Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 9 de maio de 2025

3740 - A comunidade espinosense em luto

Com muita tristeza, tomei conhecimento, através de grupos de Whatsapp, do falecimento de quatro importantes figuras da nossa comunidade espinosense nos últimos dias.
Faleceu o senhor Laurentino Barbosa de Souza, mais conhecido como Louro do Charco, pai do vereador Toni de Louro. Faleceu também a senhora Ana dos Santos Nogueira Jácomo, esposa de Osmar e pai de Valdir do Mototáxi. Morreu o senhor Mário Lopes, mais conhecido como Maroto, da localidade da Santa Marta. E nos deixou há poucos dias a senhora Josenita Lima de Castro Gomes, que eu suponho seja a mãe do querido cantor Niltinho d´Os Cardeais. 
Registro aqui os meus sentimentos de pesar a todos os familiares dos falecidos ao mesmo tempo em que oro ao Senhor Deus para que lhes console neste momento triste e angustiante. Que consigam ter a serenidade, a fé e a resignação necessárias para suportar e superar este acontecimento tão doloroso e triste.
Que Sêo Louro, Dona Ana, Sêo Mário e Dona Josenita descansem na mais completa paz!
Um grande abraço espinosense.

  



3739 - 100 anos da Escola Estadual Comendador Viana

Com suas gigantes e belas gameleiras fincadas no seu interior, a Escola Estadual Comendador Viana da cidade de Espinosa completou e comemorou no dia 5 de maio de 2025 o seu centenário de existência. Localizada na Rua Antônio Antunes, 56, a escola oferece aos seus estudantes uma Educação de altíssima qualidade para os níveis de Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais, com laboratório de informática e acesso à Internet, cozinha, refeitório, biblioteca com sala de leitura e quadra de esportes coberta. 
Por suas salas, corredores e pátio passaram diretores, mestres, servidores e alunos notáveis e especiais, ensinando e aprendendo o conhecimento necessário para a formação de cidadãos conscientes, íntegros e sapientes. A todos estes, construtores de uma história rica, imprescindível e centenária, o meu carinho, respeito e agradecimento.
Apesar de não ter tido a oportunidade de estudar exatamente na Escola Comendador Viana, tive a felicidade de cursar o Curso Normal na Escola Professor José Monteiro Fonseca em suas dependências durante três anos, no período noturno, e aproveitei ao máximo a experiência de adquirir saber naquele ambiente aprazível, mágico e refrescante sob os enormes galhos das gameleiras ali plantadas desde muito tempo.
Parabéns a todos os que fizeram e fazem vivo e iluminado o Comendador Viana! Que venham mais 100 anos!
Um grande abraço espinosense.