Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 22 de novembro de 2022

3080 - Morreu Pablo Milanés

Você, talvez pouco afeito e aprofundado na história da música mundial, pode nunca ter ouvido falar dele, mas se gosta de música boa, certamente já terá escutado alguma vez na vida a "Yolanda", belíssima canção composta por ele em parceria com Chico Buarque de Hollanda. Refiro-me ao cantor e compositor Pablo Paulo Milanés Arias, nascido em Bayamo, Cuba, aos 24 de fevereiro de 1943. Ligado fortemente à música desde criança, quando cantava na rádio local, Pablo começou a fazer suas próprias canções na juventude, já instalado em Havana, influenciado pela tradicional música cubana, pelo jazz norte-americano e pela música brasileira. Assim como Bob Dylan, criou muitas músicas com temática social e em defesa da Justiça e da Liberdade. Foi um compositor prolífico, gravando mais de 50 álbuns, cantando músicas de vários estilos com sua privilegiada voz.
Chico Buarque gravou mais uma canção de Pablo Milanés, parceria deste com Nicolás Guillén, no seu álbum de 1984. A canção "Canción (De que Callada Manera)" foi adaptada para "Como se Fosse a Primavera (Canción)". Pablo a cantou junto com Chico. 
Outro gigante da música brasileira também gravou uma canção de Pablo. Em 1978, Milton Nascimento incluiu no seu disco "Clube da Esquina 2" a música "Canción por la Unidad Latinoamericana", cantada em dueto com Chico Buarque. 



No ano de 2001, ganhou de presente um álbum de homenagem intitulado "Pablo Querido", com participação de grandes nomes da música latino-americana como Fito Páez, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gal Costa, Lucecita Benítez, Pancho Céspedes, Los Van Van, Ivan Lins, Tania Libertad e Eugenia León, entre outros. 
Em 2006, ganhou o Prêmio Grammy de melhor cantor pelo disco: "Como Un Campo de Maíz". Em 2015, recebeu o Prêmio Grammy Latino pela "Excelência Musical'.
Pablo faleceu em Madrid, na Espanha, hoje, 22 de novembro de 2022. Que o grande artista descanse em plena paz com a certeza de que jamais será esquecido, sempre lembrado pelo seu tesouro musical construído com talento e consciência. Vá com Deus, Pablo! E obrigado!
Um grande abraço espinosense.


3079 - O Tremendão foi fazer festa de arromba no Céu

A Cultura brasileira, especialmente a Música, perde mais um gigante. Morreu Erasmo Carlos, o Tremendão. Recebo a notícia enquanto assisto à partida entre México e Polônia, pela Copa do Mundo da FIFA 2022, pouco mais das 13 horas desta terça-feira.  
Infelizmente o tempo não para e faz com que nós e os nossos ídolos envelheçamos juntos nas cidades e nos palcos da vida. Um debilitado Milton nos encantou dia desse em uma mágica despedida, aos 80 anos. A voz, Gal Costa, nos deixou há pouquíssimo tempo, aos 77 anos. Outros grandes ícones octogenários como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola e Ney Matogrosso ainda resistem com sua bela arte. 
O cantor, compositor e músico Erasmo Esteves nasceu em 05 de junho de 1941 no Rio de Janeiro (RJ). Faleceu hoje, 22 de novembro de 2022, aos 81 anos. Sua trajetória é bastante conhecida de todos, sobretudo sua parceria iluminada com o "Rei" Roberto Carlos, que nos presenteou com inúmeras maravilhas da canção. 
Erasmo estava bastante contente pela premiação do seu último álbum "O Futuro Pertence À... Jovem Guarda" na categoria de "Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa" no Grammy Latino. 



Há pouco tempo tive o prazer e o privilégio de assistir à sua apresentação aqui em Montes Claros. Bastante debilitado, Erasmo estava feliz por fazer o que mais gostava: Música!
Que descanse em completa paz o "Gigante Gentil"! E obrigado por tudo, Erasmo!
Um grande abraço espinosense.