Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 27 de abril de 2020

2402 - Parabéns, Mamonas!

Hoje é dia de comemorar os 28 anos de emancipação política de Mamonas, nossa querida cidade-irmã. Infelizmente, por conta da pandemia do Coronavírus, imagino que nenhum evento especial deva ser realizado pela administração do prefeito Idalino Celestino de Carvalho para reunir os cerca de 6.500 habitantes da cidade em festa e comemoração. Uma pena!
Mamonas, o distrito que se desmembrou de Espinosa em 27 de abril de 1992, após uma longa luta de muitos de seus filhos, especialmente meu colega e amigo Ailton Neres de Santana, o Mamoninha, transformou-se rapidamente em uma cidade estruturada e com uma ótima opção de lazer, com a bela Lagoa do Aconchego.
Em sua curta história de apenas 28 anos de liberdade administrativa, Mamonas percorreu o seguinte caminho. O distrito foi criado pela Lei nº 2.911, de 25-09-1882, com o nome de Santo Antônio de Mamonas, pertencendo ao município de Boa Vista do Tremedal, atual Monte Azul. Na divisão administrativa de 1911, Santo Antônio de Mamonas apareceu como um dos 8 distritos que compunham o município de Boa Vista do Tremedal. Mas através da Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923, foi criado o município de Espinosa e o distrito de Santo Antônio de Mamonas passou a integrá-lo, com o nome simplificado para Mamonas. Em 27-04-1992, através da Lei Estadual nº 10.704 foi criado o novo município, com território desmembrado do de Espinosa. (Fonte: https://cidades.ibge.gov.br). Em outras fontes há informações de que o distrito pertenceu também a Grão Mogol e Rio Pardo de Minas.
Os meus cumprimentos a todos os irmãos mamonenses pelo aniversário da sua aconchegante e acolhedora cidade, sempre sob a proteção de Santo Antônio, o seu padroeiro. 
Um grande abraço espinosense.