Cada vez que um filho de Espinosa se destaca no cenário econômico, cultural, educacional ou esportivo nacional, a minha alma se enche de orgulho e de incontida alegria. A presidente do TSE Cármen Lúcia, o goleiro Ivan, o meio-campista Leandrinho, entre outros espinosenses ilustres, só nos fazem sentir muitíssimo bem pelas suas trajetórias pessoais e profissionais. E felizmente mais uma filha de Espinosa se destaca em nível nacional no campo esportivo.
Trata-se de Ana Patrícia, filha da profissional da educação Eugênia Dolores e do comerciante e vereador João Batista Ramos, o João Moto. Ela foi convocada há poucos dias para a Seleção Brasileira de Vôlei de Praia na categoria sub-19 para a disputa do Circuito Banco do Brasil 2013 na cidade de Maringá, no Paraná. Patrícia apareceu jogando handebol nos JIMI, Jogos do Interior de Minas, quando foi descoberta pelo delegado de esportes Augusto, que a indicou ao competente treinador de voleibol Giuliano Sucupira, que a convidou para jogar em Betim. Há apenas quatro meses a atleta espinosense de 16 anos se dedica ao vôlei de praia, conseguindo se destacar pelo seu imenso potencial tanto no ataque quanto no bloqueio.
Fica aqui registrada a minha alegria e o desejo sincero para que a Ana Patrícia se desenvolva cada vez mais no cenário esportivo nacional e que continue a ser motivação e exemplo para que muitos mais jovens se envolvam com o esporte na cidade de Espinosa. Também é extremamente necessário que as autoridades responsáveis pela área esportiva em Espinosa se inspirem e se dediquem decididamente para investir forte em infraestrutura esportiva na cidade, para a criação de oportunidades de descobrimento de novos talentos. Como descobri-los se não há a mínima possibilidade de prática de esportes diversificados na cidade? Já passou da hora de o poder público implementar processos de inclusão da juventude em novos esportes como handebol, basquete, vôlei, atletismo etc, sem contudo deixar de investir em futebol e futsal. É o que todos desejamos.
À Ana Patrícia e sua família, a minha admiração e, certamente, a de todos os espinosenses.
Um grande abraço espinosense.