Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 17 de junho de 2017

1776 - Celebração de Corpus Christi em Montes Claros

Feriado de quinta-feira, 15 de junho. Ou melhor, ponto facultativo. Muita gente, inclusive alguns católicos, não conseguem explicar muito bem o porquê da folga de Corpus Christi. Corpus Christi significa Corpo de Cristo. O evento católico, instituído pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264, celebra o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A comemoração se dá sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira posterior ao domingo da Santíssima Trindade. Durante a celebração é realizada uma Missa e os fiéis saem em procissão pelas ruas enfeitadas com desenhos alusivos à Eucaristia, geralmente feitos com serragem, areia, flores, farinha e até borra de café. Neste ano, em Montes Claros, houve uma inovação. Em alguns locais, os desenhos com serragem foram substituídos por mantas que serão doadas às pessoas carentes.
Em Montes Claros a celebração se deu em várias paróquias da cidade. A que participei foi a que reuniu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São José e outras paróquias vizinhas. A celebração de Corpus Christi teve uma Missa Campal em frente à Igreja Matriz comandada pelo Bispo Dom José Alberto Moura e logo em seguida houve uma procissão com participação de centenas de fiéis até a Catedral Metropolitana. Tive a alegria de registrar a presença de figuras ilustres de nossa Espinosa neste evento, como a participação do Monsenhor Geraldo Magela Tolentino na celebração da Missa, ao lado do Bispo, e dos queridos amigos Seu Joaquim e Dona Dozinha na procissão, como pode-se ver nas imagens do vídeo. Participaram também alguns fiéis da Igreja que frequento aqui, a do Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Jardim Panorama, comandada pelo Monsenhor Tolentino.
Então que Deus nos proteja a todos, independentemente das nossas escolhas religiosas.
Um grande abraço espinosense.


1775 - Gente é que é importante

Graças a Deus não sou capitalista! Sou daqueles que sonham com um planeta em que todas as pessoas tenham o senso de coletividade aguçado, para que todos os habitantes deste planeta lindo vivam em paz e harmonia e tenham o mínimo de dignidade para sobreviver, sendo cuidados com carinho e respeitados como seres humanos. Tenho consciência de que sou mais um sonhador, talvez ingênuo e ignorante, mas acredito muito nisso e com esta ideia miraculosa na cabeça irei até o fim dos meus dias. Não que eu seja mais um mentecapto tupiniquim, pois sei e valorizo muito a grana que recebo pelo meu trabalho e que me dá uma vida muitíssimo confortável, até mais do que eu preciso e sonhei um dia. Mas entre possuir muito dinheiro e a maravilha de estar em harmonia com a família e os amigos, mesmo com pouca grana, opto pela última alternativa.
Então, na minha existência já um tanto longa, sempre tive como bússola o respeito às pessoas, independentemente da cor dos seus olhos e da sua pele, da quantidade de grana nas suas contas bancárias, do valor do carro que dirige, da sua profissão e trabalho cotidiano, do seu cargo na política ou na administração pública. Gente é a coisa mais importante deste mundo e quaisquer delas, de todas as origens e condições terá para sempre o meu respeito e carinho. 
E foi através de duas pessoas amigas por quem tenho imensa consideração, Cristóvão Rodrigues e Rose Fernandes, que tive acesso no Facebook a este vídeo sensacional e emocionante sobre a maravilha que é o relacionamento humano entre pessoas que mal se conhecem, mas realizado com empatia e solidariedade. Os personagens são uma garota, mais uma digna trabalhadora brasileira, e um grupo de músicos de samba, o Inova Samba, que dão uma demonstração especial de que gente é mesmo o que importa, em qualquer situação.
Para entender tudo, é só assistir ao vídeo e sentir o quão é maravilhoso o calor humano da nossa gente de bom coração. No segundo vídeo, mais um pouco do trabalho do grupo musical.
Um grande abraço espinosense.