Arouca é uma cidadezinha da Área Metropolitana do Porto, da Região do Norte e do Distrito de Aveiro em Portugal. O município de 508 anos de existência tem uma área de 329,1 km², 22.359 habitantes e 16 freguesias: Alvarenga, Arouca e Burgo, Cabreiros e Albergaria da Serra, Canelas e Espiunca, Chave, Covelo de Paivó e Janarde, Escariz, Fermedo, Mansores, Moldes (Arouca), Rossas, Santa Eulália, São Miguel do Mato, Tropeço, Urrô e Várzea. Esta cidade acolhedora terá, a partir de amanhã, dia 03 de maio, um espetacular motivo para contemplar a bela paisagem do Rio Paiva. É que estará disponível a todos os moradores e turistas o acesso a maior ponte pedonal do mundo.
A ponte 516 Arouca que custou cerca de 2 milhões de euros, construída em metal transparente a 175 metros de altura sobre o Rio Paiva, permite a travessia por cima das montanhas de Arouca, ligando as freguesias de Canelas e Espiunca a Alvarenga. Ela tem o cumprimento de 516 metros, superando a então maior ponte pedonal do mundo inaugurada em 29 de julho de 2017, a Europaweg ou Ponte Charles Kuonen, que mede 500 metros e liga Grächen e Zermatt na Suíça. A ponte de Arouca possui uma largura de 1,20 metro para os pedestres caminharem nas nuvens, com a proteção de um gradil com 4 metros de cumprimento, tudo isso sustentado pelas torres de 32 metros de largura e 35,5 metros de altura que seguram os poderosos cabos de aço.
Quem se aventurar a atravessar a ponte sem medo da altura e da força do vento para contemplar uma paisagem exuberante, terá que pagar uma pequena taxa de valor entre 2 e 2,5 euros. Acho que vale a pena.
Um grande abraço espinosense.