Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 24 de março de 2016

1489 - Descanse em paz, craque da bola Johan Cruyff!

O mundo do futebol está de luto com o falecimento hoje, dia 24 de março de 2016, de um dos melhores jogadores de toda a história, Cruyff. 
Nascido na Holanda, na cidade de Amsterdã, aos 25 de abril de 1947, Hendrik Johannes "Johan" Cruyff encantou o mundo da bola, com seu toque refinado, com sua visão espetacular de jogo, com sua noção de espaço, com sua obediência tática, com sua extrema qualidade técnica, com a sua facilidade em organizar o jogo, comandar os companheiros e atacar e defender com maestria. Foi o líder daquela máquina de jogar bola, de maneira cativante, que ficou eternizada como o Carrossel Holandês, sob o comando técnico de Rinus Michels, na Copa do Mundo de 1974.
Fez sucesso estrondoso como jogador no Ajax e, posteriormente, no Barcelona. No Ajax conquistou oito Campeonatos Holandeses e três Copas dos Campeões da Europa seguidas, entre outros títulos. No Barcelona foi Campeão Espanhol em 1973/74 e ganhou a Copa do Rei em 1977/78. Como treinador do Ajax, ganhou duas Copas dos Países Baixos e uma Recopa Europeia. No Barcelona conquistou quatro Campeonatos Espanhóis e uma Copa dos Campeões da Europa em 1991/92, entre outros.
O futebol fica muito mais pobre com a perda de mais uma lenda do esporte mundial.
Um grande abraço espinosense.



1488 - Domingo é dia de clássico!

Será em um horário inusitado o grande clássico da fase de classificação do Campeonato Mineiro de 2016. Atlético e Cruzeiro se enfrentarão debaixo do sol forte e escaldante das 11 horas da manhã de domingo, 27 de março, no Estádio Independência. A vitória de qualquer dos dois resultará na primeira posição na tabela de classificação, e se mantida até o final, dará a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols na semifinal e na final. O Cruzeiro continua em primeiro lugar mesmo se empatar, enquanto que ao Atlético só resta a vitória para alcançar a liderança. Após o clássico restarão apenas duas partidas para cada time na fase inicial. O Cruzeiro enfrentará ainda o Guarani, dia 3 de abril, no Mineirão; e o Boa Esporte, dia 10 de abril, no Estádio Dilzon Melo, em Varginha. Já o Atlético terá pela frente o Villa Nova, dia 2 de abril, no Mineirão; e o Tricordiano, dia 10 de abril, no Independência.
O primeiro encontro entre os dois gigantes do futebol mineiro neste ano já causa muita ansiedade, muito em virtude da impossibilidade de se prever o que pode acontecer, sem nenhum favoritismo para qualquer lado neste momento, em que os desfalques desfiguram os times, em especial o Atlético, que está sem poder contar com nove jogadores, alguns deles fundamentais para o bom desempenho da equipe.  
O Cruzeiro não poderá contar com os jogadores Alisson, convocado para a Seleção Olímpica do Brasil, e o meia De Arrascaeta, convocado para defender a Seleção Uruguaia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, além dos lesionados Dedé, Willian, Marcos Vinícius e Judivan.
No Atlético a situação é bem mais complicada. Nada menos que nove jogadores estarão ausentes. Estão lesionados Víctor, Carlos, Patric, Dátolo e Giovanni, este último depois de sofrer fraturas na face no último jogo, em uma dividida com o atacante Vinícius Kiss, do Tupi. Giovanni foi submetido a uma cirurgia e passa bem. Cazares e Erazo foram convocados para defender a Seleção Equatoriana nas Eliminatórias. E por fim, estarão de fora também, Douglas Santos e Clayton, ambos convocados para a Seleção Olímpica Brasileira. 
O Atlético vem de uma difícil vitória sobre o Tupi, por 3 x 0, gols de Lucas Pratto e de Robinho (dois). O placar não espelha o que foi o jogo, muito disputado e com chances de gols para ambos os times, com uma excelente partida do goleiro Giovanni, que acabou saindo machucado após uma defesa arrojada nos pés do atacante adversário. 
O Cruzeiro, também com dificuldade, venceu o Villa Nova pelo placar de 3 x 2, com gols de Gabriel (contra), Rafael Silva e Bruno Rodrigo para o time celeste e Fábio Júnior e Mancini para o time de Nova Lima.
As prováveis escalações para o grande clássico do domingo de Páscoa:
Atlético: Uilson; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Tiago e Carlos César; Júnior Urso, Rafael Carioca, Hyuri e Luan: Robinho e Lucas Pratto.
Cruzeiro: Fábio; Fabiano, Manoel, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Henrique, Marciel, Romero e Ariel; Pisano e Rafael Silva.
A esperar, como sempre, um jogo nervoso, tenso, disputado palmo a palmo, com muita briga pela bola, muitas faltas, chances de gol de lado a lado e, como nunca vai faltar, algumas polêmicas na arbitragem. Que possamos assistir a um bom jogo de futebol, disputado com garra e vontade, mas dentro das regras do jogo, com respeito mútuo entre os jogadores e comissões técnicas. A nós, torcedores, a tranquilidade e o equilíbrio para respeitar os adversários, mantendo um clima de muito respeito, harmonia e paz. E que vença o time que jogar melhor!


