Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

2816 - Mais um passo na direção do sonho

Ufa! Que sufoco, meu Deus! Mas o que importa é que vencemos mais uma fundamental partida na dificílima trajetória em direção à realização de um antigo sonho de milhões de apaixonados atleticanos. Foi na marra, na garra, na vontade, no suor e com uma boa pitada de sorte que vencemos ontem à noite no Mineirão o gigante Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, clube vencedor de um Mundial de Clubes, três Libertadores da América, duas Recopas Sul-Americanas, três Campeonatos Brasileiros (2 da Série A e 1 da Série B), cinco Copas do Brasil e quarenta estaduais gaúchos. Batemos um gigante, mesmo atualmente em posição extremamente desconfortável na tabela do Brasileirão 2021.
Não foi fácil, muito pelo contrário. Esperava eu um Grêmio cauteloso, fechado atrás, jogando em contra-ataques, mas errei feio. O que se viu ontem no Mineirão tomado por mais de 56 mil fanáticos atleticanos foi uma equipe decidida a buscar o ataque, criando chances de gol desde o apito inicial do árbitro Luiz Flávio de Oliveira. Sorte nossa que o competente atacante Borja não estava em uma noite iluminada na pontaria, desperdiçando ótimas chances de abrir o placar nos momentos iniciais da partida. Mesmo em dia de desempenhos ruins de atletas importantíssimos e imprescindíveis como Hulk, Nacho, Alonso e Arana, o Atlético abriu o placar com Zaracho aos 11 minutos do primeiro tempo. O Grêmio, muito melhor em campo na maior parte do tempo, empatou no segundo tempo, aos 10 minutos com Campaz. O resultado igual não servia para nenhuma das equipes. O Grêmio necessitava desesperadamente do triunfo para tentar escapar do iminente rebaixamento à Série B, enquanto o Atlético precisava da vitória para manter a liderança e aumentar a distância para seus mais próximos perseguidores na tabela. E o gol salvador veio aos 29 minutos da segunda etapa, em cobrança perfeita de pênalti pelo atacante Eduardo Vargas, após toque de braço de Campaz na barreira em cobrança de falta de Nacho. A Massa Atleticana que encheu o Mineirão batendo o recorde de público, explodiu em emoção e alegria com mais uma vitória consagradora na busca do tão cobiçado título nacional. 



O incorreto posicionamento de Savarino no momento da cobrança de falta que acabou resultando na marcação do pênalti, está causando o maior rebuliço na mídia. Não há como negar o fato, mas se o árbitro nem o VAR não notaram em campo a situação, não há mais o que fazer. Já era! É situação similar ao lance de invasão de campo do atacante reserva Deyverson no momento do gol de Dudu do Palmeiras contra o Atlético na Libertadores, ou o posicionamento irregular no campo adversário do atleta Dieguinho, que estava à frente da linha de meio campo na saída de bola do Goiás, em jogo contra o Cruzeiro na Série B. Se não houve a correta atitude da arbitragem em campo no momento do fato, não há o que reclamar após o encerramento da partida.



Após mais esta vitória do Atlético, muitos jornalistas e torcedores já dão como certo o título do Brasileirão para o time de Cuca. O Atlético não pode cair nesta historinha. Ninguém em sã consciência pode negar que a situação é amplamente favorável à equipe mineira, que jogará em casa, no Mineirão, cinco das nove partidas restantes. No estádio mineiro o aproveitamento é espetacular, com onze vitórias e apenas uma derrota, a estreia contra o Fortaleza. Porém é preciso prudência, paciência, serenidade e sensatez, pois o futebol já mostrou que é perigosamente imprevisível. Uma sequência de resultados negativos pode mudar todo o o cenário. Assim é de essencial importância para o Atlético não se deixar levar pelo entusiasmo inconsequente, mantendo o foco, a concentração, a energia e a performance apurada para jogar com seriedade e determinação para vencer o maior número de partidas decisivas até o final.    

Jogos do Atlético até o fim do Brasileirão:

Rodada          Adversário    Local
30ª rodada América-MG    Mineirão
31ª rodada Corinthians    Mineirão
32ª rodada Bahia           Arena Fonte Nova
33ª rodada Athletico           Arena da Baixada
34ª rodada Juventude   Mineirão
35ª rodada Palmeiras   Allianz Parque
36ª rodada Fluminense   Mineirão
37ª rodada Bragantino   Mineirão
38ª rodada Grêmio           Arena do Grêmio

Imagem: i7 Mineirão


A verdade é que a ansiedade não para de aumentar, jogo após jogo, chegando a níveis estratosféricos até para quem é atleticano, acostumado a elevados batimentos cardíacos. Temos sim consciência de que tudo pode ir por água abaixo nesta reta final, se ocorrer um abrupto e relevante declínio no desempenho de atletas e time, o que seria imensamente frustrante e desastroso para nossas pretensões. Seria mais uma tragédia a perda de tão cobiçado título. Porém nem esta catástrofe fará com que diminua o nosso amor pelo Atlético, que seguirá eternamente em nossos corações. Mas se acontecer o triunfo glorioso, podem ter certeza que a nossa comemoração será um colossal espetáculo de alegria, de loucura, de arrebatamento, de fé, de amor e de lágrimas em bares, lares, ruas, praças e avenidas das Minas Gerais e do mundo. Sabemos das dificuldades, dos desafios, das enormes pedras no caminho, mas nossa fé e nossa confiança são gigantes. Não à toa, o nosso lema é "Eu acredito!". Até o último segundo! 
Vamos, GALO, fazer história! Com calma, humildade e respeito!
Um grande abraço espinosense e atleticano.