Na última quarta-feira, dia 24 de janeiro, o governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, assinou novas ordens de serviço que autorizam a Copasa a iniciar imediatamente obras para melhorias e ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de 10 municípios mineiros, entre eles a nossa Espinosa. Estas obras fazem parte do programa do governo do Estado de Minas Gerais intitulado "Água da Gente", que atenderá 626 cidades mineiras com um montante de R$ 4,55 bilhões até o ano de 2016, beneficiando mais de 15 milhões de pessoas.
Antes tarde do que nunca! A possibilidade, agora concreta, de ver em Espinosa a instalação de uma estação de tratamento de esgoto, só nos enche de alegria e esperança de poder testemunhar a erradicação dos esgotos a céu aberto e da proliferação das doenças que atingem a população, principalmente as crianças, e a recuperação completa dos nossos rios e, consequentemente, das águas das nossas barragens. Temos muito que comemorar.
Conforme informações divulgadas no site da Copasa, os investimentos em Espinosa serão de R$ 34 milhões, que serão utilizados na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade de tratar 2,9 milhões de litros de água por dia. Esses recursos ainda serão aplicados na implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, que contará com 72 mil metros de redes coletoras e interceptadores de esgoto, três estações elevatórias de esgoto, interligando mais de 6 mil ligações em imóveis e que irão beneficiar cerca de 24 mil pessoas.
Os outros municípios mineiros beneficiados são Betim, Botelhos, Carneirinho, Esmeraldas, Frutal, Iturama, Perdões, Raposos e Santa Juliana.
Um grande abraço espinosense.