Pouco importa se foi em jogo amistoso, sem tanta importância e que não valia classificação, título ou prêmio em campeonato. O que vale é o ineditismo da proeza: vencer a fortíssima e arquirrival equipe de futebol feminino dos Estados Unidos da América em seus domínios, exatamente no Earthquake Stadium, em San José, Califórnia. Parabéns e meu respeito às nossas meninas do Brasil.
Há dez anos a Seleção Brasileira Feminina havia vencido pela última vez a Seleção Norte-Americana pelo placar de 3 x 2, em partida disputada no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), durante o Torneio Internacional de Futebol Feminino, em dezembro de 2014. A genial Rainha Marta marcou os nossos três gols. Antes disso, as meninas do Brasil haviam ganhado mais três partidas das americanas na história. A primeira delas aconteceu em 13 de dezembro de 1997, em um amistoso realizado no Estádio do Canindé, em São Paulo, com Roseli marcando o gol da vitória. A segunda conquista foi espetacular, uma vitória consagradora pelo placar de 5 x 0 no Maracanã completamente lotado durante a final feminina do futebol nos Jogos Pan-Americanos realizados no Rio de Janeiro. Na goleada histórica, brilharam Marta e Cristiane, com dois gols cada uma, e mais Daniela Alves, que completou o placar. Outra vitória sensacional veio em Hangzhou, na República Popular da China, onde a Seleção Brasileira Feminina goleou novamente as americanas, então favoritas e Bicampeãs Mundiais, por 4 a 0, na semifinal da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2007. Marta marcou dois gols. Leslie Osborne, contra, e a artilheira Cristiane completaram o placar do jogo.
O incrível triunfo brasileiro no futebol feminino aconteceu nesta quarta-feira, 9 de abril, no Earthquake Stadium, em San José, Califórnia, onde as nossas meninas fizeram bonito e venceram o confronto pelo placar de 2 x 1, com gols de Kerolin e Amanda Gutierrez. O resultado vem confirmar o belo e produtivo trabalho do treinador Arthur Elias. Dias antes, em outro amistoso de preparação realizado no sábado, 5 de abril, o Brasil havia sido derrotado pelas americanas por 2 a 0.
É óbvio que as norte-americanas são muito superiores às brasileiras no futebol feminino. O futebol feminino nos Estados Unidos há muito tempo recebe todo o apoio e condições para que suas atletas se desenvolvam o máximo possível, ao contrário do nosso que, absurdamente, foi até proibido por Lei em determinado momento, o que impediu as jovens meninas de aprenderem a jogar. Tal proibição causou um prejuízo gigantesco, um atraso monumental no desenvolvimento do esporte aqui no país, só há pouco tempo retornando com o devido suporte, assim mesmo ainda bastante insuficiente. Em 30 anos de confrontos, os Estados Unidos sempre mostraram a sua superioridade, vencendo 34 confrontos, enquanto as nossas garotas só ganharam cinco vezes, a última que é a primeira em terras americanas. Foram cinco empates.
Parabéns às nossas jogadoras, à comissão técnica e a todos os envolvidos neste projeto elogiável de colocar o Brasil no topo do futebol feminino mundial. Os resultados mais recentes provam que estamos no caminho certo. Que os responsáveis invistam mais e mais na melhoria das condições de trabalho das meninas para que elas tenham espaço e proteção para mostrarem os seus talentos com a bola.
Um grande abraço espinosense.