Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

3269 - Restaram apenas oito na Libertadores e na Sul-Americana

A Copa Libertadores da América vai chegando às suas fases decisivas, agora nas quartas de final. Apenas oito equipes ainda podem continuar sonhando com a cobiçada taça de campeão sul-americano de clubes, na mais importante competição do continente. E os brasileiros estão em maioria nesta etapa do torneio, com três representantes entre os oito sobreviventes: o Fluminense de Fernando Diniz, o Internacional de Eduardo Coudet e o Palmeiras de Abel Ferreira. Os demais clubes estrangeiros são o Boca Juniors de Jorge Almirón (Argentina), o Bolívar de Beñat San José (Bolívia), o Deportivo Pereira de Alejandro Restrepo (Colômbia), o Olimpia de Francisco Arce (Paraguai) e o Racing de Fernando Gago (Argentina). Assim poderemos ter uma final brasileira no dia 4 de novembro, sábado, no Maracanã, entre Palmeiras e Internacional ou ainda Palmeiras e Fluminense. O artilheiro do torneio até o momento é o atacante Paulinho, do Atlético, com sete gols marcados. 
As partidas das quartas de final serão realizadas nos dias dias 22, 23 e 24 de agosto. As partidas de volta serão nos dias 29, 30 e 31 de agosto. Além dos milhões arrecadados até aqui, o Campeão da Libertadores ainda embolsará US$ 18 milhões pelo título.



Campeões da Copa Libertadores da América desde 2010:
2010 - Internacional (Brasil)
2011 - Santos (Brasil)
2012 - Corinthians (Brasil)
2013 - Atlético (Brasil)
2014 - San Lorenzo (Argentina)
2015 - River Plate (Argentina)
2016 - Atletico Nacional (Colômbia)
2017 - Grêmio (Brasil)
2018 - River Plate (Argentina)
2019 - Flamengo (Brasil)
2020 - Palmeiras (Brasil)
2021 - Palmeiras (Brasil)
2022 - Flamengo (Brasil)
Dos 13 últimos torneios, o Brasil ganhou nove.

Infelizmente o meu Atlético ficou mais uma vez pelo caminho, eliminado pela terceira vez consecutiva pelo poderoso Palmeiras de Weverton, Dudu, Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Rony. Também ficaram pelo caminho o Athletico de Vítor Roque, o River Plate de Nacho Fernández. e o gigante Flamengo de Arrascaeta.
Tudo pode acontecer em torneios de jogos eliminatórios, mas se contarmos apenas com a lógica, podemos imaginar que o melhor time da atualidade fará a grande final e fatalmente sairá vitorioso mais uma vez: o ajustado, entrosado, competitivo e eficiente Palmeiras. É aguardar para ver.



Na Copa Sul-Americana os brasileiros estão nadando de braçada, com nada menos que cinco representantes nas quartas de final da segunda mais importante competição de clubes do continente. Continuam na luta pelo título o América de Fabián Bustos, o Botafogo de Bruno Lage, o Corinthians de Vanderlei Luxemburgo, o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda e o São Paulo de Dorival Júnior. Completam as equipes das quartas o Defensa y Justicia de Julio Vaccari (Argentina), a LDU-Liga Deportiva Universitaria de Luis Zubeldía (Equador) e o Estudiantes de Eduardo Domínguez (Argentina). O cenário confirma a atual superioridade, no futebol do continente, do Brasil, seguido da Argentina. O artilheiro do torneio até o momento é o atacante Mastriani, do América Mineiro, com oito gols marcados. 
Acredito que os favoritos são o São Paulo e o Estudiantes, mas não será nenhuma surpresa a conquista do título pelas demais equipes. Só vejo o América como zebra.
As partidas de ida estão marcadas para os dias 22, 23 e 24 de agosto, enquanto que as partidas da volta serão nos dias 29, 30 e 31 de agosto. Além das premiações já pagas, o Campeão da Copa Sul-Americana ainda embolsará US$ 5 milhões pelo título.

Campeões da Copa Sul-Americana desde 2010:
2010 - Independiente (Argentina)
2011 - Universidad de Chile (Chile)
2012 - São Paulo (Brasil)
2013 - Lanús (Argentina)
2014 - River Plate (Argentina)
2015 - Independiente Santa Fé (Colômbia)
2016 - Chapecoense (Brasil)
2017 - Independiente (Argentina)
2018 - Athletico (Brasil)
2019 - Independiente del Valle (Equador)
2020 - Defensa y Justicia (Argentina)
2021 - Athletico (Brasil)
2022 - Independiente del Valle (Equador)
Dos 13 últimos torneios, o Brasil ganhou quatro.

Vou torcer para que dois clubes brasileiros levantem as taças da Libertadores e da Sul-Americana, abrindo assim mais vagas para a classificação à Libertadores de 2024 no Campeonato Brasileiro, já que o meu Atlético está bem abaixo na tabela de classificação. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.