Na Libertadores, o Atlético tem ainda duas partidas para confirmar a sua classificação para a fase de matas-matas. Enfrenta, em 6 de abril, às 21h45, o Independiente Del Valle. No dia 14 de abril, é a hora de enfrentar o Melgar no Independência, às 19h30, para fechar a fase de grupos.  
Um grande abraço espinosense e muita paz não só no clássico, mas em todos os momentos das nossas vidas.


1487 - Mount Rushmore, a magnífica obra de Gutzon Borglum

A imagem é realmente impressionante. Esculpidos na montanha, estão os rostos de quatro ex-presidentes dos Estados Unidos da América: George Washington, o primeiro presidente dos EUA (presidente de 1789 a 1797), Thomas Jefferson, autor da Declaração da Independência (1801 a 1809), Abraham Lincoln (1861 a 1865) e Theodore Roosevelt (1901 a 1909). O Mount Rushmore localiza-se em Keystone, no Condado de Pennington, na Dakota do Sul.
O gigantesco monumento foi inicialmente idealizado em 1923 pelo historiador Doane Robinson com a intenção de homenagear figuras do Velho Oeste, mas acabou sendo mudado para prestar tributo a quatro grandes nomes da história americana. A obra iniciada em outubro de 1927 só foi finalizada em outubro de 1941, após 14 anos de intensos trabalhos, inclusive de explosões com dinamite do duro granito da montanha. 
É uma das mais conhecidas atrações turísticas dos Estados Unidos, com cerca de três milhões de visitantes a cada ano. O Mount Rushmore Memorial Nacional, lá lotado, funciona o ano inteiro, sete dias por semana, com exceção do dia do Natal, 25 de dezembro, quando é fechado à visitação. Os meses com maior visitação de turistas são junho, julho e agosto.
O pintor e escultor John Gutzon de la Mothe Borglum, nascido em Bear Lake, Idaho, em 25 de março de 1867, foi o responsável por desenhar, esculpir e comandar cerca de 400 homens na escultura dos gigantescos rostos de 15 a 21 metros de altura, sem que nenhuma vida tenha sido perdida no processo, apesar dos extremos riscos de se esculpir a uma altura de 150 metros na parede da montanha. Os operários trabalharam apenas com antigos instrumentos de engenharia, marretas e martelos, com um aproveitamento admirável. 
Borglum permaneceu com dedicação contínua ao projeto até a sua morte em 6 de março de 1941, na cidade de Chicago, após a realização de uma cirurgia. Ele foi enterrado no Forest Lawn Cemetery em Glendale, Califórnia. A obra foi finalizada pelo seu filho, Lincoln Borglum. Em 15 de outubro de 1966, o Mount Rushmore foi incluído no Registro Nacional de Lugares Históricos. Em 1998, o memorial ganhou uma ampla reforma, que durou cerca de dez anos, que ampliou as instalações para os visitantes, com criação de calçadas, de um centro de visitantes, do Museu Lincoln Borglum e da Trilha Presidencial. 
As colossais esculturas no granito da montanha tem o objetivo de mostrar para o mundo a grandeza dos homenageados e representam o nascimento, o crescimento, o desenvolvimento e a preservação dos Estados Unidos da América.
Fonte: nps.gov
Um grande abraço espinosense.