O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) está lançando uma campanha direcionada à preservação da vida, na tentativa de diminuir os assassinatos provocados por motivos fúteis ou por ações e reações impulsivas, que anualmente ceifam milhares de vidas em todo o país. Muitas das mortes de inocentes que inflam as estatísticas da violência no Brasil poderiam ser evitadas com um mínimo de reflexão e consciência da gravidade dos atos violentos e de suas graves consequências para todos os envolvidos. Desavenças entre casais, familiares, amigos, vizinhos, brigas no trânsito, traições amorosas, homofobia, conflitos raciais, religiosos ou futebolísticos são problemas que bem poderiam ser resolvidos de maneira mais racional e equilibrada, sem o uso do ódio e da violência, com muita calma, paciência e diálogo.
Assim, a campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude" pretende diminuir a ocorrência desses crimes que normalmente são perpetrados por pessoas sem antecedentes criminais em momentos de impulsividade, descontrole e intolerância.
"A
iniciativa faz parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança
Pública (Enasp) e conta com a parceria do Conselho Nacional de Justiça
(CNJ) e do Ministério da Justiça (MJ). De acordo com o Mapa da Violência 2012, divulgado pelo Ministério da
Justiça, foram registrados 49.932 homicídios no Brasil em 2010. O número
representa média de 26,2 assassinatos para cada grupo de cem mil
habitantes, o que coloca o país entre os mais violentos do mundo. Entre 1980 e 2010, as mortes de jovens com até 19 anos cresceram
mais de 370% no país." Fonte: cnmp.gov.br.
Para disseminar a campanha em todo o país, estarão participando dos filmes veiculados na televisão os atletas Anderson Silva, campeão mundial peso-médio do UFC; Júnior Cigano, campeão mundial
peso-pesado do UFC; Leandro Guilheiro, judoca bicampeão
olímpico e Sarah Menezes, judoca campeã olímpica em 2012, que, generosamente, aderiram
à iniciativa sem cobrar cachê. Mas além dos filmes, a campanha conta com jingles de reggae, rap e funk, anúncios em jornais e revistas, ações em mídias digitais e rede sociais e ainda um game. Algumas das mensagens da campanha são "Quem é da paz não briga", "A raiva passa. A vida fica" e "Sua
vida vale mais que qualquer briga".
Para o ano de 2013, está sendo produzida uma cartilha educativa, juntamente com o Ministério da Educação,
para distribuição aos professores das escolas brasileiras com orientações sobre
como tratar o tema da violência em sala de aula.
Passe essa ideia para a frente. Dissemine-a por todos os lugares onde você estiver. Compartilhe a harmonia e a paz. Que saibamos controlar os nossos instintos e resolver todas as nossas divergências e diferenças com muito respeito e diálogo. Give peace a chance. (Dê uma chance à paz - John Lennon).
Um grande abraço espinosense.