Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

2242 - A praia do nosso Rio Verde Pequeno

Uma das mais prazerosas opções de lazer da nossa amada Espinosa é, indiscutivelmente, aproveitar a beleza da Natureza. Desde que me entendo por gente, desfrutar das águas, areias e sombras das margens dos nossos rios sempre foi um presente dos céus. E o melhor, tudo de graça neste mundo tão capitalista! 
Consegui com meu colega-parceiro-amigo-irmão Carlos Sebastião Ferreira, o Tiãozinho, acesso a imagens contidas em uma velha fita VHS. Lá estavam imagens captadas no ano de 1990 do Rio Verde Pequeno em um domingo, provavelmente. Na areia, ainda sem poluição, ou nas águas limpas do rio que separa a nossa Minas Gerais da querida Bahia de todos os santos, algumas famílias se distraíam com suas crianças pequenas brincando por perto, em completa descontração e alegria. Outros se divertem bebendo, pescando, conversando ou brincando de dupla com gols improvisados de madeira. A paz é flagrante. A harmonia é completa. A diversão é genuína, com a interação dos seres humanos amplamente tranquila e sossegada com a Natureza.
O Rio Verde Pequeno, assim como os outros rios da nossa cidade, é um tesouro de valor inestimável que merece ser preservado, com a participação de todo mundo. Guardo na memória, com imenso carinho, os numerosos momentos de prazer e alegria que vivi usufruindo livremente das benesses divinas que são os nossos rios. Hoje, infelizmente, por conta da imbecilidade e estupidez humanas, esses tesouros estão sendo sistematicamente atacados, danificados, devastados, poluídos. Uma lástima!
Mais do que nunca, é preciso que urgentemente, antes que seja muito tarde, nos conscientizemos da necessidade de mudarmos as nossas atitudes arcaicas, equivocadas e maléficas ao meio ambiente, sob pena de condenarmos as futuras gerações a um cenário desolador e catastrófico.  
Um grande abraço espinosense.