Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

3351 - Fim do emocionante Brasileirão 2023

Após fortes emoções para várias das maiores torcidas dos clubes brasileiros, tanto nas primeiras quanto nas últimas posições da tabela de classificação, eis que finalmente chegou ao fim a disputa ferrenha no Campeonato Brasileiro de 2023. Como imaginei ainda lá em meados de abril, os melhores times do país estiveram na briga pelo título: Palmeiras, Atlético e Flamengo. E como previ aqui, o mais forte, entrosado, bem treinado, equilibrado e regular deles, o Palmeiras, levantou a taça de Campeão Brasileiro pela 12ª vez com todo o mérito após 38 rodadas, mesmo sem vencer nenhum turno, já que o Botafogo foi o Campeão do primeiro e o Atlético o Campeão do segundo. Grêmio e Red Bull Bragantino surpreenderam positivamente, em algum momento também na briga pelo título. Mas o que ninguém esperava, nem mesmo os seus apaixonados torcedores alvinegros, é que o Botafogo se destacasse tanto, liderando a competição por nada menos que 31 rodadas consecutivas, fazendo a melhor campanha de primeiro turno da história, com 47 pontos conquistados e 15 vitórias. Ao final do campeonato, a decepção se abateu forte sobre os botafoguenses, depois que o time fez uma campanha medíocre no returno, com aproveitamento irrisório de 31,5%.




O Cruzeiro comemora efusivamente a sua permanência na Série A, depois de passar um tremendo sufoco durante a temporada, desde o início do ano. O time celeste não conseguiu chegar à final do Campeonato Mineiro, foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil pelo Grêmio, não participou das competições continentais da Libertadores e da Sul-Americana e lutou até a penúltima rodada para não ser rebaixado mais uma vez à segunda divisão. 
O América foi superado pelo Atlético na final do Campeonato Mineiro, foi eliminado nos pênaltis pelo Corinthians nas quartas de final da Copa do Brasil, caiu nas quartas de final para o Fortaleza na Copa Sul-Americana e foi rebaixado no Brasileirão, em uma temporada de muitas boas e algumas más atuações, sem atingir bons resultados, infelizmente.
Já o Atlético, no geral, fez boas campanhas nos campeonatos e fez campanhas ruins nas copas da temporada, conquistando o título do Campeonato Mineiro, caindo surpreendentemente na Copa do Brasil na disputa das oitavas de final para o Corinthians, sendo eliminado nas oitavas de final da Libertadores mais uma vez pelo Palmeiras, e conseguindo, senão o sonhado título, a almejada classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores, a terceira posição no Brasileirão e a polpuda premiação de 53 milhões de reais. Não fosse a terrível fase de seguidos infortúnios após a demissão do técnico Eduardo "Chacho" Coudet e a chegada de Luiz Felipe Scolari, e mais uns dois ou três vacilos inacreditáveis contra equipes menos qualificadas que lutavam para não serem rebaixadas, e o time poderia neste momento estar comemorando mais um título de Campeão Brasileiro.




Olhando minhas previsões publicadas antes de o campeonato começar, como sempre acertei algumas e errei feio em outras. Acertei o Campeão Palmeiras e alguns times que brigaram pelo título, casos de Flamengo e Atlético. Fluminense e Athletico estiveram ali perto na tabela, mas não ameaçaram os líderes. Errei feio ao não incluir Grêmio, Red Bull Bragantino e especialmente Botafogo na relação dos que brigariam pelo título. Imaginei Bota e Braga entre os que brigariam para não cair, o que não ocorreu. Até apostei em um possível destaque do Grêmio, mas sem muita convicção. Mas também, naquele momento, o time gaúcho não tinha o craque Luis Suárez no time, né? E o cara, artilheiro fantástico, fez a diferença. E como fez! Acertei também dois rebaixados, Goiás e Coritiba. Mas errei feio com o América, colocando-o em uma posição de meio de tabela. Errei também em colocar o Corinthians no grupo que iria brigar por uma vaga na Libertadores e o Cuiabá e o Cruzeiro na zona do rebaixamento, mas acertei a previsão de que Bahia, Santos e Vasco iriam se digladiar para escapar da Segundona. No final das contas, fiquei na média de acertos e erros.
Surpresa mesmo foram os Campeões da Libertadores, o Fluminense, e da Copa do Brasil, o São Paulo.




