Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 11 de julho de 2025

3788 - O duo 42 Cordas e sua miscelânea de bons sons

Imagino que na cabeça de muitos de nós, brasileiros, está já consolidada uma ideia de que o cenário musical do Estado de Goiás é praticamente tomado pela música sertaneja, com suas milhares de duplas compondo e cantando músicas que, ao contrário de outrora, não falam mais da gostosa porém dura e difícil vida na zona rural dos rincões deste imenso Brasil. Hoje a turma que faz música sertaneja, batizada de universitária, foca suas letras em relacionamentos amorosos modernos, agroboys e agrogirls, carrões, picapes potentes e luxuosas e muita bebida nas zonas urbanas, com quase ou nenhuma referência à vida simples e tranquila do campo no interior do país.


 
Mas dia desses eu me surpreendi positivamente com um vídeo no YouTube em que uma dupla tocava, com muita habilidade, seus violões, interpretando clássicos do Rock and Roll entremeados com um pouco de tudo: Jovem Guarda, Reggae, Pop, Blues, MPB e a tradicional música Sertaneja Raiz. De cara eu gostei dos caras! Aí fui pesquisar sobre os dois músicos e descobri que se trata dos amigos Marcelo Dinelza e Júnior Melo, que tem gostos parecidos como também antagônicos, o que levou a uma afinidade musical que acabou os juntando após oito anos de parceria em um projeto que começou despretensioso, mas que resultou na gravação de um DVD com o título de "Rock N´ Raiz", numa saudável e gostosa mistura de sons e ritmos. O projeto lançado agora no dia 5 de julho foi gravado em janeiro de 2025 nas dependências do Downtown Beer Pub, um bar de Goiânia que funciona de terça a sábado das 19 à 1h, sempre com apresentações musicais de vários estilos e dia específico para o público se jogar no karaokê.




Apresentando-se individualmente ou no duo 42 Cordas, Júnior e Marcelo já conquistaram um enorme número de admiradores pelas cidades de Goiás, graças aos seus talentos musicais como instrumentistas e cantores e ao repertório plenamente impecável, diversificado e saboroso, que inclui canções de Elvis Presley, Creedence Clearwater Revival, B.B. King, The Doors, Nirvana, Barão Vermelho, Raimundos, O Rappa, Dire Straits, Mutantes, Gilberto Gil, Alceu Valença, Zé Ramalho, Rolando Boldrin e até Pink Floyd. O Marcelo Dinelza é, além de exímio instrumentista, compositor de músicas que se tornaram sucesso nas vozes de Cristiano Araújo e das duplas Matheus & Kauan, Edy Britto & Samuel e Jorge & Mateus, casos de "Mil Anos", "Cilada", "Onde Haja Sol" e "Me Leva". Marcelo também foi integrante da banda que acompanhava Jorge & Mateus.
Os rapazes receberam o Prêmio Melhores do Ano 2025 como Banda Destaque na votação popular na promoção do ACIM/CDL da cidade de Morrinhos (GO).
Desejo aos artistas o maior sucesso, o reconhecimento popular aos seus trabalhos musicais e, mais que tudo, muita saúde e felicidade na vida!
Um grande abraço espinosense.