Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 2 de maio de 2021

2677 - A maior ponte pedonal do mundo está em Portugal

Arouca é uma cidadezinha da Área Metropolitana do Porto, da Região do Norte e do Distrito de Aveiro em Portugal. O município de 508 anos de existência tem uma área de 329,1 km², 22.359 habitantes e 16 freguesias: Alvarenga, Arouca e Burgo, Cabreiros e Albergaria da Serra, Canelas e Espiunca, Chave, Covelo de Paivó e Janarde, Escariz, Fermedo, Mansores, Moldes (Arouca), Rossas, Santa Eulália, São Miguel do Mato, Tropeço, Urrô e Várzea. Esta cidade acolhedora terá, a partir de amanhã, dia 03 de maio, um espetacular motivo para contemplar a bela paisagem do Rio Paiva. É que estará disponível a todos os moradores e turistas o acesso a maior ponte pedonal do mundo. 
A ponte 516 Arouca que custou cerca de 2 milhões de euros, construída em metal transparente a 175 metros de altura sobre o Rio Paiva, permite a travessia por cima das montanhas de Arouca, ligando as freguesias de Canelas e Espiunca a Alvarenga.  Ela tem o cumprimento de 516 metros, superando a então maior ponte pedonal do mundo inaugurada em 29 de julho de 2017, a Europaweg ou Ponte Charles Kuonen, que mede 500 metros e liga Grächen e Zermatt na Suíça. A ponte de Arouca possui uma largura de 1,20 metro para os pedestres caminharem nas nuvens, com a proteção de um gradil com 4 metros de cumprimento, tudo isso sustentado pelas torres de 32 metros de largura e 35,5 metros de altura que seguram os poderosos cabos de aço. 
Quem se aventurar a atravessar a ponte sem medo da altura e da força do vento para contemplar uma paisagem exuberante, terá que pagar uma pequena taxa de valor entre 2 e 2,5 euros. Acho que vale a pena.  
Um grande abraço espinosense.









2676 - Falecimentos de Josimar, Zé Batatinha e Valdir dos Correios

Quando a gente finalmente havia conseguido dar uma respirada, com uma parada nos comunicados de seguidas perdas humanas na cidade, eis que mais notícias ruins chegam de Espinosa. Desta vez as informações dão conta dos falecimentos de duas figuras bastante queridas e respeitadas na nossa comunidade, os senhores José Maurício Sobrinho, o popular Zé Batatinha, e Valdir de Freitas Barbosa, o Valdir dos Correios. Além desses dois ilustres senhores que moravam em Espinosa, também perdeu a vida precocemente o jovem Josimar Costa, espinosense que residia em Louveira (SP), vítima de um acidente com sua motocicleta no caminho do trabalho. Cidadãos trabalhadores e dignos, Josimar, Zé e Valdir deixaram ainda mais triste a nossa sociedade, já tão abalada com as muitas perdas ocorridas nos últimos dias.
A todos os familiares e amigos dos nossos conterrâneos, os meus sentimentos de pesar por tão grande perda. Ao mesmo tempo, rogo a Deus para que lhes dê muita força, serenidade e fé para suportar a dor e a tristeza pela partida dos seus entes queridos. Que Josimar, Zé e Valdir descansem em completa paz no Reino dos Céus!
Um grande abraço espinosense.