Ô trem bão, sô! Agora (ou já há um tempo) o povo montes-clarense tem um ótimo motivo para sair de casa às quintas-feiras para fazer a feira, comer algo gostoso, escutar uma boa música e se divertir em um tranquilo e aconchegante ambiente. É que funciona, desde agosto, na Praça Flamarion Wanderley no Bairro São José em Montes Claros, a "Feirinha do São José", uma excelente iniciativa da associação dos moradores do bairro com o respaldo da Prefeitura Municipal e com apoio do Banco do Brasil e da Emater, que pretende valorizar a agricultura familiar, com a oferta de produtos, pelos pequenos produtores do município, de alimentos produzidos sem agrotóxicos. A feirinha é muito bem organizada, com regras definidas para a participação dos feirantes e com presença constante dos funcionários da MCTrans e dos policiais militares na segurança. Ela funciona sempre às quintas-feiras das 18 às 21 horas, com a oferta de inúmeras opções de alimentos. Ali você poderá encontrar hortaliças, frutas, ovos caipiras, biscoitos, bolos, doces, farinhas, lanches, pastéis, acarajés, sucos, caldos, polpas de frutas, artigos de artesanato, sorvetes, pipocas e brinquedos para a criançada e cervejas geladas e tira-gostos para os adultos. O ambiente democrático aceita a presença de todos, sejam recém-nascidos, crianças, jovens, adultos, idosos e animais de estimação, todos em clima de harmonia e paz.
É interessante perceber como boas ideias assim trazem benefícios para todos os envolvidos. Permite aos pequenos produtores a comercialização dos seus produtos hortifrutigranjeiros a um público bem numeroso, proporciona à comunidade essa ótima opção de compra de produtos de boa qualidade e possibilita a todos os comerciantes da praça um maior faturamento pelo incremento da freguesia. No final das contas, ganham todos: os feirantes, os consumidores e os empresários locais. Sem contar os que vão ali apenas para passear e se divertir com suas famílias e com seus animais de estimação.
Estive lá por duas vezes e adorei a experiência. Além de tudo o que foi descrito antes, o local ainda nos traz outro enorme prazer, o de encontrar pessoas queridas, amigos com quem nos encontramos quase sempre no dia a dia e até alguns com quem não nos deparávamos há anos. Por lá me encontrei com Luiz Carlos (Bazuca) e Rodrigo, companheiros de futebol na AABB, além de Messias e sua esposa, ele que foi gerente da rodoviária de Espinosa durante um bom tempo. Também lá me encontrei com Sheilinha, Rogerinho, Luiz Cláudio e Sayonara, e muito mais gente boa da nossa Espinosa.
E para completar esse arsenal de maravilhas da feirinha, ainda podemos nos deliciar gratuitamente de uma ótima e agradabilíssima apresentação musical do Clube de Choro de Montes Claros, que passeia pelos clássicos do cancioneiro popular brasileiro com enorme maestria. Imperdível!
Um grande abraço espinosense.