Uns dos mais bonitos e emocionantes acontecimentos desta edição do Brasileirão foram, sem dúvida, as despedidas de vários craques na penúltima rodada, alguns encerrando a carreira definitivamente e outros que seguirão carreira em outro clube no ano que vem. 
No Flamengo, houve a despedida do zagueiro Rodrigo Caio, de 30 anos, que não renovará seu atual contrato com o clube carioca, e do lateral-esquerdo Filipe Luís, de 38 anos, que se aposentará da carreira profissional agora no final do ano. Com muita emoção e lágrimas, os dois vencedores atletas foram saudados com gratidão e carinho pela imensa e apaixonada torcida rubro-negra no Maracanã lotado, após a vitória de 2 x 1 sobre o Cuiabá.




No Corinthians, a festa dos alvinegros paulistas foi para se despedir do lateral-esquerdo Fábio Santos, de 38 anos, que passou recentemente pelo Atlético. Também muito bonita e emocionante a homenagem ao atleta tantas vezes campeão e que agora pendurará as chuteiras. O reconhecimento veio após a derrota do Timão para o Internacional por 2 x 1, na Neo Química Arena lotada de fiéis torcedores.




No Grêmio, uma festa de despedida com todo o merecimento para o extraordinário artilheiro uruguaio Luis Suárez, de 36 anos, que seguirá sua vitoriosa carreira em outra equipe, talvez a equipe norte-americana do Inter Miami, onde joga seu grande amigo e parceiro de grandes conquistas, o gênio argentino Lionel Messi. Suárez chegou e mudou radicalmente o potencial ofensivo do Grêmio, jogando todas as partidas, lutando como um guerreiro, fazendo gols e dando assistências, mesmo com as fortes dores nos joelhos. Seus números são incríveis: 54 jogos, 29 gols e 17 assistências. No Brasileirão foram 32 jogos, com 17 gols e 11 assistências. Ao final da vitória sobre o Vasco na Arena Grêmio por 1 x 0, belíssimo gol seu, ele viu, ainda no gramado e bastante emocionado ao lado da esposa e dos três filhos, um vídeo com seus gols marcados pelo clube gaúcho no telão do estádio.



 
No Atlético, a despedida na incrível e excepcional vitória atleticana no Mineirão por 2 x 1 sobre o São Paulo foi do gigante e respeitado capitão da conquista da Copa Libertadores da América de 2013, o zagueiro artilheiro Réver, de 38 anos, que encerrou sua carreira de atleta profissional de futebol nesta quarta-feira, no último compromisso do Galo no campeonato, contra o Bahia em Salvador, derrota por goleada de 4 x 1. O exemplar e campeoníssimo atleta (12 títulos conquistados no Atlético) recebeu homenagens da diretoria e da apaixonada torcida atleticana, com um belo mosaico apresentado no estádio Mineirão, na suada e emocionante vitória sobre o São Paulo por 2 x 1, gols de Hulk e Paulinho, a dupla infernal do Brasileirão 2023. Réver foi ovacionado pela torcida, recebendo a gratidão e o carinho que merece e foi presenteado com uma camisa especial e uma placa pela diretoria do clube. Os jogadores tinham o seu nome registrado em todas as camisas, assim como um patch com sua imagem, a mesma que era estampada nas bandeirinhas de escanteio, com a inscrição FoRéver. Um vídeo sobre ele foi apresentado, fazendo justiça ao atleta que vestiu a camisa alvinegra em 356 jogos, com 206 vitórias, 77 empates e 73 derrotas, marcando 31 gols. Ao lado da esposa e dos filhos, Réver recebeu as homenagens com orgulho e emoção. 



 
O ano dos atleticanos foi de boas alegrias, com o título mineiro e a boa campanha no Brasileirão, e de algumas tristezas, com as eliminações precoces na Copa do Brasil e na Libertadores. Mas valeram as emoções vividas no amor eterno com o Atlético.
Terminada a temporada, agora é torcer pela conquista do Fluminense, que é Brasil, no Mundial de Clubes da FIFA. E esperar que, no ano de 2024, o América consiga retornar novamente à Série A, que o Cruzeiro tenha maior investimento do dono Ronaldo Nazário e que o Atlético consiga manter os melhores jogadores do elenco, despedir os que não se destacaram a contento e que possa ainda investir um pouco mais na contratação de um ótimo camisa 10 e mais uns atacantes de velocidade para reforçar o time para que possamos estar na briga pelos títulos mais importantes com as equipes mais poderosas economicamente do país, como Palmeiras e Flamengo. Que venha 2024!
Um grande abraço espinosense.