Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 24 de abril de 2014

959 - Andanças por Espinosa

Na minha mais recente passagem por Espinosa, na Semana Santa, não tive muita oportunidade de sair pelas ruas e recantos da cidade para conferir as novidades e as mudanças na paisagem, como sempre faço. Gostaria de poder ter mais notícias, novidades, percepções e fotografias para compartilhar com vocês. Mas vou registrar aqui algumas poucas visões que me chamaram a atenção e alguns momentos de confraternização com os amigos. Estar em casa é sempre uma situação de ampla felicidade.
Entre as imagens estão uma linda vista da cidade a partir do Morro do Cruzeiro, a demonstração de fé do nosso povo, o encontro com amigos e alguns irmãos da Rua da Resina, a riqueza da nossa sagrada feira do sábado, o reencontro com os familiares, a imprescindível pelada e o encontro com os amigos na AABB, a beleza agreste da Natureza, a diversão da garotada passeando com o burrinho, os meninos com os seus carrinhos de mão estacionados no Mercado Municipal à espera dos fregueses para levar as feiras, o estacionamento para carroças, a adiantada construção da Escola Técnica, o desaparecimento da picape de Zé Orlando, as férias do Baianeiro e um lindo amanhecer captado na viagem para a terrinha. Coisas de Espinosa!
Um grande abraço espinosense.
























958 - Os brasileiros em maus lençóis na Libertadores

Flamengo, Atlético-PR e Botafogo já se despediram, fracassando ainda na fase de grupos da Libertadores. Os times brasileiros remanescentes na disputa da Copa Bridgestones Libertadores da América de 2014, Atlético-MG, Grêmio e Cruzeiro, chegaram à fase de mata-matas com prestígio e até algum favoritismo. Isso até a realização do primeiro confronto das oitavas de final contra os adversários Atlético Nacional, San Lorenzo e Cerro Porteño, respectivamente. A coisa se complicou com os resultados do primeiro jogo.
O Cruzeiro, que jogou a primeira partida em casa, só empatou com o paraguaio Cerro Porteño por 1 x 1 e precisa vencer no Estádio La Olla Azulgrana por qualquer placar ou empatar com dois gols ou mais para se classificar. Outro empate pelo mesmo placar leva a decisão para os pênaltis.


O Grêmio jogou ontem, fora de casa, contra o argentino San Lorenzo de Almagro e foi derrotado por 1 x 0, o que o força a ter que ganhar por dois gols de diferença no jogo da volta, na sua arena, na próxima semana. Ele será desclassificado se perder, empatar ou se ganhar por apenas um gol de diferença desde que o adversário faça gol. Se acontecer uma vitória sua por 1 x 0, os pênaltis decidirão a vaga.


O Atlético também jogou ontem à noite, na Colômbia, enfrentando o Atlético Nacional de Medellín e não se deu bem. Apresentou um futebol pragmático, sem vibração, sem criatividade, sem posse de bola, sem domínio do adversário, sem criação de jogadas, sem troca de passes, tentando a todo o custo apenas não tomar gol. E conseguiu manter a estratégia com sucesso até os minutos finais do jogo, quando um chute certeiro do bom meio campista Sherman Cárdenas, aos 46 minutos, de fora da área, jogou tudo por terra. A derrota por 1 x 0 vai exigir do Atlético uma vitória por mais de 2 gols de diferença no Estádio Independência para seguir em frente na competição na busca pelo bicampeonato. O problema é que neste ano o ataque não está funcionando, com pouquíssimas conclusões certas dos seus atacantes, o que causou a queda do treinador Paulo Autuori, que desde o início não havia conquistado a confiança da torcida. Assim o que veremos no dia 1º de maio, às 19h15 da próxima quinta-feira, será uma partida de emoções fortes e aquele sofrimento tradicional que envolve jogos do Atlético, com a ansiedade no limite e nervos à flor da pele.


Todos os times brasileiros tem plenas condições de reverter os resultados desfavoráveis dos primeiros confrontos, mas não será sem o derramamento de muito suor, de muita dedicação e vontade e também e, principalmente, da apresentação de um futebol de boa qualidade. Que os ventos estejam soprando energias positivas para o lado de Atlético, Grêmio e Cruzeiro!
Se avançarem para as quartas de final, o Atlético enfrentará o The Strongest ou o Defensor; o Grêmio jogará contra o Cruzeiro ou o Cerro Porteño e o Cruzeiro pegará o vencedor do confronto entre o San Lorenzo ou o Grêmio. Semana de fortes emoções à vista!
Um grande abraço espinosense.

957 - Saudades de Nivaldo Faber

Muitos haverão de lembrar! No ano de 2011, há três anos, tivemos um mês de abril de tristes lembranças. Em um período de cerca de duas semanas daquele mês, tivemos a ocorrência de três mortes em função da prática amadora do futebol em Espinosa, o que abalou profundamente a comunidade espinosense, em virtude das perdas irreparáveis de pessoas de suma importância para a cidade, entre elas os meus amigos Nivaldo Faber da Silva e Caio Líncoln Cangussu Tolentino. Essa triste série de falecimentos provocou, à época, até uma reportagem sobre o assunto, que foi exibida no Programa Bem Estar, da Rede Globo. 
Doutor Nivaldo, como era bastante conhecido na cidade, foi vítima de um enfarto fulminante durante uma pelada de futebol com os filhos e amigos, disputada no campo society do Só Montão. A trágica notícia pegou de surpresa a todos e a tristeza foi geral, dada a sua incrível influência e prestígio na cidade de Espinosa.
Nivaldo Faber faz muita falta entre nós. Sua presença sempre alegre e disponível a ajudar a quem precisasse deixou muitas saudades. O que me deixa bastante feliz é lembrar da sua passagem por esse nosso mundo e poder destacar as suas inúmeras qualidades e os seus feitos em prol da nossa população. 
Sua missão foi cumprida aqui, e com muitos méritos. Descanse em paz, amigo!
Um grande abraço espinosense.