Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 24 de julho de 2015

1304 - O Dia do GALO mais amado do mundo

Hoje é um dia de especial importância para os milhões de fanáticos atleticanos espalhados pelo mundo. Há exatamente dois anos, no dia 24 de julho de 2013, a Massa Atleticana enlouquecia de prazer e contentamento ao testemunhar a conquista, pela primeira vez na história do Atlético, do título da Copa Libertadores da América.
E como foi emocionante! E como foi sofrido, como é praxe na gloriosa trajetória do Clube Atlético Mineiro, desde a sua fundação em 25 de março de 1908. Mas foi bom demais! Bom nada, foi ótimo, excelente, encantador, incrível, excepcional, maravilhoso, inebriante, sensacional, espetacular, grandioso, extraordinário, fabuloso, fenomenal, inacreditável, inédito, inimaginável, ou para encerrar os adjetivos, inesquecível. Tão inesquecível que virou filme, um documentário produzido pelo Cris Azzi e pelo Luiz Felipe Fernandes, que mostra os bastidores da vida de 10 apaixonados atleticanos naquela data extremamente feliz.
O filme estreou em Belo Horizonte, Sete Lagoas e Uberlândia e também já está em cartaz em Montes Claros, no Shopping Ibituruna, com sessões às 19h30 e 21h30.
Ah, segunda-feira vou estar lá. Vou vestir uma das camisas do meu GALO e reviver a emoção de ganhar a América, com toda a felicidade do mundo de poder assistir novamente as jogadas de Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Tardelli, Réver, Leonardo Silva, Marcos Rocha, Luan, Pierre, Richarlyson, Josué, Jô, Víctor e cia. ltda. Certamente vou rir, chorar, pular, gritar, me emocionar, pois só quem é atleticano é que sabe esse sentimento arrebatador que nos sacode a alma e o coração. 
Um grande abraço espinosense.



1303 - Lendo e aprendendo

Bem de manhãzinha, depois de acordar, é hora de acessar a Internet para ficar antenado sobre o que está acontecendo neste nosso mundo tão lindo, tão vasto, tão surpreendente e meio louco. Em meio às notícias de problemas na economia, confusões no futebol e baixarias no mundo das "celebridades", eis que uma triste notícia me chama a atenção. A morte de uma professora após a realização de uma cesárea na cidade de São Carlos (SP). Ela havia tentado dias antes ter o bebê através de um parto humanizado em casa, com acompanhamento de uma doula, mas as coisas não funcionaram bem e em seguida a cesárea foi necessária, com resultado trágico para a genitora. Apesar do falecimento da mãe, o bebê passa bem.
À parte a tristeza pelo acontecimento, a reportagem me deu oportunidade de aprender mais uma palavra que jamais tinha escutado, "doula". Imediatamente fui pesquisar na Web (hoje é tão fácil, né?) e descobri que uma doula "(pronúncia: duːla) é uma assistente de parto, com ou sem formação médica, que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem estar da mulher", conforme a Wikipedia. 
A "doula", palavra grega que significa "mulher que serve", nada mais é que alguém que faz o mesmo trabalho das antigas e tão importantes parteiras, com o incremento de mais algumas funções. Além do suporte físico e afetivo na hora do parto, com aplicação de técnicas de relaxamento e posicionamento, elas apoiam emocionalmente as mamães durante toda a gestação até depois do nascimento da criança. 
Nosso país, absurdamente, tem o mais alto índice de cesarianas do planeta, com nada menos que 84% dos partos na rede privada sendo feitos através de cesáreas, enquanto que na rede pública a taxa é de 40%. Para se ter ideia da inconsequência desse cenário, o recomendado pela OMS - Organização Mundial da Saúde é de 15%. É a poderosa indústria do nascimento. 
Recentemente a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criou uma resolução dando direito às mulheres de solicitar aos planos de saúde os percentuais de cirurgias cesáreas e de partos normais por estabelecimento de saúde e por médico, procedimento adotado com sucesso nos Estados Unidos. É uma tentativa de coibir os excessos cometidos no país. Muitos especialistas até contestam a velha máxima de que "uma vez cesárea, sempre cesárea", e declaram ser possível às mulheres dar à luz de forma natural mesmo após ter se submetido à uma cesárea, com resultados amplamente positivos. 
Se não há risco para a mamãe nem para o bebê, entendo ser o parto normal o caminho mais prático e natural para que os novos habitantes do planeta venham com saúde e alegria nos fazer companhia. E que oportunidades para aprender novas palavras como "doula" continuem aparecendo para que eu diminua a minha imensa ignorância. Como dizem ter dito Sócrates, "só sei que nada sei". 
Um grande abraço espinosense.

Quadro "A Parteira", de Pedro Rafaél González Chavajay, 1996

1302 - O World Trade Center está novamente de pé

Um vídeo de pouco mais de 2 minutos, usando o recurso do time-lapse, com cerca de 30 mil fotografias de Benjamin Rosamond, mostra a construção do One World Trade Center, em Nova York, Estados Unidos no local onde ficavam as Torres Gêmeas, derrubadas por aviões em um atentado terrorista realizado pela Al Qaeda em setembro de 2001.



O projeto do novo prédio é assinado pelo escritório Skidmore, Owings and Merrill (SOM) e tem 104 andares, os três últimos tomados por um mirante que oferece uma vista extraordinária de Manhattan a 381,25 metros de altura. No prédio foram instalados 71 elevadores que levam 45 segundos para ir até o topo. O One World Trade Center é o edifício mais alto do hemisfério ocidental e o quarto mais alto arranha-céu do mundo, com novos padrões de design e construção. O segundo vídeo mostra detalhes do observatório localizado nos três últimos andares, que proporciona uma visão magnífica das redondezas, incluindo a Estátua da Liberdade, o Empire State Building e as pontes de Manhattan e do Brooklyn. Uma verdadeira maravilha da engenharia e da engenhosidade do homem.
Um grande abraço espinosense.





Algumas imagens da Ilha de Manhattan a partir do WTC