Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

2497 - 50 anos da partida precoce do gênio da guitarra Jimi Hendrix

Existem figuras humanas que por mais que o tempo passe, sempre serão lembradas pela grandiosidade do seu talento e da sua obra artísticam, bem como da sua crucial importância em sua área de atuação. Uma dessas unanimidades atemporais no campo da música é certamente Jimi Hendrix, um dos mais criativos e habilidosos guitarristas de todos os tempos.

 




Nascido Johnny Allen Hendrix em Seattle, Estados Unidos, aos 27 de novembro de 1942, depois tornado James Marshall "Jimi" Hendrix, o cantor, compositor e exímio instrumentista norte-americano mudou para sempre a maneira de se tocar uma guitarra, realizando experiências musicais e criando novos sons e vibrações.
Ainda muito jovem, com apenas 27 anos, o astro da guitarra nos deixou de forma trágica e até hoje não muito bem explicada. Ele foi encontrado afogado no próprio vômito no quarto do Samarkand Hotel de Londres, Inglaterra, onde estava hospedada sua namorada, a pintora alemã Monika Dannemann. Ela havia encontrado ele em coma na manhã de sexta-feira e chamado rapidamente uma ambulância, que o levou para o Hospital St. Mary Abbot's. Infelizmente, às 11h45, os médicos declararam sua morte. Após uma autópsia, descobriu-se vários tipos de sonífero em seu sangue, o que fomentou boatos de suicídio.  Era o dia 18 de setembro de 1970 e a fama de Hendrix se espalhava cada vez mais pelo mundo. 






O sucesso começou a aparecer em suas apresentações na Europa, quando tornou-se o líder da banda criada pelo produtor Chas Chandler especialmente para ele, a "The Jimi Hendrix Experience", tendo ao lado o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchel, mas o que o catapultou para a posição de ídolo mundial se deu efetivamente após as lendárias apresentações nos Estados Unidos, no Festival Pop de Monterey em 1967 e no icônico Festival de Woodstock em 1969, além do Festival da Ilha de Wight, em 1970, na Inglaterra. Antes disso, ele era apenas um desconhecido músico de suporte a astros do circuito R&B, o Rhythm and Blues: Little Richard, Wilson Pickett, Sam Cooke e The Isley Brothers. Com a utilização constante de efeitos, com o pedal wah-wah por exemplo, Hendrix inovou o Rock and Roll com seus solos espetaculares e suas performances vibrantes e incendiárias. A cena em que ele coloca fogo em sua guitarra Stratocaster vermelha durante o show no Festival Pop de Monterey tornou-se antológica. Sua imagem de Deus da Guitarra estava definitivamente marcada nos olhos e ouvidos dos privilegiados na plateia e posteriormente, nos que veriam aquela cena surreal e significativa. A lenda estava criada para nunca mais ser esquecida. Jimi Hendrix vive!
Um grande abraço espinosense.