Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 14 de agosto de 2018

2027 - A quase centenária Guanambi

Falta apenas um ano para que a dinâmica e progressista cidade baiana de Guanambi chegue ao seu centenário de fundação. Neste dia 14 de agosto de 2018 a cidade completou seus 99 anos de existência, desde que a sede do Arraial de Beija-Flor (ou Bela-Flor) foi elevada à categoria de Vila através da Lei Estadual nº 1.364, de 14 de agosto de 1919, criando o município de Guanambi, se desmembrando da cidade de Palmas de Monte Alto. O nome Guanambi, em tupi-guarani, significa beija-flor.
O lugar às margens do Rio Carnaíba de Dentro começou a ser povoado por volta do ano de 1870, por conta do senhor Joaquim Dias Guimarães, proprietário da Fazenda Carnaíba, ganhando a denominação de Beija-Flor sob a proteção de Santo Antônio, ainda pertencente ao território de Palmas de Monte Alto. A instalação efetiva do novo município se deu em 1º de janeiro de 1920, quando Balbino Gabriel de Araújo Cajaíba tomou posse como o seu primeiro intendente.  



Atualmente Guanambi conta com três distritos: Ceraíma, Morrinhos e Mutans. A cidade localiza-se a 796 km da capital do estado, Salvador, e se limita com os municípios de Caetité, Igaporã e Matina (ao Norte); Candiba e Sebastião Laranjeiras (ao Sul); Caetité e Pindaí (ao Leste) e Palmas de Monte Alto (ao Oeste). Está interligada pelas rodovias BR-030, BA-262 e BR-324. Possui uma área de 1.301,80 km², uma altitude de 525 metros, um clima quente e seco e situa-se na bacia do Rio São Francisco, tendo por perto a Serra do Espinhaço na direção de Caetité. O maior complexo eólico da América Latina está concentrado em suas terras e nas das cidades vizinhas de Caetité e Igaporã. A população aproximada é de 86.808 habitantes, conforme o IBGE (2017).
A cidade de Guanambi tornou-se um importante polo comercial, agrícola, de saúde e educacional, atendendo a população de toda a região. Conta com várias universidades públicas e privadas, com cursos presenciais e à distância como Medicina, Administração, Direito, várias Engenharias e Biologia, entre outras. Conta com o Estádio 2 de Julho, o Coelhão, onde jogam seus times Clube Esportivo Flamengo e Guanambi Atlético Clube. No Bairro Belo Horizonte está localizado o Aeroporto Municipal, com capacidade de atender aeronaves de pequeno e médio portes.


     
Para comemorar o aniversário da cidade, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer promoveu vários eventos durante a semana na cidade e na zona rural, com oficina de arte em couro, Feira de Artesanato, Corrida do Suruá, abertura do Campeonato Municipal de Futebol, Abertura do Campeonato de Futsal entre bairros, lançamento de livro, cavalgadas, shows musicais e outras atrações culturais.    
Assim como outras cidades circunvizinhas de Espinosa, Guanambi é como uma cidade-irmã nossa, contando com todo o nosso carinho. Assim sendo, nada mais justo que desejemos à toda sua população os nossos parabéns pela data comemorativa de 99 anos de vida. Abraços especiais aos meus amigos Salvo Freire e Paulo Tito Cotrim de Sá, guanambienses de alma e coração.
Viva Guanambi!
Um grande abraço espinosense!





Beija-flor da Bahia
Zeu Azevedo

Quem nasce em Guanambi
É beija-flor da Bahia
E cheira flor todo dia
Calor do sol irradia
Tanto amor e alegria (Bis)

Voa beija-flor e vai levar essa canção que eu fiz pra ela
Diga meu amor que eu sinto tanta falta do cheirinho dela
A tua cor, tua magia, de manhãzinha quando eu abro a janela
E no final do dia com o sol da tarde você fica bem mais bela
E toda vez que eu chego aqui só de te ver me faz sorrir
E todo filho que partir vai te levar por onde ir
Faz tanto tempo que eu saí pra trabalhar noutro país
Mas conto os dias para voltar pois só você me faz feliz


Guanambi
Lete Rocha

Quem não me conhece, já ouviu falar
Quem vem não me esquece, de saudade quer voltar
Vem pra ficar, vem pra morar

Sou do Sertão, dos capulhos de algodão
Sou cenário de artista, sou cultivo do feijão
Gorutuba é patrimônio, viva a festa de São João
Guanambi, terra querida, tem respeito à tradição
Santo Antônio padroeiro, dá a sua bênção

Beija, beija, beija-flor
Porque se não beijasse, não seria beija-flor
Guanambi pássaro livre desse Sertão produtor

2026 - Formatura de Andrezza Miranda Tupy

Não só os jovens estudantes da minha terra é que me dão alegria e orgulho. Jovens de outras plagas também, com suas vitórias e conquistas resultantes da sua firme dedicação aos estudos. É o caso da jovem Andrezza Miranda Tupy, filha dos meus queridos amigos não espinosenses Anny Kássia Miranda e Maurício Demétrius Grama Tupy. Ela acabou de concluir seu curso superior de Odontologia pela FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste, campus da excelente cidade baiana de Vitória da Conquista. Maurício e Anny moraram por algum tempo em Espinosa, quando ele trabalhou por lá como gerente-geral da agência do Banco do Brasil nos anos 90. Foi nesta época que nos conhecemos e nos tornamos amigos fiéis, verdadeiros e eternos. Com esse profundo vínculo de amizade, não poderia deixar de estar presente na formatura de sua filha Andrezza e foi o que ocorreu no primeiro final de semana de agosto.



No dia 2 de agosto, na Igreja do Bom Jesus, foi realizado um culto ecumênico. Surpreendeu-me positivamente a opção, pelos formandos, por uma cerimônia conjunta, presidida por um cônego da Igreja Católica, o Zezinho, e um pastor evangélico, o João Batista. Uma decisão a ser elogiada e copiada, pois o Deus de todos nós é um só, cultuado de maneiras diferentes, mas um único e poderoso Criador que prega a paz e o amor, não o ódio e a intolerância.
No dia seguinte, sexta-feira, foi a vez da cerimônia de Colação de Grau dos formandos, lá chamados de concluintes. O concorrido evento ocorreu nas espaçosas, bonitas e aconchegantes dependências do Mediterrâneo, situado na extensa Avenida Juracy Magalhães. No noite do sábado foi a vez de alguns formandos e seus familiares e amigos comemorar com muita bebida, comida, animação e música. Interessante a forma diferente com que os baianos de Conquista organizam as suas festas de formatura, arrumando os espaços dos convidados em "ilhas" separadas por cadeiras. Realmente muito interessante.



Aos pais de Andrezza, Anny e Maurício, as minhas felicitações pela clarividência em apoiar e direcionar os filhos no caminho da educação e da cultura. E mais ainda os nossos sinceros agradecimentos pelo tratamento deveras carinhoso de todos por nós todo o tempo. Que Deus os abençoe e os recompense fartamente de graças divinas.
A Andrezza, a nossa imensa alegria por vê-la concluir seu curso superior, uma conquista brilhante, e o desejo de que sua trajetória pessoal e profissional se dê em um ambiente de paz e harmonia, com muito sucesso e boa sorte, jamais se esquecendo dos ensinamentos dos pais e dos professores da faculdade no sentido de visualizar os pacientes sobretudo como seres humanos, dignos de atenção e cuidado. Isso e mais honestidade, humildade, carinho, respeito e ética sem moderação.
Que Deus esteja sempre ao seu lado!
Um grande abraço espinosense.