Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 6 de novembro de 2021

2819 - O Brasil chora a trágica morte de Marília Mendonça

O Brasil se entristeceu com a notícia de um trágico acidente de avião que levou à morte a cantora e compositora Marília Dias Mendonça, seu produtor musical Henrique Ribeiro, seu tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho, o piloto Geraldo Martins de Medeiros e o copiloto Tarciso Pessoa Viana. 
Apesar de não apreciar o seu estilo musical, tenho a exata consciência do seu imenso talento e de sua fundamental importância no cenário musical brasileiro. É realmente bastante doloroso ver alguém tão jovem perder a vida de forma tão trágica no auge da carreira, usufruindo do sucesso conquistado a duras penas.
Deixo aqui registrado o meu sincero sentimento de pesar aos familiares de Marília, bem como aos demais familiares das outras vítimas que perderam a vida de forma traumática neste triste acontecimento. Que descansem em paz!
Um grande abraço espinosense.





2818 - Cruzeiro finalmente livra-se do fantasma da Série C

A noite desta sexta-feira, 5 de novembro, trouxe um enorme alívio para nove milhões de fanáticos torcedores do Cruzeiro Esporte Clube. O time conquistou uma vitória de suma importância sobre o Londrina, pelo resultado mínimo, no Estádio do Café, em compromisso pela rodada 34 da Série B. Antes da partida, o time mineiro ocupava a 14ª posição na tabela de classificação com 40 pontos, a apenas dois pontos da temida zona de rebaixamento. Uma derrota para o concorrente direto poderia incluir o Cruzeiro na zona da degola, faltando apenas quatro rodadas para o término da competição, o que seria extremamente traumático e perigoso. 
As equipes chegaram a esta verdadeira "decisão" em momentos completamente distintos. Enquanto o Londrina, mesmo ocupando a 17ª posição na tabela, vinha em um viés de alta, sem derrota nos quatro últimos jogos e sem levar sequer um gol, o Cruzeiro vinha em mais um momento de turbulência, com quatro partidas sem vitória, com duas derrotas e dois empates em três compromissos realizados em casa e um fora. Para ambos os times, a solução era vencer ou vencer. E em jogo nervoso e extremamente aguerrido, o time de Vanderlei Luxemburgo conseguiu uma substancial vitória de 1 x 0, com gol de Thiago aos 37 minutos do segundo tempo. Com a vitória, o Cruzeiro chegou a 43 pontos e praticamente garantiu a permanência na Série B, afastando de vez a fantasmagórica possibilidade de cair para a terceira divisão do futebol brasileiro. Ainda não está matematicamente confirmada a salvação, mas é praticamente certa, pois pelos cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade de queda para a Série C é de apenas 0,66%, faltando quatro partidas para a equipe celeste disputar. Basta uma vitória ou até um empate, que a situação se resolve. Sem medo ou desconfiança, a torcida cruzeirense já pode ficar aliviada e comemorar a continuidade na segunda divisão.
Com a permanência confirmada, é hora de o Cruzeiro começar urgentemente o planejamento da temporada de 2022, com definição rápida do treinador e do restante da comissão técnica. Não vejo outra solução para o glorioso clube mineiro que não seja a implantação do formato de clube-empresa, com a compra por algum grande investidor que possa sanear as finanças do clube, irresponsavelmente deterioradas por dirigentes altamente inconsequentes. Um clube de torcida imensa, com uma bela história de conquistas gigantes, precisa se reinventar e retornar forte à elite do futebol brasileiro o quanto antes possível.
Um grande abraço espinosense.