Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 23 de junho de 2018

1993 - A reconstrução do Ateneu

No número 511 da Rua Ângelo de Quadros no Bairro São José em Montes Claros, há pouco tempo o mato tomava conta de tudo onde um dia havia existido um bom gramado no estádio em que grandes craques exibiam o seu imenso talento com a bola. As instalações estavam completamente abandonadas, deterioradas pela ação do tempo e do descaso, por cerca de 14 anos. Houve até uma ameça de desapropriação pela Prefeitura em fevereiro de 2014, felizmente não concretizada. Algumas tentativas de ressurgimento foram até imaginadas, mas nada foi adiante. Até que um renomado ex-jogador, exímio atacante goleador e torcedor fanático do time, resolveu iniciar um processo de recuperação do tradicional Ateneu e do seu estádio do Bairro São José em Montes Claros. Trata-se do desportista Cássio Aquino, atual presidente do clube montes-clarense.



Antes de esclarecer tudo, vamos contar um pouco da gloriosa história da Associação Desportiva Ateneu de Montes Claros.
No ano de 1947, exatamente no dia 1º de maio, um grupo de alunos entusiastas do futebol, estudantes do Colégio Diocesano, que funcionava no local onde hoje está o Supermercado Bretas na Avenida Coronel Prates, resolveu criar um time. Para homenagear o diretor do Diocesano, o time foi batizado com o nome de Padre Osmar Futebol Clube. Anos mais tarde, com a morte precoce de um dos integrantes da equipe, João Rebello, resolveu-se mudar o nome para homenageá-lo. Surgia o Esporte Clube João Rebello. Devido à enorme rivalidade existente com o Cassimiro de Abreu, o arquirrival da cidade, o que levava muitos torcedores a denegrir o nome do clube e, consequentemente, do homenageado, a família Rebello solicitou a alteração da denominação do time.


Anos mais tarde, com a cessão do terreno e a construção do estádio no Bairro São José pelo prefeito Toninho Rebello, irmão de João Rebello e um dos criadores do time, resolveu-se trocar o nome do time para Associação Desportiva Ateneu, transferindo a homenagem para o nome do estádio. O nome Ateneu teria sido escolhido por este ser o lugar onde se apresentavam os artistas. O certo é que o estádio novinho e de ótima estrutura, com iluminação, setor de cadeiras com 200 lugares, arquibancada para 3.000 espectadores, vestiários e gramado, espalhados em 17.596 m², foi inaugurado no dia 2 de maio de 1954, com a realização de uma partida amistosa entre o Ateneu e o Fluminense do Rio de Janeiro, com a vitória do time profissional carioca por 2 x 0.


Outra aventura interestadual do Ateneu aconteceu no ano de 1956, quando a equipe infanto-juvenil do Ateneu, então invicta por 54 partidas, foi ao Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo em pleno Maracanã, no jogo preliminar do amistoso internacional entre Brasil e Checoslováquia. Com um gol do jovem craque Manoelzinho, a partida terminou empatada em 1 x 1, um feito memorável do Ateneu. Faziam parte da delegação montes-clarense o Doutor Pedro Santos, como chefe da equipe, o técnico Mílton Ramos, o massagista Clóvis Oliveira, o representante da imprensa Lazinho Pimenta e os jovens jogadores Coró, Chamorro, Tancredo, Vicente, Tílson, Nonato, Pereira, Bichara, Diógenes, China, Mauro, João Batista, Andrade, Manoelzinho, Tone, Ivo, Benquerer, Gonzaga e Toninho.
Em mais outra partida inesquecível, em 15 de junho de 1958, o Ateneu enfrentou a forte equipe do Santos Futebol Clube, o famoso clube de Pelé e Coutinho, também em amistoso no estádio João Rebello, e perdeu dignamente pelo placar de 3 x 1.
O Ateneu também brilhou conquistando dois campeonatos mineiros da Segunda Divisão nos anos de 1996 e 1999 e disputou o Campeonato Mineiro da 1ª Divisão nos anos de 1979 e 1980.



A partir de determinada época, o time passou a ser chamado carinhosamente de Broca, muito por causa de um torcedor fanático, um senhor conhecido como Priquitim, dono de bar, que colocou uma enorme faixa em seu estabelecimento com a frase "Ateneu, o Broca", pelo fato de o time "furar" e destruir sem piedade os adversários.
Outro personagem inesquecível do time é a já falecida Dona Albertina, torcedora-símbolo que morou por cerca de 40 anos dentro das instalações do Estádio João Rebello. 

        
Por esses longos anos, vestiram a gloriosa camisa alvinegra craques da estirpe de Coró, Denarte, Marcelino, Jomar Macedo, Bené, José Maria Melo, Bolão, Lola, Felipe Gabrich, Garrincha e Manoelzinho, entre tantos outros ótimos atletas e dirigentes.



Após essa breve explanação da história gloriosa do Ateneu, vamos aos fatos atuais do clube que em 2003 teve interrompida sua trajetória esportiva e que agora volta a ressurgir das cinzas e do abandono. Sob a batuta entusiasmada do presidente Cássio Aquino e com o apoio imprescindível de várias empresas, instituições e pessoas da cidade, o projeto de ressurreição do Ateneu e do seu estádio está em pleno funcionamento. A primeira providência já foi tomada e está em plena execução: a reconstrução do gramado. Após a limpeza, a terraplanagem, a aplicação da cobertura de areia e a instalação do sistema eletrônico de irrigação submersa, já estão sendo plantadas as placas de grama esmeralda. A reconstrução do gramado custou cerca de R$ 90 mil, parte de recursos próprios do clube e parte em patrocínio de empresários locais. Em pouco mais de 40 dias, o gramado estará liberado para uso, conforme projeções. 
  


Se não é ainda a realização completa do sonho dos amantes do futebol de Montes Claros, que há muito tempo anseiam pela construção de um estádio de boa estrutura na cidade, a reconstrução do estádio do Ateneu é realmente uma notícia alvissareira, digna de comemorações. Será, além do retorno de uma das equipes mais queridas da cidade, mais uma oportunidade enorme para os jovens praticantes do futebol, que terão mais um espaço para que se dediquem ao esporte e se distanciem cada vez mais dos vícios que comprometem suas vidas.
Parabéns ao Cássio por esta árdua tarefa, como também a todos aqueles que o apoiam neste trabalho de imensa importância para a cidade de Montes Claros. Que o projeto tenha total sucesso!
OBS: Logo abaixo do primeiro vídeo, há outro muito interessante, criado pela equipe do Plano Médio, sobre os 70 anos de história do Ateneu, com depoimentos de ex-atletas. Não deixem de assistir.  
Um grande abraço espinosense.