Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 4 de março de 2022

2907 - Vai começar o Brasileirão Feminino 2022

Logo mais à noite, exatamente às 21 horas, com transmissão do SporTV, será dado o pontapé inicial no Campeonato Brasileiro Neoenergia Feminino de 2022, com a partida disputada no Estádio Allianz Parque entre Sociedade Esportiva Palmeiras e Clube Atlético Mineiro. O outro time mineiro na disputa, o Cruzeiro SAF, estreará na tarde do domingo, às 15 horas do dia 6 de março de 2022, no gramado do SESC Alterosas em Belo Horizonte. 
Além dos tradicionais clubes tão conhecidos dos brasileiros, teremos na disputa algumas equipes um tanto desconhecidas do grande público amante do futebol. Na busca pelo título nacional estarão as 16 equipes de Atlético, Avaí-Kindermann, Corinthians, Cresspom-DF, Cruzeiro, Esmac-PA, Ferroviária-SP, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Real Brasília-DF, Red Bull Bragantino, Santos, São José-SP e São Paulo. O modo de disputa começa com uma primeira fase disputada em turno único. Ao final das 15 rodadas, os oito melhores classificados avançam para as quartas de final da competição (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º). Os confrontos serão realizados sem o critério do gol qualificado como desempate e com mando de campo para os times com melhor campanha nas partidas de volta. As decisões do título estão previstas para 19 e 25 de setembro, em jogos de ida e volta.
Pelo que vem apresentando em várias competições, o maior favorito é o time do Corinthians, poderosa equipe que vem empilhando conquistas de títulos nos últimos anos. O Palmeiras é outra força que pode surpreender e chegar ao título, que lhe escapou no ano passado, exatamente para o arquirrival Corinthians. O comandante atual é o ex-treinador do Atlético, Hoffmann Túlio. O Atlético deve lutar apenas pela permanência na primeira divisão, já que está estreando na Série A, depois da ascensão com o vice-campeonato da Série A2 ano passado. Mas imagino que a nova treinadora Lindsay Camila, campeã da Libertadores em 2020 com a Ferroviária, tornando-se a primeira mulher a conseguir tal façanha, deva ter objetivos maiores, quem sabe uma classificação entre os oito melhores times. O Cruzeiro deve batalhar pela classificação entre os oito que irão às quartas, sob a batuta do treinador Felipe Freitas, na tentativa de repetir o feito de chegar à final como em 2019.



Após nove edições disputadas, o Campeonato Brasileirão Feminino teve os seguintes vencedores:
Corinthians - 3 títulos (2018, 2020 e 2021)
Ferroviária - 2 títulos (2014 e 2019)
Centro Olímpico-SP - 1 título (2013)
Flamengo - 1 título (2016)
Rio Preto-SP - 1 título (2015)
Santos - 1 título (2017)

Confira a tabela do Atlético no Brasileirão Feminino Neoenergia 2022:
1ª rodada (04/03) - Palmeiras x Atlético
2ª rodada (14/03) - Atlético x Corinthians
3ª rodada (19/03) - Grêmio x Atlético
4ª rodada (27/03) - Atlético x Avaí-Kindermann
5ª rodada (04/04) - Cruzeiro x Atlético
6ª rodada (18/04) - Atlético x Internacional
7ª rodada (24/04) - Cresspom x Atlético
8ª rodada (02/05) - Atlético x Santos
9ª rodada (15/05) - São José x Atlético
10ª rodada (29/05) - São Paulo x Atlético
11ª rodada (05/06) - Atlético x Red Bull Bragantino
12ª rodada (12/06) - Esmac x Atlético
13ª rodada (19/06) - Atlético x Flamengo
14ª rodada (03/08) - Ferroviária x Atlético
15ª rodada (07/08) - Atlético x Real Brasília

Confira a tabela do Cruzeiro no Brasileirão Feminino Neoenergia 2022:
1ª rodada (06/03) - Cruzeiro x Grêmio
2ª rodada (13/03) - Avaí-Kindermann x Cruzeiro
3ª rodada (18/03) - Corinthians x Cruzeiro
4ª rodada (28/03) - Cruzeiro x Palmeiras
5ª rodada (04/04) - Cruzeiro x Atlético
6ª rodada (16/04) - Flamengo x Cruzeiro
7ª rodada (24/04) - Ferroviária x Cruzeiro
8ª rodada (01/05) - Cruzeiro x São José
9ª rodada (15/05) - Internacional x Cruzeiro
10ª rodada (29/05) - Cruzeiro x Cresspom
11ª rodada (05/06) - Real Brasília x Cruzeiro
12ª rodada (12/06) - Cruzeiro x Santos
13ª rodada (19/06) - Esmac x Cruzeiro
14ª rodada (03/08) - Cruzeiro x São Paulo
15ª rodada (07/08) - Red Bull Bragantino x Cruzeiro

Obviamente que a qualidade, a força e a performance das meninas ainda está distante das dos jogadores profissionais masculinos, mas não há como negar o incrível crescimento e evolução do futebol feminino nos últimos anos, com o surgimento de grandes jogadoras, próximas de apresentar futebol tão brilhante como a da nossa eterna Rainha Marta. Tem jogadora aí que coloca muito marmanjo que se acha craque no bolso. Temos mais é que apoiar e respeitar o trabalho difícil, duro e honesto das nossas atletas.
Um grande abraço espinosense.

