Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

2776 - Luiz Caldas, uma máquina de criar boas canções

Pode parecer estranho e contraditório para quem me conhece profundamente há mais tempo, pegar-me aqui tecendo os mais esfuziantes elogios ao cantor e compositor baiano Luiz Caldas. Logo eu que o detonei tanto no passado por conta daquela música inicial do axé, de versos paupérrimos como "Pega ela aí, pega ela aí (opa!), (Pra quê?) Pra passar batom, (Que cor?) De cor azul, Na boca e na porta do céu". Não, não mudei minha opinião sobre "Fricote". Continuo achando uma porcaria esta canção. O que mudou ao longo do tempo foi minha percepção do talento extraordinário deste senhor de idade quase igual a minha, Luiz César Pereira Caldas, um multi-instrumentista de respeito. E de uma criatividade espetacular, muito acima da média, espalhada em dezenas de discos lançados na Internet a cada mês, nos mais variados estilos e com o principal, qualidade.
Agora em setembro ele lançou o seu, acreditem!, 115º álbum do seu elogiável projeto de lançamentos de discos mensais que o artista realiza desde o ano de 2013. O mais recente disco leva o nome de "Elos" e logo na primeira faixa de canções no estilo Bossa Nova, ele homenageia o genial Gilberto Gil na canção "GG". Além desta dedicada ao amigo Gil, tem mais nove canções: "Gratidão", "Promessas", "Que os Dois Sejam Um" (Com Luvi Caldas), "Ruptura", "Areia Nos Pés" (Com Ricardo Marques e Nagib), "Mas" (Com César Rasec), "Feito de Saudade" (Com Sérgio Peres), "Meu e Seu" (Com Paula Leão e Alexandre Leão) e "Laís" (Com Lubisco).


É impressionante a capacidade de trabalho de Luiz Caldas e sua incrível produtividade na composição de dezenas de músicas nas mais diversos estilos, todas de boa qualidade. Um fenômeno elogiável! Apesar de "Fricote", não posso deixar de me render ao amplo e diversificado talento do artista Luiz Caldas. Lembrando que todos esses discos e músicas estão disponíveis no site do artista para download gratuito, mais uma atitude louvável de Luiz Caldas. E mais, no seu canal do Facebook e do You Tube, ele nos brinda a cada dia com ótimas performances de músicas que ele adora de grandes artistas do planeta.
Um grande abraço espinosense.