Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 10 de outubro de 2020

2519 - Os estraga-prazeres

O objetivo fundamental do esporte mais amado de todo o mundo, o futebol, é indiscutivelmente o gol. É com a bola ultrapassando totalmente a linha da meta adversária, na maioria das vezes balançando as redes, que se desencadeia o orgasmo coletivo na torcida que libera o clímax de alegria no coração e alma dos apaixonados torcedores. 
Habitualmente, o personagem principal da árdua tarefa de impedir que essa explosão de alegria e prazer se estabeleça nos estádios é o goleiro, o arqueiro, o guarda-redes ou o goalkepper, em suas várias denominações. Entretanto, em algumas ocasiões extrardinárias, mesmo com o goleiro já completamente batido no lance, eis que surge como o salvador da pátria um zagueiro ou um outro jogador, que consegue, em lance espetacular, sufocar o grito de gol da torcida rival. 
Um vídeo que encontrei dias atrás na Internet nos oferece alguns exemplos incríveis de situações em que gols foram evitados com atuação impecável de alguns atletas determinados, aguerridos, corajosos e obstinados. Apreciem!
Um grande abraço espinosense.   


2518 - O astro da viola caipira Marcus Biancardini

Nem sempre o que faz mais sucesso no universo gigantesco da música mundial é sinônimo de qualidade musical. Artistas de extraordinária criatividade e talento, por conta de vários fatores, não conseguem espaço nas gravadoras, na aceitação do seu trabalho e na divulgação na mídia, enquanto outros de qualidade ruim ou duvidosa ganham os holofotes, brilham nas paradas de sucesso e tornam-se milionários. Assim é a vida de muitas pessoas também em outras áreas do conhecimento e da arte. A Justiça nem sempre existe e acontece nesse mundo terreno.
Foi esta a conclusão que confirmei ao descobrir no You Tube a performance estupenda do violeiro Marcus Biancardini. O rapaz é de Goiânia, filho do professor e físico Maurício Biancardini e da fonoaudióloga Elizabeth Reis Esselin, nascido aos 25 de outubro de 1978. De tanto ouvir violeiros tocando nas fazendas da família no interior de Goiás, ele se interessou pela coisa e aos 15 anos decidiu aprender a tocar o instrumento que ganhou de presente e que acabou o encantando: a viola caipira. Foi estudando os grandes mestres, sobretudo Renato Andrade e Tião Carreiro, que aprendeu a tocar de forma esplêndida. E não ficou por aí, explorando também outras vertentes musicais onde se destacam os instrumentos de cordas. Marcus dedicou-se aos estudos e se formou em Administração de Empresas, mas a paixão pela viola falou mais alto, e ele escolheu o caminho da música.

    
Um de seus trabalhos disponíveis para compra através do seu site "http://www.marcusbiancardini.
com.br/", os volumes I e II do álbum "Viola de Gravata", oferecem uma viagem musical mágica através dos acordes e harmonias dedilhadas magnificamente em sua viola pelo Marcus Biancardini. 
São músicas clássicas de uma abrangência prazerosa, indo de "Tristeza do Jeca" a "Luar do Sertão"; de "Menino da Porteira" a "Chalana"; de canções de sua autoria a estandartes de compositores consagrados da MPB como Chico Buarque, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, como também composições de Beethoven, Mozart e dos Beatles. Todo esse tesouro sendo extraído do som inconfundível da encantada viola caipira. Marcus tem gravados outros discos: "Histórias de Viola" e "Viola de Natal" e um DVD denominado "Dois de Cordas", este em que é acompanhado pelo violonista Jairo Reis e toca uma série de canções de música erudita, caipira, popular, pop e internacional. 



Músicas dos CD "Viola de Gravata I e II":
01) Andaluzia
02) Pingo D´Água/Poeira/Serafim/Serrinha
03) Guerreira
04) Polca Caipira
05) Regresso
06) Da Espanha ao Paraguai
07) Toada Cabocla
08) Viola de Gravata II
09) Tempestade e Bonança 
10) Saudade de Minha Terra/Galopeira/Goia/Belmonte/Ocampos
11) Diálogo das Cordas
12) Palhoça
13) Viola Caipira ou Harpa Paraguaia
14) Volta ao Mundo
15) Salamanca
16) Canto das Cordas
17) Thalizia
18) Taperas
19) Pagode Caipira
20) Paragens
21) Agreste
22) Viola de Gravata
23) Guarânia do Serrado
24) Polca Medieval
25) Chapadão
Espero que esse tamanho talento do Marcus Biancardini, "expert" autodidata na viola, não fique escondido sem que milhões de apreciadores de boa música o conheçam e o aplaudam como ele merece.  
Um grande abraço espinosense.