Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

3076 - Vai começar a Copa 2022!

Neste sábado, dia 20 de novembro de 2022, às 13 horas, no estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, as equipes da anfitriã Catar e do sul-americano Equador darão início à 22ª Copa do Mundo de Seleções da FIFA. A competição mais famosa do universo das seleções mundiais vai até 18 de dezembro, no Estádio de Lusail, em Doha, capital do Catar, quando saberemos quem será o grande Campeão, que sairá desta relação de 32 concorrentes, entre favoritos e zebras: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Camarões, Canadá, Catar, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, Holanda, Inglaterra, Irã, Japão, Marrocos, México, País de Gales, Polônia, Portugal, Senegal, Sérvia, Suíça, Tunísia e Uruguai. 
No país em que a modernidade estampada nos gigantes edifícios convive com o atraso comportamental, em que simples gestos de carinho como beijos ou o consumo de uma cerveja são proibidos, a Copa promete ser um espetáculo acessível para poucos privilegiados com muita grana. Os preços de hospedagem, alimentação e ingressos são estratosféricos, distantes dos cidadãos comuns que só poderão acompanhar a festa maior do futebol em suas casas ou nos botecos das cidades bem longe dali. Nada contra a gigantesca fortuna dos sheiks, mas dói na alma ver tamanha riqueza na mão de tão poucos, sendo gasta com coisas tão supérfluas enquanto milhões de pessoas passam fome no mundo, especialmente no nosso amado Brasil. Essa injustiça social me deixa indignado e triste.



A nossa Seleção estreará na Copa jogando contra a Sérvia no dia 24 de novembro, quinta-feira, às 16h. Depois a Seleção Brasileira enfrentará a Suíça no dia 28 de novembro, segunda-feira, às 13h, e Camarões, no dia 02 de dezembro, sexta-feira, às 14h.
Indubitavelmente, o time brasileiro chega à Copa com amplo favoritismo, com todos os seus melhores jogadores na melhor forma física, técnica e mental. Com ótimos e seguros goleiros, zagueiros experientes e vencedores, laterais de boa qualidade, meio-campistas sem genialidade mas muito eficientes e um ataque recheado de estrelas do futebol mundial, talentosos e rápidos atacantes, a equipe brasileira me parece a mais qualificada para levantar a taça de Campeão Mundial. Mesmo com alguns concorrentes de peso como Alemanha, Argentina, França e Bélgica, entre outros, acredito que a nossa Seleção se destacará na competição, passando com extrema facilidade pela fase de grupos, imagino com algumas goleadas sobre seus frágeis adversários, seguindo adiante nas fases eliminatórias com alguma dificuldade, mas com êxito pleno na decisão do torneio, trazendo de volta a alegria ao torcedor brasileiro após 20 longos anos de fracassos doídos.

Em pé: Alex Sandro, Bruno Guimarães, Casemiro, Fabinho, Bremer, Weverton, Ederson, Alisson, Eder Militão, Rodrygo, Pedro, Daniel Alves e Gabriel Martinelli. Comissão técnica: Luis Vagner, Ricard Sasaki, Guilherme Passos, Ricardo Rosa, Fabio Mahseredjian, Rodrigo Lasmar, Juninho Paulista, Ednaldo Rodrigues, Tite, Cléber Xavier, César Sampaio, Matheus Bachi, Taffarel, Thomaz Araújo e Bruno Baquete. Sentados: Everton Ribeiro, Danilo, Gabriel Jesus, Lucas Paquetá, Thiago Silva, Neymar, Marquinhos, Antony, Richarlison, Raphinha, Fred, Alex Telles e Vinicius Júnior.


Como não poderia deixar de fazer, vou tentar adivinhar o time titular para a estreia do Brasil na Copa 2022: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fabinho e Lucas Paquetá, Neymar, Richarlison e Vinícius Jr.  




Infelizmente, a euforia dos torcedores com a Seleção Brasileira já não é como outrora, muito por conta das convocações de jogadores que atuam distante do Brasil e da apropriação lamentável da camisa canarinho no cenário político. A poucos dias do início da Copa, não se vê nas ruas aquela empolgação que nos tomava o coração e nos entusiasmava tanto para torcer pela nossa Seleção. Uma pena!
Mas imagino que, quando a Copa começar, o nosso amor extremo pelo futebol nos embriagará de alegria e ânimo e nos fará soltar novamente o nosso grito de Brasil, Brasil, Brasil, empurrando com energias positivas os nossos jogadores em direção a mais uma conquista memorável.
Vamos em busca do hexa, Brasil! Eu, como bom atleticano, acredito!
Um grande abraço espinosense.