Neste mundo lindo e maravilhoso em que imperam a ganância, a injustiça e a canalhice, com a maligna e podre utilização da mentira como arma de guerra e poder, também há, felizmente, espaço para a aplicação da tecnologia em favor de algo positivo, mesmo que isto necessite de sensatez, regulamentação e prudência. É que já não se pode reprimir, renegar e rejeitar o poder da tecnologia, é extremamente necessário controlá-la e regulá-la em condições ideais para o bem da humanidade, sem prejuízos para os criadores de arte.
Assim é que já existem bandas fictícias geradas por IA, com álbuns inteiros criados nos mais variados estilos musicais. O canal do YouTube "Roll & Toast Records", por exemplo, criou algumas bandas fictícias, uma delas intitulada "Os Porretas", especializada em música brasileira instrumental. É tudo invenção da IA, mas muita gente inocente pode acreditar que ela, a banda, realmente existe, dada a boa qualidade musical das canções. "Os Porretas", na historinha criada para defini-los, é uma banda formada em Salvador (BA), formada pelos personagens Doquinha (violão e órgão), Dudu Farofa (guitarra rítmica e órgão), Bira Calango (baixo) e Nico Doideira (bateria e percussão). Eles fazem um som unindo Jovem Guarda com o swing do Samba-Rock, com pitadas de Rock Psicodélico inseridos após uma viagem pelos Estados Unidos, passando pelas cidades de São Francisco e Los Angeles, onde foram influenciados pelo clima musical local.
Lezzetli Duman, Los Porritos, Atemweg, Rocky Santero, The Tie-Dye Surfers e até Robertus Carlo, são algumas das bandas e artistas solos criados pela mente criativa dos caras da "Roll & Toast Records", nos mais variados estilos musicais.
O que me surpreende, intriga e preocupa é que, sim, é impressionante, interessante e divertido ver e ouvir tanta música criada pela Inteligência Artificial, mas de maneira alguma imagino que esta onda envolvente e irrefreável da criação das máquinas computadorizadas deverá nos tirar a vontade, o privilégio e o prazer de apreciarmos música humanamente produzida por verdadeiros artistas de carne e osso e sentimentos.
Um grande abraço espinosense.
