Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

2084 - Músico, entre acordes e incompreensões

Não pense que a vida de músico é uma toada "acordeada" e cheia de balanço e harmonia, pois não é. A vida é dura para todo mundo, mas a de músico certamente é uma das mais difíceis de todas, seja pela exigência brutal na tarefa diária de repetir acordes e posições nos instrumentos musicais, seja pela dificuldade em conseguir espalhar seu talento e ser reconhecido pelo público. Grandes talentos se perdem pelo caminho por não encontrarem espaço livre entre tantas exigências e ciladas do concorrido e desumano show business. 
Essa postagem é uma humilde homenagem a todos os músicos profissionais e amadores que desfilaram seu talento por Espinosa. Vou corajosamente nominar alguns aqui, mesmo tendo a certeza que irei, como sempre, ser traído pela minha péssima memória e esquecer muita gente boa e importante. Mas não se trata de injustiça, apenas de falta de uma mente mais privilegiada na tarefa de guardar lembranças e nomes, perdoem-me. Aceito de coração aberto informações de nomes que eu certamente omitirei aqui. 
Parabéns então a Osmar, Niltinho, Lourinho, Devá, Canichane, Joãozinho, Galdino, Fernando César, Betinho, Waldeir Tolentino, Huguinho, Walter Cangussu, Heron, Serafim, Louro Mineiro, Negão de Doxa, Gino Sanfoneiro, Orlando Cruz, Serjão do Pandeiro, Osmar do Cavaquinho, Ratinho, Zé de Freitas, Leonardo Tolentino, Ralyson, Gera de Lima, Róbson, Juninho de Paulo Rocha, Jeová, Dim de Genésio, Juninho de Deca, Bruno Man, Thamires Freitas, Paulo Tito, Carlos Magno, Flori Rocha, Henrique Tolentino, Dedé, Jaiminho, Nivaldo Júnior, Walter Ramos, Judson Monteiro, Marcos Rodrigues, Banda Seu Binha, Uilian Vasconcelos, Jéssica Antunes, Raffael Silva, Tavinho Oliveira, Thauan Montalvão, Rodrigo Veríssimo, Mayara Marcondes, Victória Andrade, Clara Rodrigues, Gilberto Lima, Bruno Fernandes, Léo do Uleguedê, Mateus Augusto, Éder e Farley, Palloma Souza, Luiza Costa, Patrick Dias, Guga Bomfim, Jeferson Veríssimo, Fael Miranda, Pedro Rafael, Hallecia Araújo, Felipe Mateus, Wesley Antunes etc etc etc. Aos que não foram lembrados, o meu sincero pedido de desculpas. Enviem mensagem para que eu possa reparar o esquecimento e incluir seus nomes aqui.

Para homenagear a todos os que já estão em outra dimensão, publico a foto de Alcides Francisco Filho, o saudoso Binha, sanfoneiro de mão cheia.

Músicos brasileiros, não desanimem jamais de enfrentar as agruras da carreira musical e continuem a encher de alegria e prazer os de coração sensível para a música.
Um grande abraço espinosense.

Um aviso: Na reunião inicial de algumas fotografias de músicos de Espinosa para a imagem abaixo, faltou-me uma fotografia. Assim, completei a imagem com uma foto pessoal em que eu e meu amigo Quinha de Vavá simulamos estar tocando violão e piano em um barzinho de Diamantina que infelizmente não existe mais. Na verdade, nós dois não tocamos nada, a não ser galinhas no terreiro.