Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 13 de janeiro de 2019

2122 - 50 anos do primeiro álbum do Led Zeppelin

Há exatos 50 anos, completados ontem 12 de janeiro, era lançado nos Estados Unidos o álbum de estreia da icônica banda inglesa Led Zeppelin. Gravado ao vivo no Olympic Studios de Londres durante o mês de outubro de 1968, o álbum trazia na capa uma imagem do famoso dirigível Hindenburg sendo consumido pelas chamas em pleno ar, no desastre de 6 de maio de 1937 em Lakehurst, Nova Jersey. A arte é do designer gráfico e ilustrador britânico George Hardie. Foi lançado pela Atlantic Records antecipadamente em terras americanas com o intuito de promover a banda recém-criada que faria ali sua primeira turnê, com apresentações em Denver, Spokane, Seattle, São Francisco, Detroit e Portland, entre outras. O disco só seria lançado no Reino Unido em 28 de março de 1969.
O trabalho dos músicos Jimmy Page (guitarrista), John Paul Jones (baixista), Robert Plant (vocalista) e John Bonham (baterista), reunidos após términos de suas bandas anteriores, iria causar furor no cenário roqueiro mundial com canções que iriam ser fundamentais na criação e evolução do Heavy Metal, como uma mistura do Blues-Rock e do Rock Psicodélico. 
Inicialmente, quando do lançamento, o disco não foi muito bem aceito pela crítica. O álbum foi ganhando fama e prestígio com o tempo, tornando-se um dos discos mais importantes da história do Rock and Roll. A prestigiada revista Rolling Stone o classificou na 29ª posição na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos. Também entrou na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. No ano de 1993, o jornal The Times elegeu Led Zeppelin o 41º melhor disco de todos os tempos, em uma lista de cem. 
O disco, mixado pelo engenheiro de som Glyn Johns, tem nove canções, quatro no lado A e outras cinco no lado B. Traz composições dos integrantes da banda e duas canções de Willie Dixon, uma em parceria com J. B. Lenoir ("You Shook Me" e "I Can't Quit You Baby"). Outra é "Babe I'm Gonna Leave You", composição de Anne Bredon. 

Lado A
N.º Título                                         Duração   Compositor(es)
1. "Good Times Bad Times"          2:46         Jimmy Page/John Bonham/John Paul Jones
2. "Babe I'm Gonna Leave You"    6:41         Jimmy Page/Robert Plant
3. "You Shook Me"                        6:28         J. B. Lenoir/Willie Dixon
4. "Dazed and Confused"               6:26         Jimmy Page
Duração total: 22:21

Lado B
N.º Título                                          Duração   Compositor(es)
1. "Your Time Is Gonna Come"      4:14         Page/Jones
2. "Black Mountain Side"               2:05         Page
3. "Communication Breakdown"    2:27         Page/Bonham/Jones
4. "I Can't Quit You Baby"              4:42         Willie Dixon
5. "How Many More Times"           8:28         Page/Bonham/Jones
Duração total: 21:56



Neste primeiro álbum já se podia notar a incrível qualidade individual dos músicos em seus instrumentos e a estupenda voz de Robert Plant, que na canção "You Shook Me" parece duelar com o som da guitarra de Jimmy Page. Esse trabalho inicial do Led Zeppelin foi fundamental para influenciar muitos outros músicos, que abriram novos caminhos no cenário do Rock em todo o mundo. A partir dali Page, Plant, Jones e Bonham ficaram extremamente famosos, cansaram de ganhar dinheiro, realizaram as maiores extravagâncias, tornaram-se lendas e, como tudo nesta vida, viram o sonho se acabar com a precoce morte do talentosíssimo baterista John Bonham. Tão importante ele era para a banda que não houve como continuar na caminhada. O Led Zeppelin acabou mas nunca deixou de existir, mesmo que isso pareça contraditório. O Led é imortal. 
Um grande abraço espinosense.