Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 2 de março de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 98

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Na longa trajetória do futebol espinosense, tivemos equipes de altíssima qualidade, tanto na sede quanto na zona rural do município, com a atuação de talentosos jogadores. Mas, na minha opinião, o maior de todos eles foi o Cruzeirinho Esporte Clube. Desde o início, com o time de meninos comandados pelo treinador Domingão de Gino que jogava ali no campinho da manga de Sêo Azemar Sepúlveda, próximo da casa de Sêo Ezinho e Dona Loura na Rua Raul Soares, até o final no Estádio Caldeirão, o Cruzeirinho se destacou não só na cidade, mas em toda região Norte de Minas e no Sudoeste da Bahia, conquistando vitórias em série e vários títulos de competições importantes locais ou regionais. 
O Cruzeirinho realizou duas relevantes partidas na capital Belo Horizonte. A primeira, no ano de 1977, contra a equipe infanto-juvenil do Cruzeiro, partida realizada no campo da sede do Barro Preto. Fomos derrotados por 3 x 1, deixando boa impressão. A segunda partida foi ainda mais importante e memorável, pois a equipe espinosense teve o privilégio de jogar a partida preliminar do clássico entre Atlético e Cruzeiro no Estádio Mineirão completamente lotado. A equipe foi derrotada como era esperado, mas deixou seu nome na história. Neste segundo jogo, eu já não integrava o elenco do time.   

















Tenho o maior orgulho de ter feito parte desta instituição formidável do futebol de Espinosa, podendo conviver harmoniosamente com amigos da vida inteira, verdadeiros craques de bola. Foram muitos e inesquecíveis momentos de vibração e contentamento fazendo o que mais gosto em companhia de tão maravilhosos amigos. 
Foram muitas as formações do Cruzeirinho na sua longa e vitoriosa história, com a participação de dezenas de excelentes jogadores, o maior deles, indubitavelmente, o centroavante Elton Gomes, o Tatuzinho, um cracaço de bola, o símbolo do time. Assim, tornou-se inviável publicar aqui todas as fotografias da equipe que tenho em meu arquivo. Então, optei por publicar somente algumas delas, com destaque para as que tive a honra, a alegria e o privilégio de integrar esse time de suma importância na história do futebol espinosense. Viva o Cruzeirinho!
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.