Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

2046 - As novas Pastorinhas de Espinosa

Adoro a minha terra, Espinosa. O fato de morar em outra distante cidade, levado inapelavelmente pelas correntezas do destino, impede-me de aprofundar muito mais na pesquisa e divulgação de tudo o que há e acontece de melhor na educação, na cultura e no cotidiano da nossa gente batalhadora pelo pão de cada dia. Acompanho de longe o que acontece por lá, mesmo com o acesso reduzido, e me encanto com algumas iniciativas maravilhosas de educadores dedicados e criativos na disseminação da cultura e na restauração das tradições humanas. 
Assim é que, através do Facebook, tomo conhecimento das muitas novidades e eventos culturais realizados na cidade de Espinosa nos últimos tempos. A última ótima notícia de que tomei conhecimento foi o resgate das Pastorinhas, através do projeto "Resgatando a tradição das Pastorinhas na cultura popular de Espinosa", realizado pelo corpo docente da Escola Estadual Virgínio Cruz, sob a competente direção da diretora Eugênia Dolores. São 60 alunos participantes, com 45 meninas Pastorinhas e mais 15 alunos que representam personagens das cantigas populares. A velha tradição cultural que foi introduzida no Brasil pelos jesuítas no século XVI, conforme historiadores, pretende mostrar representações folclóricas de canto e dança em homenagem ao nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo, geralmente através das meninas em seus trajes coloridos de azul e vermelho. 
Recentemente, a diretora Eugênia Dolores e suas alunas, estiveram espalhando alegria, beleza e cultura pelas ruas da cidade, além de visitar e prestar homenagens a figuras importantes da nossa cidade. Umas dessas visitas foram realizadas na minha eterna Rua Coronel Domingos Tolentino, a Rua da Resina, nas residências das irmãs Wanda, Lilia e Neide Lopes e também na da minha sempre Mestra Dona Nair Meira.
Se Eugênia Dolores já recebe todo o nosso carinho por ser a mãe da nossa Menina de Ouro do vôlei de praia, Ana Patrícia, a Pathy, merece ainda mais aplausos pela brilhante iniciativa no resgate das nossas perdidas tradições culturais. Aplausos e elogios que se estendem para suas alunas e os demais servidores da Escola Estadual Virgínio Cruz. 
Não desanimem! Continuem nesta luta árdua e nem sempre valorizada e na busca do engrandecimento da educação e da cultura no nosso país. Parabéns a todos!
Um grande abraço espinosense.