Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 21 de março de 2021

2635 - O tocante "Rosa e Momo"

Aos aficionados por cinema da melhor qualidade, sobretudo aos que apreciam um bom drama, indico uma ótima produção cinematográfica italiana. O filme "Rosa e Momo" é dirigido pelo filho da protagonista, a mítica Sophia Loren, que após dez anos de afastamento das telas, retorna aos 86 anos com todo seu talento. Além da direção, o Edoardo Ponti assina em conjunto com  Ugo Chiti o roteiro, baseado no romance "La Vie Devant Soi" de Romain Gary, lançado com o pseudônimo Émile Ajar. O filme, de 1h34min, tem "La Vita Davanti a Sé" na denominação original, com o nome de "The Life Ahead" na língua inglesa. A mesma história foi filmada e lançada em 1977, com o nome de "Madame Rosa" ("La Vie Devant Soi"), estrelada pela atriz francesa Simone Signoret. Muito bem sucedido, este filme do diretor Moshé Mizrahi ganhou o Oscar de "Melhor Filme Estrangeiro" (1978) e o César de "Melhor Atriz" para Simone Signoret.



"Rosa e Momo" é muito lindo. O filme trata de assuntos pesados com uma delicadeza ímpar. Mas é quase inevitável deixar fluir rosto abaixo algumas lágrimas. A triste realidade dos menos afortunados é mostrada sem subterfúgios, mas com encantadora suavidade. A fita passeia por um amplo plano social: os meninos abandonados ainda pequenos, a dureza da vida das prostitutas, o preconceito contra os homossexuais e imigrantes, os horrores do holocausto. Mas fala também substancialmente sobre o amor, a força transformadora do amor. O elenco mostra boas atuações, com destaque especial para o jovem protagonista Momo, brilhantemente interpretado pelo Ibrahima Gueye.    

Elenco:
Sophia Loren - Madame Rosa
Ibrahima Gueye - Momo
Abril Zamora - Lola
Diego Iosif Pirvu - Iosif
Renato Carpentieri - Doutor Coen
Babak Karimi - Hamil
Massimiliano Rossi - Traficante de drogas

Além de toda a beleza do filme, a canção final, "Io Sì", criação conjunta de Laura Pausini, Diane Warren e Niccolò Agliardi, é uma maravilha. Interpretada pela cantora italiana Laura Pausini, ela foi indicada ao Oscar e irá disputar o prêmio de "Melhor Canção Original" com "Husavik" (Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga), "Hear My Voice" (Os Sete de Chicago), "Speak Now" (Uma Noite em Miami) e "Fight For You" (Judas e o Messias Negro). A mesma canção foi premiada com o Globo de Ouro há poucos dias na categoria "Melhor Canção Original". 
O filme, que certamente tocará seu coração, especialmente neste momento sombrio em que mais do que nunca precisamos exercitar o amor ao próximo, está disponível para ser visto desde 13 de novembro de 2020 na Netflix. Não deixe de ver.
Um grande abraço espinosense.