O nome já diz tudo: Edibar! O sujeito adora estar nos botecos da sua vizinhança para tomar seus goles. Esse é o engraçadíssimo personagem Edibar, criado pelo cartunista Lúcio Oliveira, nascido na cidade paranaense de Apucarana. As hilárias tirinhas do bebum mais espirituoso do mundo começaram a ser publicadas em 2007, no jornal "Tribuna do Norte" da cidade de Apucarana, e atualmente são publicadas diariamente na Folha de Londrina, no site Arena de Notícias e em mais uma dezena de jornais e revistas pelo país.
Edibar é um espécime não tão raro de se encontrar pelos botecos do país, a não ser pela brilhante perspicácia. Mulherengo, beberrão, irresponsável, desleixado, barrigudo, careca, gozador e como tantos, odeia a sogra (Dona Ana Conda) e tira sarro da "beleza" da esposa (Edimunda). Ele trabalha como motorista de um caminhão limpa-fossa e no tempo livre, está sempre tomando umas e outras (e muitas outras) geralmente ao lado do parceiro Zé Manguaça. Seu cachorro não poderia ter outro nome, senão "Gole".
Lúcio Oliveira tem como administradora do seu trabalho a sua esposa Gisele. Para a publicação das suas tirinhas é preciso autorização. Entrei em contato com ele através de e-mail, solicitando a publicação de algumas tirinhas aqui nesta postagem, mas não fui atendido. Ele pediu que entrasse em contato com Gisele e aí eu deixei para lá. Suas tirinhas divertidíssimas das estripulias do pau-d´água Edibar podem ser conferidas nos livros "Edibar e Turma", lançado em 2012 pela Editora Super News, e "Edibar - As Tiras Mais Engraçadas do Boêmio Mais Escroto dos Botecos", lançado pela Editora HQM, ou ainda neste link e neste outro link. Não deixem de dar uma conferida. Vale a pena. O personagem é por demais espirituoso e engraçado.
Um grande abraço espinosense.