2906 - As deusas da guitarra

Se existe uma criação divina linda e maravilhosa certamente é o ser humano, sobretudo a espécie feminina. E quando essa formosura da Mãe Natureza empunha uma guitarra e a toca com extremo encanto, habilidade e competência, a coisa fica muito mais aprazível, uai. Logo adiante, explicarei.
Sou apaixonado por música, por Rock and Roll e por guitarras e guitarristas geniais como o Eric Clapton, mesmo me decepcionando ultimamente com o seu triste negacionismo com a Ciência e a vacina. Não dá para nominar aqui todos os experts em guitarra que admiro e sou fã inveterado, mas posso citar Brian May, Carlos Santana, Peter Frampton, Jimi Hendrix, Jimmy Page, David Gilmour, Jeff Back, Slash, Robertinho do Recife, Mark Knopfler, The Edge etc.
Para minha surpresa e alegria, descobri que as mulheres estão finalmente tomando espaços e sendo reconhecidas pelos seus excelentes trabalhos neste meio antes totalmente dominado pelos homens. A descoberta se deu através da prestigiada revista Total Guitar publicada mensalmente no Reino Unido, que divulgou a lista dos melhores guitarristas da atualidade, na visão dos editores. Surpreendi-me positivamente com a presença de mulheres nas duas primeiras posições do ranking de melhores guitarristas do mundo, a Nita Strauss em primeiro e a Erja Lyytinen em segundo. Afundado na minha ignorância gigante, nunca havia visto ou escutado o trabalho das "meninas". E fui pesquisar quem são elas.
A Nita Strauss, guitarrista nascida em 7 de dezembro de 1986 em Los Angeles, California, EUA, é a atual guitarrista de turnê de Alice Cooper (iniciou em 2014) e tem uma carreira de sucesso como artista solo. Ela participou de vários shows e grandes eventos com outras bandas até conseguir receber uma homenagem especial da fábrica de guitarras Ibanez, que em janeiro de 2018 criou a Ibanez JIVA10, tornando Nita a primeira artista feminina a ter seu próprio modelo de guitarra. Nita é uma entusiasta dos exercícios físicos e mantém um desafio de fitness e um curso de guitarra no You Tube. Ela ainda apoia o projeto "Wings of Rescue" ("Asas de Resgate"), que socorre gatos e cachorros abandonados.




 


A outra "menina", a segunda da lista, a vocalista, guitarrista e compositora finlandesa Erja Lyytinen, nasceu em Kuopio, Finlândia, em 7 de julho de 1976. Desde os 15 anos começou a tocar violão e a compor suas canções, e logo adiante a participar de bandas, bastante influenciada por ícones da música como Aretha Franklin, Ray Charles e Bonnie Raitt. Lyytinen dedicou-se a estudar guitarra e se formou na Academia Sibelius com um mestrado em música, continuando sua carreira artística lançando discos, realizando turnês e ganhando prêmios. Ela também ensina a tocar guitarra no seu canal do You Tube.






Também desconhecido para mim, o terceiro nome da lista é o guitarrista e compositor brasileiro Mateus Nogueira Asato, músico nascido em Campo Grande (MS) e que tem trabalhos com Jessie J, Tori Kelly, Bruno Mars, Luan Santana, Sandy, Tiago Iorc e outros artistas mais. Foi reconhecido pela prestigiada revista de música Guitar World como um dos 10 melhores guitarristas da última década.

Eis, conforme a revista inglesa Total Guitar, os 10 melhores guitarristas da atualidade no mundo:
1. Nita Strauss
2. Erja Lyytinen
3. Mateus Asato
4. Plini
5. Christone "Kingfish" Ingram
6. Tim Henson & Scott LePage (Polyphia)
7. Jason Richardson
8. Ichika Nito
9. Nick Johnston
10. Yvette Young

Quanto mais descubro coisas, mas me certifico da minha imensa ignorância. Quanta gente boa existe no mundo da música que eu jamais escutei ou ouvi falar? Mas nunca é tarde para descobrir novos e especiais talentos. E perceber, feliz, as mulheres arrebentando a cena roqueira mundial. Viva!  
Um grande abraço espinosense.