Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 20 de fevereiro de 2022

2899 - O Atlético é o grande Campeão da Supercopa Kia 2022

Na quinta edição da Supercopa Kia do Brasil, competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que coloca frente a frente os campeões do Campeonato Brasileiro Assaí e da Copa do Brasil Intelbras, o roteiro foi um tanto modificado, já que o Atlético venceu as duas competições na temporada passada. Assim, o Flamengo ganhou de presente uma vaga na decisão do título pelo vice-campeonato do Brasileirão conquistado em 2021.


Fotos: Lucas Figueiredo - CBF


Na Arena Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso, Atlético e Flamengo entraram em campo na tarde deste domingo, 20 de fevereiro, para uma disputa cheia de rivalidade e vontade de ambas as equipes de demonstrar ao mundo sua superioridade física, tática e técnica sobre o eterno arquirrival. O título valia, além do reconhecimento da supremacia sobre o adversário, uma bela taça e um prêmio de 5 milhões de reais. O derrotado ficaria com 2 milhões de reais.
O evento esportivo só havia tido quatro edições até esta atual, com início em 1990, quando o Campeão Brasileiro Vasco da Gama enfrentou o Campeão da Copa do Brasil Grêmio em dois jogos, um empate em 0 x 0 e uma vitória do time tricolor gaúcho por 2 x 0. O ex-treinador do Atlético Cuca esteve em campo e foi campeão com o Grêmio sobre o Vasco de Bebeto. Na segunda edição disputada em 1991, o título foi decidido em um jogo único, disputado em 27 de janeiro, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, com vitória do Corinthians, Campeão Brasileiro de 1990, sobre o Flamengo, Campeão da Copa do Brasil, pelo placar de 1 x 0, gol de Neto, hoje apresentador de programa esportivo na TV. O time paulista então treinado por Nelsinho Baptista venceu o time carioca de Vanderlei Luxemburgo. 
A competição foi abandonada pela CBF, só retornando no ano de 2020 em sua terceira edição, colocando em confronto o Flamengo, Campeão Brasileiro, e o Athletico, Campeão da Copa do Brasil. O rubro-negro carioca saiu-se vencedor com uma vitória tranquila de 3 x 0 sobre o rival paranaense na partida única disputada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 16 de fevereiro de 2020. No ano seguinte, na quarta edição em 2021, novamente o Flamengo, Bicampeão Brasileiro, foi o grande campeão, batendo o Palmeiras, Campeão da Copa do Brasil, em jogo único realizado no dia 11 de abril, às 11 horas, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A vitória carioca veio na disputa de pênaltis por 6 x 5, após empate no tempo normal de jogo em 2 x 2. Por causa da pandemia de Covid-19, a partida foi realizada sem torcida, com portões fechados.

Imagem: Lucas Figueiredo/CBF


Nesta quinta edição, realizada na tarde deste domingo em Cuiabá (MT), o Atlético sagrou-se o grande campeão após vencer o arquirrival Flamengo na incrível disputa de penalidades por 8 x 7, após o placar de 2 x 2 no tempo normal, gols de Nacho Fernández e Hulk para o Galo e de Gabigol e Bruno Henrique para o Mengão. A verdade é que este título não tem assim muita importância, já que o prêmio ao vencedor é pequeno (apenas R$ 5 milhões), a disputa é em única partida e a repercussão da conquista não vale muito no âmbito do futebol mundial. Mas para a torcida, ao contrário, vale muito, por ser uma vitória sobre um arquirrival, talvez o maior deles na atualidade, e por ser, afinal de contas, mais uma conquista, mais uma vitória, mais uma taça a ser levantada e incluída na sala de troféus do clube. Perder é que não é bom, nunca! Nem no futebol, nem no par ou ímpar e muito menos na "purrinha"!
Parabéns aos milhões de apaixonados torcedores atleticanos por mais uma conquista, o primeiro título da Supercopa Kia do Brasil!




FLAMENGO 2 (7) X 2 (8) ATLÉTICO
Motivo: Final da Supercopa Kia do Brasil 2022 
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso
Data: 20-02-2022, 16h, sábado
Público: 31.219 pagantes
Arbitragem:
Árbitro: Anderson Daronco
Árbitro Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
Árbitro Assistente 2: Bruno Raphael Pires
Quarto Árbitro: Braulio da Silva Machado
Quinto Árbitro: Leone Carvalho Rocha
Analista de Campo: Elizangela Almeida da Silva
Árbitro de Vídeo: Daniel Nobre Bins
AVAR: Andre da Silva Bitencourt
Observador de VAR: Sergio Correa da Silva
Gols: Nacho Fernández, Hulk (Atlético); Gabigol, Bruno Henrique (Flamengo)
Cartões amarelos: Nathan, Mariano, Jair (Atlético); Gabigol, João Gomes, David Luiz (Flamengo)
Cobranças de pênaltis:
Hulk, do Atlético, marcou.
Lázaro, do Flamengo, marcou.
Nacho Fernández, do Atlético, marcou. 
Vitinho, do Flamengo, marcou.
Ademir, do Atlético, marcou.
Diego, do Flamengo, marcou.
Guilherme Arana, do Atlético, marcou.
David Luiz, do Flamengo, marcou.
Eduardo Vargas, do Atlético, marcou.
Gabigol, do Flamengo, marcou.
Guga, do Atlético, bateu e Hugo defendeu.
William Arão, do Flamengo, bateu forte e Everson defendeu.
Jair, do Atlético, marcou.
João Gomes, do Flamengo, marcou.
Everson, do Atlético, bateu muito mal e chutou por cima do travessão.
Mateuzinho, do Flamengo, bateu e Everson defendeu.
Nathan Silva, do Atlético, marcou.
Léo Pereira, do Flamengo, marcou.
Mariano, do Atlético, bateu fraco e Hugo defendeu.
Fabrício Bruno, do Flamengo, bateu e mandou para fora.
Godín, do Atlético, bateu para fora, por cima do travessão.
O goleiro Hugo, do Flamengo, bateu e mandou por cima da trave.
Hulk, do Atlético, bateu e marcou, na segunda série de cobranças.
Vitinho, do Flamengo, bateu e Everson defendeu. O título é do GALO!
  
FLAMENGO: Hugo; Rodinei (Matheuzinho), Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís (Léo Pereira); Willian Arão, João Gomes, Giorgian de Arrascaeta (Vitinho) e Everton Ribeiro (Lázaro); Bruno Henrique (Diego) e Gabriel.
Técnico: Paulo Sousa.
ATLÉTICO: Everson; Mariano, Diego Godín, Nathan Silva e Guilherme Arana; Jair, Allan (Guga) e Nacho Fernández; Jefferson Savarino (Ademir), Hulk e Keno (Eduardo Vargas).
Técnico: Antonio "El Turco" Mohamed 
 
Um grande abraço espinosense.


O GALO CAMPEÃO DA SUPERCOPA 2022: Everson, Nathan Silva, Réver, Igor Rabello, Rafael, Dodô, Nacho Fernández, Tchê Tchê, Guga e Godín; Mariano, Keno, Guilherme Arana, Jair, Hulk, Allan, Savarino, Calebe, Eduardo Sasha, Otávio, Dylan Borrero, Ademir e Eduardo Vargas.