazer e emoção nos causam, desde a música até a pintura.
Descobri há pouco a arte do norte-americano Asher Brown Durand, gravador e pintor nascido aos 21 de agosto de 1796 em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ele faleceu aos 90 anos, no dia 17 de setembro de 1886, deixando um bonito legado de quadros magníficos. Aos 17 anos, o jovem Asher começou a trabalhar com o gravador Peter Maverick, aprendendo as belas artes da gravura em chapa de cobre e descobrindo o seu enorme talento que lhe valeria adiante o posto de sócio do patrão. Mas o rapaz queria mais e passou a frequentar a Academia Americana de Belas Artes para estudar e aprender mais sobre a pintura. A sua primeira pintura, "A Declaração da Independência", confirmou seu talento. Decidiu-se a montar o seu próprio negócio e tornou-se rapidamente o gravador mais bem sucedido da América, gravando inúmeros retratos e ilustrações de livros. Inquieto, largou tudo aos 38 anos de idade para se dedicar integralmente à pintura, viajando à Europa para aprender ainda mais com os mestres holandeses do século XVII e as pinturas de Salvator Rosa e Claude Lorrain. Suas pinturas de belas paisagens são encantadoras, interpretações magníficas da Natureza.



"A gente não quer só comida, a gente quer Comida, Diversão e Arte!", disseram, com toda propriedade, os Titãs Marcelo Fromer, Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho e Sergio de Britto Alvares Affonso. É isso!
Um grande abraço espinosense.


(White Mountain Scenery, Franconia Notch, N.H., 1857)

(High Point: Shandaken Mountains, 1853)

(Signing the Declaration of Independence)

(The Pedlar displaying his wares, 1836)

(Ariadne, ca. 1831-35)